Pular para o conteúdo principal

Vereadores aprovam projeto que mantém valor da passagem de ônibus em Fortaleza

  A passagem de ônibus em Fortaleza, que é R$ 3,60, não terá aumento até o final do ano de 2021. É o que garante o projeto de lei complementar n° 37/2021, de autoria do Executivo, aprovado em redação final pelos parlamentares na sessão extraordinária virtual desta quarta-feira, 25. A medida segue agora para sanção do prefeito José Sarto (PDT).

O projeto prevê a criação de um subsídio pela Prefeitura no valor de R$ 32.000.000,00 (trinta e dois milhões de reais), podendo esse valor ser adquirido por meio da abertura de crédito adicional especial, a fim de custear os valores adicionais do serviço de transporte público de Fortaleza, assegurando assim o preço da passagem de ônibus da Capital sem aumento neste ano.

A proposição, conforme o Executivo, além de manter o valor cobrado dos usuários também realiza o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão. Na mensagem, a Prefeitura destaca ainda que o último aumento da tarifa do transporte público de Fortaleza ocorreu em janeiro de 2019, sendo atualmente uma das passagens mais baratas do Brasil.

O projeto chegou a receber 19 emendas parlamentares, mas uma foi retirada pela autora, vereadora Larissa Gaspar (PT). As demais proposições receberam pareceres contrários do relator e foram apreciadas em duas reuniões realizadas de forma remota pela Comissão Conjunta de Legislação e Orçamento.

O líder do governo, vereador Gardel Rolim (PDT) afirmou se tratar de uma política pública que vai garantir ao cidadão fortalezense uma passagem de ônibus acessível, em meio a uma crise ocasionada pela pandemia. “Esse subsídio que será dado pela Prefeitura e Governo não é para as empresas e sim para o cidadão fortalezense, pois vai garantir que a passagem de ônibus, que hoje é uma das mais baratas se comparada a outros Estados, permaneça no mesmo valor. Então essa iniciativa é para que a gente possa também minimizar os efeitos da crise ocasionada pela pandemia”, frisou.

A vereadora Larissa Gaspar (PT) manifestou apoio ao projeto, mas ponderou que deveria ter uma contrapartida das empresas de concessão. “Tudo que vem para não onerar o cidadão fortalezense vai contar com o nosso apoio mas deveríamos ter uma contrapartida do Sindiônibus”.

Jorge Pinheiro (PSDB) parabenizou o governador e o prefeito pela iniciativa e ressaltou que a medida tem impacto não somente para o trabalhador mas também para o empregador.

O vereador Léo Couto (PSB) destacou que a aprovação do projeto representa uma grande conquista. “Nós, como representantes do povo, devemos comemorar esta aprovação, pois estamos aqui para melhorar a vida das pessoas. Espero que este projeto possa fazer diferença, mesmo que pouca, mas de suma importância, para cada fortalezense. Parabéns a todos os colegas vereadores que votaram a favor, ao prefeito Sarto e ao governador Camilo por mais esta ação frente à pandemia”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!