Pular para o conteúdo principal

Projeto de eficiência energética do campus do Itaperi (UECE) vai gerar economia de 67%

 Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) teve aprovado, por meio de chamada pública da Enel Distribuição Ceará, projeto de eficiência energética para a iluminação da área externa do campus do Itaperi. O projeto, realizado pela empresa Energo, reúne condições de melhorias econômicas, sociais e ambientais para o principal campus da universidade.

O projeto tem a finalidade de melhorar a eficiência energética da instituição, buscando a redução de consumo de energia elétrica e de demanda no horário de ponta - período em que a energia custa mais caro porque há maior consumo - além de introduzir hábitos mais eficientes e racionais de uso de equipamentos elétricos através de medidas socioeducativas junto aos funcionários e alunos da UECE.

O trabalho realizado pela equipe da Energo, em conjunto com os colaboradores do setor de Manutenção da UECE, identificou oportunidades de Ações de Eficiência Energética (AEE). A principal ação é a modernização do sistema de iluminação externa do campus do Itaperi, com a troca de lâmpadas, reatores, e, em alguns casos, de luminárias. Serão substituídas 150 lâmpadas de vapor metálico de 273W por luminárias de LED, cuja potência é 90W, diminuindo assim o consumo elétrico. Segundo o projeto, a colocação da tecnologia LED possibilita a eliminação do uso de reatores, aumentando o ganho de energia no sistema e gerando melhoria ambiental, pois evita o descarte de resíduos, além de promover redução de custos.


Segundo estimativa do projeto, com a implementação das mudanças no campus do Itaperi, o consumo anual de energia passará de 179,30 MWh para 59,10 MHh - uma redução de 67,03%, o que representa economia anual de R$ 54.295 para a Universidade. O projeto prevê que, com a eficientização de consumo, 1.500.040 pessoas serão beneficiadas, entre alunos, funcionários e comunidade do entorno do campus. O prazo para conclusão dos serviços é de 12 meses após a aprovação e assinatura do contrato.

Descarte

A promoção do descarte dos equipamentos que serão substituídos será realizada em conformidade o que preconiza os Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE), guia de procedimentos dirigido às distribuidoras e empresas proponentes para elaboração e execução de projetos de eficiência energética regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Conforme o projeto de eficiência energética, o descarte dos equipamentos substituídos será realizado de maneira adequada, obedecendo às leis e normas vigentes: lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; lei municipal 10.340/2015, que estabelece normas de responsabilidade sobre a manipulação de resíduos produzidos em grande quantidade; e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT NBR 10004, sobre classificação de resíduos sólidos, e ABNT NBR 15833, que prescreve os procedimentos para o transporte, armazenamento e desmonte com reutilização, recuperação dos materiais recicláveis e destinação final de resíduos dos aparelhos de refrigeração.

Ações educativas

O projeto de eficiência energética prevê ainda ações de treinamento e capacitação, com objetivo de estimular as práticas de eficiência energética, bem como difundir os seus conceitos, garantindo a permanência, fixação de conhecimento e ampliação de ações de eficiência energética a nível regional, tendo como público-alvo funcionários e alunos da UECE.

Serão ministradas palestras a fim de apresentar os fundamentos da Eficiência Energética, bem como seus benefícios, ações de eficiência energética e informações sobre o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). De acordo com o cronograma estabelecido para a execução das capacitações, será proposto avaliação do aprendizado dos participantes. Ao término do treinamento será aplicado um questionário sobre o curso. Serão realizadas duas palestras informativas e educativas, com quatro horas de duração cada, com temas sobre eficiência energética.

Comentários

  1. Toda economia é bem vinda, ainda mais nesse período! Aproveitando o espaço, convido você a conhecer o curso de elétrica do Centro Tecnológico Grupo Palladio. Por um preço que cabe no seu bolso, você pode aprender daonde estiver os fundamentos da elétrica residencial e industrial. Acesse: http://bit.ly/OfertaPalladio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!