Pular para o conteúdo principal

Sobral - Adolescente de 12 anos tem alta após quase 70 dias internada com Covid-19 no HRN

 

Após passar setenta dias internada com Covid-19, Lohanna Gonçalves Costa, de 12 anos, recebeu alta no Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), na segunda-feira (24). A menina foi internada no dia 15 de março.

Os sintomas começaram com dor de cabeça, febre e tosse. Quando o pai de Lohanna, o farmacêutico Alexsandro Costa, de 42 anos, percebeu que a filha estava com febre persistente e sinais de sonolência, a levou para o serviço de saúde. “Demoramos sete dias para fazer o exame para identificar a Covid porque achávamos que criança não poderia ficar grave”, lembra. O pai de Lohanna agradece o atendimento recebido no HRN. “O hospital é muito bom, excelente. A presença da família melhorou muito a saúde da minha filha”.

Infelizmente, o caso de Lohanna foi sério. Ela precisou ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid Pediátrica do HRN, onde chegou a ser intubada e traqueostomizada. “O comprometimento pulmonar da paciente chegou a 90%. Foi uma das crianças e adolescentes mais graves que tivemos internada aqui e ela não tinha comorbidades, a não ser um sobrepeso”, afirma a médica intensivista da UTI Pediátrica Covid do HRN, Lívia Albuquerque. Segundo a profissional de saúde, a menina teve várias complicações relacionadas à Covid, mas saiu sem sequelas graves.

Pais devem ficar atentos aos sintomas

A médica da Clínica Covid, Sâmia Landim, ressalta que é fundamental que os pais estejam atentos aos sinais de gripe nas crianças. Caso o paciente tenha tosse e um cansaço leve, deve ser encaminhado para a unidade básica de saúde. Os sinais de gravidade que precisam ser conduzidos para as Emergências Pediátricas são febre persistente, sonolência, falta de apetite intensa ou dispnéia (falta de ar). “As crianças podem ser assintomáticas, ter sintomas leves ou desenvolver as formas graves da doença. Por isso, os pais precisam estar atentos”, indica Landim. Os cuidados devem ser ainda mais intensos para crianças com comorbidades como obesidade, diabetes ou problemas respiratórios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.