Pular para o conteúdo principal

Vitória para o Ceará: UFC vence edital nacional e terá Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial na área de saúde

 Universidade Federal do Ceará foi uma das seis instituições de pesquisa de todo o País selecionadas para a instalação de Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) em Inteligência Artificial. A proposta da UFC foi aprovada em seleção nacional conduzida por um consórcio formado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O anúncio dos vencedores foi feito nessa terça-feira (4).

A proposta apresentada é intitulada Centro de Referência em Inteligência Artificial (CEREIA). O objetivo é desenvolver, entre outras coisas, projetos na área da saúde envolvendo internet das coisas, big data e transformação digital, entre outras áreas, voltadas para diagnóstico, prevenção e terapêutica de baixo custo. A UFC tem como parceiros na iniciativa três Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Imagem: O objetivo do Centro é desenvolver, entre outras coisas, projetos na área da saúde envolvendo internet das coisas, big data e transformação digital

Como parceiro privado, a Universidade terá a rede de saúde Hapvida, que também entrará com uma contrapartida do investimento feito pelos agentes públicos. Além disso, há ainda o suporte da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O CEREIA funcionará dentro do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA), já criado pela UFC.

VITÓRIA PARA O CEARÁ ‒ O reitor Cândido Albuquerque classifica o êxito no edital e a futura instalação de um equipamento de inteligência artificial voltado à saúde como “uma importante vitória da ciência do Ceará”. Segundo ele, “há muitos anos a UFC queria um projeto como esse”, por isso a conquista é tão importante, especialmente em um momento em que a Universidade passou a investir mais fortemente em pesquisas e desenvolvimento de inteligência artificial, reunindo vários grupos de pesquisa e criando uma estrutura específica relacionada à temática.

“O Centro emerge reunindo a excelência em pesquisa na área, a visão estratégica da atual administração sobre o papel da inovação, a aproximação crescente da UFC com empresas e gestão pública, em alinhamento com parceiros como a FUNCAP e entidades empresariais. A ênfase atual do Centro na saúde é uma demonstração inequívoca da posição da UFC em dar respostas à sociedade em um momento crítico como o que vivemos”, avalia o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Jorge Lira.

O pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto ‒ que também integra o comitê diretor do CEREIA ‒, avalia que o Centro colocará o Ceará em um novo patamar econômico, industrial e de inovação. “O Estado poderá pegar essa onda mundial que é inteligência artificial, buscando aplicações que podem ter muito impacto sobre a qualidade de vida e a saúde das pessoas”, avalia.

Para Porto, a escolha da saúde como área de atuação é simbólica do momento em que estamos vivendo. “Toda essa inteligência da UFC será direcionada a pesquisas com aplicações tangíveis que, considerando a capilaridade da rede de atendimento do nosso parceiro privado, trarão impactos significativos para a saúde do povo cearense, em primeiro lugar, mas também com alcance nacional e internacional”, completa.

Imagem: A escolha da saúde como área de atuação é simbólica do momento em que estamos vivendo (Foto: divulgação)

FINANCIAMENTO ‒ O edital prevê que o consórcio FAPESP/MCTI/CGI garantirá recursos da ordem de R$ 1 milhão por ano ao CEREIA ao longo de cinco anos, ao passo que a rede Hapvida fornecerá o mesmo valor e terá acesso aos produtos desenvolvidos. Ao final desse período, o financiamento poderá ser renovado por mais cinco anos. Como se trata de um projeto de grande porte, a expectativa é de que ele envolva pelo menos 50 pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação.

Além da UFC, também foram aprovados centros de pesquisa (com foco nas áreas de saúde, agricultura, indústria e cidades inteligentes) nas seguintes instituições: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), SENAI/CIMATEC (Bahia) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT ‒ São Paulo).

No total, 19 instituições participaram de uma rigorosa seleção que envolveu mais de 80 pareceristas da assessoria nacional e internacional da FAPESP entre outubro de 2020 e março deste ano.

O projeto será coordenado por um comitê executivo que terá como diretor o Prof. José Soares de Andrade Júnior, do Departamento de Física, e como vice-diretor Pedro de Alcântara dos Santos Neto, da Hapvida. Além deles, o comitê é composto ainda por três professores coordenadores, nas respectivas áreas: Jorge Soares (Pesquisa e Inovação); Rodrigo Porto (Transferência Tecnológica) e Maurício Benevides (Educação e Difusão de Conhecimento).

AÇÕES DE INOVAÇÃO ‒ O Centro fará parte de um conjunto de ações de fomento à pesquisa e à inovação que vem sendo realizado pela atual gestão da UFC. A iniciativa se somará aos esforços do atual Centro de Referência em Inteligência Artificial da UFC, que está sendo estruturado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A mobilização para a criação do Centro teve início após uma viagem do reitor Cândido Albuquerque à China, na qual foram articulados possíveis convênios com o Colégio de Inteligência Artificial da Universidade de Nankai.

Também em 2020 foi criado o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, que vai reunir vários setores da Universidade, incluindo a sede do Parque Tecnológico, e servir de ponto de convergência entre a UFC e o setor produtivo. Além disso, a Instituição começou recentemente a colher os frutos de pesquisas aplicadas que geram inventos reconhecidos pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Atualmente, a UFC já tem nove patentes conquistadas, a mais recente concedida em abril deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!