Pular para o conteúdo principal

UFC concede na quinta-feira (25) título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro agrônomo e político Camilo Santana

  Universidade Federal do Ceará (UFC) concede, na quinta-feira (25) , o título de Doutor Honoris Causa ao egresso da Instituição e político Camilo Sobreira de Santana. Aberta ao público, a cerimônia de titulação será realizada a partir das 19h, na Praça Cultural São Pedro (Av. Beira Mar, 746, Praia de Iracema). Camilo Sobreira de Santana é engenheiro agrônomo, senador da República, ex-ministro da Educação, ex-governador do Ceará e ex-deputado estadual. Filho de Ermengarda Maria de Amorim Sobreira e Eudoro Walter de Santana, Camilo Santana nasceu em 3 de junho de 1968 no município cearense do Crato. Como estudante na UFC, integrou o corpo discente do Centro de Ciências Agrárias , atuando como diretor do Centro Acadêmico Dias da Rocha e do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFC). Posteriormente, cursou mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. A proposição da honraria foi do reitor Custódio de Almeida, presidente do Consuni, que, na ocasião, destacou a contribuição do homena...

* Trabalhadores da Ebserh: enquanto salvamos vidas, o governo tira nossos direitos*


A chamada intitula o ato realizado pelos empregados públicos dos hospitais da Universidade Federal do Ceará


                Nesta segunda-feira, 17 de maio, às 7 horas, as empregadas e os empregados públicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que trabalham no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), ambos ligados à Universidade Federal do Ceará, realizarão um ato público para pedir respeito e valorização, defender o direito à insalubridade e contra a reforma administrativa. O ato será realizado em frente as Ilhas do complexo Hospitalar da UFC.


                Há mais de um ano tentando negociar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021, os trabalhadores dos hospitais universitários federais seguem prejudicados diante das negativas da direção da Ebserh, que até agora só apresentou propostas de retirada de direitos. Enquanto isso, os profissionais da saúde seguem atuando em meio a pandemia da Covid-19, lidando com a falta de materiais e jornadas extenuantes.


Golpe por todos os lados


                O ato também denunciará o desmonte do serviço público com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, sobre a reforma administrativa que está tramitando no Congresso Nacional. Nesta segunda (17), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados votará a admissibilidade da matéria que deverá destruir o Sistema Único de Saúde (SUS), acabar com os concursos e promover o apadrinhamento de cargos nos órgãos públicos das três esferas (municipal, estadual e federal), entre outros absurdos.


                A mobilização dos trabalhadores da Ebserh também está acontecendo na PB, RN, PI, PR, RJ, AM, MG, BA, GO, SC, TO, ES, RS, MA, SE, MS. São iniciativas para chamar a atenção e evitar uma greve. No Ceará, a Ebserh conta com 2.000 empregadas e empregados públicos divididos em atividades administrativas e de assistência à saúde. O ato será realizado pelos empregados públicos da Ebserh e pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público no Estado do Ceará (Sintsef/CE) e, segundo a organização, respeitará as regras de distanciamento social e higiene para evitar a disseminação da Covid -19.


 


Principais pautas do Ato


- Respeito e valorização dos profissionais de saúde;


- Não ao congelamento/redução dos salários e benefícios;


- Contra a redução da Insalubridade;


- Contra a reforma Administrativa.


 


Serviço


Ato – Trabalhadores da Ebserh: enquanto salvamos vidas, o governo tira nossos direitos


Dia: 01/05/2021 às 7 horas


Local: Em frente às Ilhas/UFC |Rua Coronel Nunes de Melo, s/n - Rodolfo Teófilo



Comentários