Pular para o conteúdo principal

Prefeitura autoriza reabertura do Polo de Artesanato da Beira-Mar com 50% dos boxes funcionando por dia

 

sarto fala olhando para uma câmera de vídeo na frente dos boxes da feira de artesanato da beira-mar
"A gente compreende que essa é uma demanda justa e legítima, mas que também precisa de um olhar das autoridades sanitárias", explicou Sarto (Fotos: Thiago Gaspar)

A Prefeitura de Fortaleza autoriza, a partir desta segunda-feira (31/05), o retorno presencial parcial das atividades do tradicional Polo de Artesanato da Avenida Beira-Mar. A permissão para a reabertura com 50% da capacidade consta no decreto municipal nº 15.023, de 29 de maio. Em visita a avenida Beira-Mar na manhã deste domingo (30/05), o prefeito de Fortaleza, José Sarto, destacou que o funcionamento da atividade obedecerá a protocolos sanitários e resulta de amplo diálogo com os trabalhadores do local.

“Estamos a cada dia avaliando os impactos sobre as atividades econômicas. A Prefeitura, através da Regional 2, vem mantendo um diálogo com esses trabalhadores e a gente compreende que essa é uma demanda justa e legítima, mas que também precisa de um olhar das autoridades sanitárias. Estamos conseguindo reduzir o número de casos, internações e óbitos por Covid-19 e é por isso que a gente tem esse cuidado”, disse o prefeito.

Após o período de paralisação devido à pandemia da Covid-19, o Polo de Artesanato volta a funcionar todos os dias da semana com 50% da capacidade, das 16 às 21h, com turnos de trabalho alternados (dia sim, dia não), não ultrapassando o limite de 331 boxes abertos por dia. Atualmente, o polo artesanal possui 662 boxes.

Comerciantes e clientes que visitam o local devem respeitar protocolos sanitários com distanciamento social. Haverá controle do número de pessoas que acessam o local, disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura na entrada e fiscalização do uso obrigatório de máscaras. Também serão instalados gradis com divisor de faixa para organizar melhor o fluxo e o trânsito de pessoas nas dependências do Polo de Artesanato. Os boxes devem funcionar de forma intercalada para evitar aglomeração.

“O retorno das atividades foi amplamente debatido com representantes dos permissionários, do Governo do Estado, da Regional 2 e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Esse protocolo de funcionamento foi uma proposta dos próprios feirantes com base nas necessidades cotidianas do polo artesanal. Todo esse procedimento visa garantir mais segurança por meio de medidas como a verificação da temperatura, o controle de fluxo no local, com número limitado de pessoas que poderão entrar por vez”, reforçou o secretário da Regional 2, Rennys Frota.

Nova estrutura

O prefeito Sarto assinou a Ordem de Serviço da revitalização do Pólo de Artesanatos da Av. Beira-Mar no dia 13 de abril. O local contará com mais de 3 mil metros quadrados de área construída novos boxes fixos e padronizados, destinados ao comércio para a venda de produtos artesanais e regionais cearenses. Os serviços terão duração de cinco meses, de acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), que executa a obra.

“Será uma infraestrutura que custará aos cofres municipais R$ 9,1 milhões e providenciará um espaço mais adequado para o trabalhador, para a trabalhadora, para o turista e para todos nós, além de permitir que se trabalhe, também, durante o dia”, destacou o prefeito.

O espaço dará lugar à Associação dos Feirantes da Beira-Mar, além de contar com espaços para serviços como caixas eletrônicos, entre outros.

a foto mostra os boxes da feira da beira-mar
A feira funcionará com 50% da capacidade, não ultrapassando o limite de 331 boxes por dia

Normas de funcionamento da feira

- Distanciamento de dois metros;
- Uso obrigatório de máscaras;
- Disponibilização pelos permissionários de álcool 70% ou sanitizantes de efeito similar para uso próprio e de clientes;
- Organização de filas para evitar aglomerações;
- Presença limitada dos permissionários por barraca;
- Recomendação para que seja evitada a possibilidade de manipulação dos produtos a serem comercializados pelo público em geral ou que seja utilizado álcool gel antes e após o manuseio;
- Orientação e utilidade pública referente à prevenção da Covid-19.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.