Pular para o conteúdo principal

Sobral -HRN acelera diagnóstico de Covid-19 com testes rápidos nas Emergências

 

Para um diagnóstico rápido e seguro de casos suspeitos de Covid-19, o Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), vem realizando testes rápidos de antígeno nas Emergências. A metodologia, por meio de swab nasal (com haste flexível), possibilita o resultado em até 30 minutos. Já foram realizados mais de 500 testes rápidos no HRN.

O hospital recebeu 3.200 desses insumos. A Sesa adquiriu, aproximadamente, 160 mil unidades do teste para os serviços de saúde em Fortaleza e no Interior – que devem ser realizados para diagnóstico na fase aguda da doença, entre o 1º e 7º dia do início dos sintomas.

O gerente do laboratório do HRN, Alexandre Costa, explica que os testes estão sendo aplicados nas portas de entrada do HRN em pacientes com sintomas respiratórios, encaminhados após triagem das Emergências. “O teste de antígeno é rápido e indolor, capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do Sars-CoV-2, que, se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa. Existem outros tipos de testes para Covid-19, mas o teste de antígeno é o mais rápido em relação aos demais”, explica.

A realização dos testes rápidos acelera o diagnóstico e garante o tratamento mais adequado ao paciente, conforme afirma a coordenadora de Enfermagem da Emergência Adulto, Kelce Matias. “Com a realização dos testes, é possível ter um direcionamento muito mais rápido. Tornando ainda mais viável a separação dos perfis dos pacientes, reduzindo o contato entre os que têm ou não Covid e acelerando a alocação do paciente no tipo de leito que ele realmente necessita”.

Diagnóstico

Com o resultado do teste positivo e a avaliação do médico na consulta inicial, já é possível fechar um diagnóstico. No entanto, caso a suspeita clínica seja alta, ou seja, paciente com sintomas típicos da doença há menos de 7 dias, um teste negativo não é capaz de excluir o diagnóstico e, por isso, é indicada a complementação com o RT-PCR. Este é o teste de biologia molecular que detecta a presença do vírus no paciente. São coletadas amostras de secreção do fundo do nariz por meio da introdução de um swab (haste flexível). As amostras para o RT-PCR são encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará para análise e os resultados ficam prontos após alguns dias.

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, ressalta que o teste é destinado a pacientes com sinais e sintomas gripais. “Esse teste só deve ser aplicado em pessoas com sintomas gripais, então não é para rastreamento de assintomáticos, mas sim para tirarmos rapidamente a dúvida se o paciente com síndrome gripal grave que está chegando a uma dessas unidades está ou não com Covid-19”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!