Pular para o conteúdo principal

Agefis apreende cerca de mil litros de lixo em operação contra descarte irregular no Vila União

  Prefeitura de Fortaleza intensifica fiscalização e apela à colaboração da comunidade contra descarte irregular de resíduos   COMPARTILHAR   Durante a operação, o veículo envolvido foi apreendido e o responsável autuado A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) flagrou mais um caso de descarte irregular de resíduos sólidos. A ação ocorreu no final da tarde de quinta-feira (18/04), no bairro Vila União, onde cerca de mil litros de lixo estavam sendo despejados em área pública quando os fiscais agiram. A operação recebeu o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) da Guarda Municipal de Fortaleza. A Prefeitura, por meio da equipe da Agefis, tem aumentado a vigilância em relação ao descarte inadequado de resíduos em toda a cidade. As equipes de fiscalização estão ativas dia e noite, realizando vistorias em locais suscetíveis a serem utilizados como pontos de descarte, além de responder às denúncias da população. Segundo os fiscais responsáveis, a maioria dos resíduos dessa f

Projeto de eficiência energética do campus do Itaperi (UECE) vai gerar economia de 67%

 Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) teve aprovado, por meio de chamada pública da Enel Distribuição Ceará, projeto de eficiência energética para a iluminação da área externa do campus do Itaperi. O projeto, realizado pela empresa Energo, reúne condições de melhorias econômicas, sociais e ambientais para o principal campus da universidade.

O projeto tem a finalidade de melhorar a eficiência energética da instituição, buscando a redução de consumo de energia elétrica e de demanda no horário de ponta - período em que a energia custa mais caro porque há maior consumo - além de introduzir hábitos mais eficientes e racionais de uso de equipamentos elétricos através de medidas socioeducativas junto aos funcionários e alunos da UECE.

O trabalho realizado pela equipe da Energo, em conjunto com os colaboradores do setor de Manutenção da UECE, identificou oportunidades de Ações de Eficiência Energética (AEE). A principal ação é a modernização do sistema de iluminação externa do campus do Itaperi, com a troca de lâmpadas, reatores, e, em alguns casos, de luminárias. Serão substituídas 150 lâmpadas de vapor metálico de 273W por luminárias de LED, cuja potência é 90W, diminuindo assim o consumo elétrico. Segundo o projeto, a colocação da tecnologia LED possibilita a eliminação do uso de reatores, aumentando o ganho de energia no sistema e gerando melhoria ambiental, pois evita o descarte de resíduos, além de promover redução de custos.


Segundo estimativa do projeto, com a implementação das mudanças no campus do Itaperi, o consumo anual de energia passará de 179,30 MWh para 59,10 MHh - uma redução de 67,03%, o que representa economia anual de R$ 54.295 para a Universidade. O projeto prevê que, com a eficientização de consumo, 1.500.040 pessoas serão beneficiadas, entre alunos, funcionários e comunidade do entorno do campus. O prazo para conclusão dos serviços é de 12 meses após a aprovação e assinatura do contrato.

Descarte

A promoção do descarte dos equipamentos que serão substituídos será realizada em conformidade o que preconiza os Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE), guia de procedimentos dirigido às distribuidoras e empresas proponentes para elaboração e execução de projetos de eficiência energética regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Conforme o projeto de eficiência energética, o descarte dos equipamentos substituídos será realizado de maneira adequada, obedecendo às leis e normas vigentes: lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; lei municipal 10.340/2015, que estabelece normas de responsabilidade sobre a manipulação de resíduos produzidos em grande quantidade; e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT NBR 10004, sobre classificação de resíduos sólidos, e ABNT NBR 15833, que prescreve os procedimentos para o transporte, armazenamento e desmonte com reutilização, recuperação dos materiais recicláveis e destinação final de resíduos dos aparelhos de refrigeração.

Ações educativas

O projeto de eficiência energética prevê ainda ações de treinamento e capacitação, com objetivo de estimular as práticas de eficiência energética, bem como difundir os seus conceitos, garantindo a permanência, fixação de conhecimento e ampliação de ações de eficiência energética a nível regional, tendo como público-alvo funcionários e alunos da UECE.

Serão ministradas palestras a fim de apresentar os fundamentos da Eficiência Energética, bem como seus benefícios, ações de eficiência energética e informações sobre o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). De acordo com o cronograma estabelecido para a execução das capacitações, será proposto avaliação do aprendizado dos participantes. Ao término do treinamento será aplicado um questionário sobre o curso. Serão realizadas duas palestras informativas e educativas, com quatro horas de duração cada, com temas sobre eficiência energética.

Comentários

  1. Toda economia é bem vinda, ainda mais nesse período! Aproveitando o espaço, convido você a conhecer o curso de elétrica do Centro Tecnológico Grupo Palladio. Por um preço que cabe no seu bolso, você pode aprender daonde estiver os fundamentos da elétrica residencial e industrial. Acesse: http://bit.ly/OfertaPalladio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.