Pular para o conteúdo principal

Vereadores aprovam projeto que mantém valor da passagem de ônibus em Fortaleza

  A passagem de ônibus em Fortaleza, que é R$ 3,60, não terá aumento até o final do ano de 2021. É o que garante o projeto de lei complementar n° 37/2021, de autoria do Executivo, aprovado em redação final pelos parlamentares na sessão extraordinária virtual desta quarta-feira, 25. A medida segue agora para sanção do prefeito José Sarto (PDT).

O projeto prevê a criação de um subsídio pela Prefeitura no valor de R$ 32.000.000,00 (trinta e dois milhões de reais), podendo esse valor ser adquirido por meio da abertura de crédito adicional especial, a fim de custear os valores adicionais do serviço de transporte público de Fortaleza, assegurando assim o preço da passagem de ônibus da Capital sem aumento neste ano.

A proposição, conforme o Executivo, além de manter o valor cobrado dos usuários também realiza o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão. Na mensagem, a Prefeitura destaca ainda que o último aumento da tarifa do transporte público de Fortaleza ocorreu em janeiro de 2019, sendo atualmente uma das passagens mais baratas do Brasil.

O projeto chegou a receber 19 emendas parlamentares, mas uma foi retirada pela autora, vereadora Larissa Gaspar (PT). As demais proposições receberam pareceres contrários do relator e foram apreciadas em duas reuniões realizadas de forma remota pela Comissão Conjunta de Legislação e Orçamento.

O líder do governo, vereador Gardel Rolim (PDT) afirmou se tratar de uma política pública que vai garantir ao cidadão fortalezense uma passagem de ônibus acessível, em meio a uma crise ocasionada pela pandemia. “Esse subsídio que será dado pela Prefeitura e Governo não é para as empresas e sim para o cidadão fortalezense, pois vai garantir que a passagem de ônibus, que hoje é uma das mais baratas se comparada a outros Estados, permaneça no mesmo valor. Então essa iniciativa é para que a gente possa também minimizar os efeitos da crise ocasionada pela pandemia”, frisou.

A vereadora Larissa Gaspar (PT) manifestou apoio ao projeto, mas ponderou que deveria ter uma contrapartida das empresas de concessão. “Tudo que vem para não onerar o cidadão fortalezense vai contar com o nosso apoio mas deveríamos ter uma contrapartida do Sindiônibus”.

Jorge Pinheiro (PSDB) parabenizou o governador e o prefeito pela iniciativa e ressaltou que a medida tem impacto não somente para o trabalhador mas também para o empregador.

O vereador Léo Couto (PSB) destacou que a aprovação do projeto representa uma grande conquista. “Nós, como representantes do povo, devemos comemorar esta aprovação, pois estamos aqui para melhorar a vida das pessoas. Espero que este projeto possa fazer diferença, mesmo que pouca, mas de suma importância, para cada fortalezense. Parabéns a todos os colegas vereadores que votaram a favor, ao prefeito Sarto e ao governador Camilo por mais esta ação frente à pandemia”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.