Pular para o conteúdo principal

Operação “Inocência Preservada” resulta em 17 pessoas capturadas por abuso sexual

 

A operação “Inocência Preservada”, deflagrada nas primeiras horas da manhã de hoje (18) pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), resultou nas capturas de 17 pessoas investigadas por crimes sexuais contra crianças e adolescentes em todo o Estado. A ofensiva policial faz parte dos trabalhos realizados pela PCCE em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado neste 18 de maio. Os detalhes da ação policial foram divulgados na tarde desta terça-feira, na sede da Superintendência da PCCE, no Centro de Fortaleza.

Dos 17 capturados, três foram presos após diligências policiais realizadas logo após familiares das vítimas denunciarem os crimes à PCCE. Os flagrantes ocorreram nos municípios de Acaraú, Crateús e Cascavel, localizados nas Áreas Integradas de Segurança 17, 16 e 13, respectivamente. Os suspeitos possuíam relação de proximidade com as vítimas, conforme apurado no trabalho policial. São crianças com idades de 1 ano e seis meses, sete e dez anos. Já dos 14 alvos capturados por força de mandados de prisão, 11 deles estão relacionados a mandados de prisão preventiva e outros três são referentes a mandados de prisão definitiva. Os cumprimentos dos mandados ocorreram em Fortaleza, Caucaia, Crato, Itaitinga e Pacajus.

A delegada Rena Gomes, diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da PCCE, explicou a relevância do enfrentamento à violência e ao combate ao abuso e a exploração de crianças e adolescentes e, principalmente, acreditar quando as vítimas falam dos abusos. “As crianças e adolescentes apresentam sinais de que estão sofrendo algum tipo de abuso. As crianças podem ficar avessas ao toque, irritadas, podem regredir no seu estado evolutivo. Já os adolescentes podem ter baixa no rendimento escolar, agressividade, depressão, podem se mutilar ou apresentar traços de ansiedade”.

A delegada reforça que a mudança no comportamento da vítima não deve ser ignorada. “Todos esses sintomas não querem dizer necessariamente que está ocorrendo abuso sexual, mas podem ser indicativos de algum tipo de sofrimento psicológico que servem de alerta para o adulto responsável tomar as providências cabíveis. Mas o mais importante é sempre acreditar na palavra da vítima e buscar ajuda nos órgãos de proteção como as delegacias de Polícia Civil no Estado”, esclareceu Rena Gomes.

18 de Maio – Histórico

O dia 18 de maio marca a conquista da luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia é instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000. A proposta do “18 de Maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. O dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Denúncias

A população pode denunciar crimes contra crianças e adolescentes para a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca). Caso você tenha informações que auxiliem o trabalho da Polícia Civil, basta ligar para o número (85) 3101-2044, que é o telefone da Dceca, ou para o Disque 100, serviço oferecido para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) também pode ser utilizado para o recebimento de informações de crimes. O sigilo e o anonimato dos serviços são garantidos.

Já nos municípios onde há Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), as unidades são responsáveis por investigar as ocorrências de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Nos demais municípios, os crimes são investigados pelas demais unidades da PCCE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.