Pular para o conteúdo principal

Oficina de Escrita Criativa e Contação de História finalizam a programação do Projeto PALAVRAS de maio

 



Projeto Palavras do mês de maio  chega à sua última semana de  programação.  Com a  qualidade das atrações ,virou referência quando o tema é incentivo à leitura. Em seu quinto mês de ações conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a parceria cultural da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE .

 

Projeto Palavras, uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros numa ação conjunta com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, o projeto Palavras conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

A programação gratuita e online continua pelo Instagram @palavras.projeto e @bece_bibliotecaestadualdoceara e pelo canal da Casa da Prosa no Youtube e da Biblioteca Estadual do Ceará – BECE.

 

 

A programação do Projeto Palavras do mês de maio realiza as últimas atividades. Nesta terça-feira, 25, às 19h,  com a oficina “Escrita Criativa” com Vanessa Passos. A cearense, escritora, professora de escrita criativa, consultora literária, produtora cultural e mediadora de leitura é doutoranda em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e teve textos vencedores em concursos literários e participação em antologias. Vanessa é autora dos livros “Manual de estilo e criação literária com a artesã Lygia Bojunga” (Letramento, 2018), “Fábrica de histórias” (Papellisa, 2019) e “A mulher mais amada do mundo” (Luazul, 2020). É fundadora do Pintura das Palavras, e por meio dele ministra o curso 321escreva. A página hoje já alcança mais de 12 mil pessoas nas redes sociais, aspirantes a escritores. É também idealizadora do Programa Formação de Escritores e do Concurso Literário Pintura das Palavras.

 

 

Encerrando a programação do mês de maio o projeto PALAVRAS recebe no dia 28/05 (15h) Madalena Gonçalves, do projeto Fábulas e Contos de Fadas, mantido pela Secretaria de Trabalho e Ação Social (STAS) nos ABC´s. A contadora de histórias e pedagoga é admiradora da nossa cultura popular, das cirandas, cantigas de roda, brincadeiras, parlendas e acalento, é uma das responsáveis pelos projetos voltados para crianças e adolescentes da STAS, onde atores-mirins mostram sua experiência para educadores e coordenadores de creches, a fim de que estes possam incentivar as crianças através da contação de história de uma forma lúdica. Madalena Gonçalves é pedagoga e arte educadora, gosta de contar histórias, dizer poesias e parlendas.

Tornou-se oficialmente contadora de histórias  a partir do Projeto  PROLER, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC).Entrando em contato com outros contadores das diversas regiões  do país, ministrando oficinas de Contação de Histórias.

 

 

 

O Projeto

 

O projeto PALAVRAS é uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros, ambos realizadores do Baú de Leitura e narradores da Casa da Conto, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e apoio da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

 

A partir de abril, o projeto conta com parceria da Biblioteca Estadual do Ceará e realiza uma programação que contempla recitais poéticos, contações de histórias, encontros com autores e ilustradores e lançamentos de livros. O projeto promove a democratização do livro e da literatura cearense com ênfase na formação de leitores e mobiliza alunos e professores da rede pública de ensino, além do público em geral.

 

Serviço:

Projeto PALAVRAS

Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 19h - GRATUITO

Programação infantil: quartas-feiras – 17h Gratuito.

Mais informações sobre a programação nos Instagram @palavras.projeto  e @bece_bibliotecaestadualdoceara

Coordenação Geral: Almir Mota

Curadoria: Júlia Barros

Produção executiva: Lara Leoncio

Identidade visual: FOCARTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.