Pular para o conteúdo principal

Projeto de eficiência energética do campus do Itaperi (UECE) vai gerar economia de 67%

 Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) teve aprovado, por meio de chamada pública da Enel Distribuição Ceará, projeto de eficiência energética para a iluminação da área externa do campus do Itaperi. O projeto, realizado pela empresa Energo, reúne condições de melhorias econômicas, sociais e ambientais para o principal campus da universidade.

O projeto tem a finalidade de melhorar a eficiência energética da instituição, buscando a redução de consumo de energia elétrica e de demanda no horário de ponta - período em que a energia custa mais caro porque há maior consumo - além de introduzir hábitos mais eficientes e racionais de uso de equipamentos elétricos através de medidas socioeducativas junto aos funcionários e alunos da UECE.

O trabalho realizado pela equipe da Energo, em conjunto com os colaboradores do setor de Manutenção da UECE, identificou oportunidades de Ações de Eficiência Energética (AEE). A principal ação é a modernização do sistema de iluminação externa do campus do Itaperi, com a troca de lâmpadas, reatores, e, em alguns casos, de luminárias. Serão substituídas 150 lâmpadas de vapor metálico de 273W por luminárias de LED, cuja potência é 90W, diminuindo assim o consumo elétrico. Segundo o projeto, a colocação da tecnologia LED possibilita a eliminação do uso de reatores, aumentando o ganho de energia no sistema e gerando melhoria ambiental, pois evita o descarte de resíduos, além de promover redução de custos.


Segundo estimativa do projeto, com a implementação das mudanças no campus do Itaperi, o consumo anual de energia passará de 179,30 MWh para 59,10 MHh - uma redução de 67,03%, o que representa economia anual de R$ 54.295 para a Universidade. O projeto prevê que, com a eficientização de consumo, 1.500.040 pessoas serão beneficiadas, entre alunos, funcionários e comunidade do entorno do campus. O prazo para conclusão dos serviços é de 12 meses após a aprovação e assinatura do contrato.

Descarte

A promoção do descarte dos equipamentos que serão substituídos será realizada em conformidade o que preconiza os Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE), guia de procedimentos dirigido às distribuidoras e empresas proponentes para elaboração e execução de projetos de eficiência energética regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Conforme o projeto de eficiência energética, o descarte dos equipamentos substituídos será realizado de maneira adequada, obedecendo às leis e normas vigentes: lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; lei municipal 10.340/2015, que estabelece normas de responsabilidade sobre a manipulação de resíduos produzidos em grande quantidade; e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT NBR 10004, sobre classificação de resíduos sólidos, e ABNT NBR 15833, que prescreve os procedimentos para o transporte, armazenamento e desmonte com reutilização, recuperação dos materiais recicláveis e destinação final de resíduos dos aparelhos de refrigeração.

Ações educativas

O projeto de eficiência energética prevê ainda ações de treinamento e capacitação, com objetivo de estimular as práticas de eficiência energética, bem como difundir os seus conceitos, garantindo a permanência, fixação de conhecimento e ampliação de ações de eficiência energética a nível regional, tendo como público-alvo funcionários e alunos da UECE.

Serão ministradas palestras a fim de apresentar os fundamentos da Eficiência Energética, bem como seus benefícios, ações de eficiência energética e informações sobre o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). De acordo com o cronograma estabelecido para a execução das capacitações, será proposto avaliação do aprendizado dos participantes. Ao término do treinamento será aplicado um questionário sobre o curso. Serão realizadas duas palestras informativas e educativas, com quatro horas de duração cada, com temas sobre eficiência energética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.