Pular para o conteúdo principal

Agefis e Guarda Municipal realizaram 163 fiscalizações neste fim semana

 Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a Guarda Municipal continuaram intensificando as ações de fiscalização nesse fim de semana, de sexta-feira a domingo (25 a 27/06), com o objetivo de garantir o cumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19 e coibir aglomerações. No total, foram realizadas 163 fiscalizações e 28 autuações. Nas ações de combate às aglomerações, 22 atividades ou eventos encerrados foram e 12 estabelecimentos interditados.

Os dados foram apresentados nessa segunda-feira (28/06), durante live com o superintendente adjunto da Agefis, Neuvani Vasconcelos, e o secretário Municipal da Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda.

Foram registradas aglomerações nos bairros Henrique Jorge, João XXIII e Joaquim Távora. No combate à poluição sonora, foram apreendidos quatro paredões de som nos bairros Vila União, Barra do Ceará e Serrinha. Vale ressaltar que, de acordo com a Lei nº 9.756/11, é vedado o funcionamento de paredões de som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos na Capital. Em caso de descumprimento, o infrator tem o equipamento apreendido e recebe multa a partir de R$ 1.404,00.

Neuvani Vasconcelos comemorou o avanço do número de pessoas vacinadas em Fortaleza e reforçou a importância da participação da população nessa luta contra o vírus. “Continuamos com as ações de fiscalização ostensiva para aqueles que ainda não estão cumprindo o decreto, não cumprindo o horário de funcionamento, gerando aglomerações, realizando eventos clandestinos em locais fechados. Contamos com o apoio da população para que denuncie”.

Novo decreto libera feira livre e comércio ambulante na Capital

Com a publicação do decreto nº 15.046, o funcionamento de feiras livres e o comércio ambulante voltam a funcionar com 50% da capacidade, devendo ser observados a intercalação entre os boxes ou tendas de venda, de acordo com os protocolos sanitários e as regras estabelecidas pela administração municipal para o uso seguro desses espaços municipais.

Comerciantes e clientes que visitam o local devem respeitar protocolos sanitários com distanciamento social. Os comerciantes devem realizar o controle do número de pessoas que acessam o local, disponibilizar álcool em gel para higienização das mãos, aferição de temperatura na entrada e fiscalização do uso obrigatório de máscaras.

“Nós estávamos fazendo um esforço enorme, a população está colaborando, mas precisamos permanecer nessa luta, os números melhoraram, mas não podemos baixar a guarda ainda. A Prefeitura e Governo do Estado estão tomando todos os cuidados na flexibilização do decreto”, enfatizou o coronel Eduardo Holanda.

Ações educativas durante o fim de semana

A Agefis também intensificou as ações educativas durante o fim de semana. Foram realizadas ações de conscientização à população no Parque do Cocó. Os fiscais alertaram sobre a importância do uso de máscaras de proteção, o cumprimento do distanciamento social e a higienização das mãos com álcool em gel em 70%.

Fiscalização integrada

A ação fiscalizatória ocorre por meio de denúncias e de busca ativa nos estabelecimentos comerciais e logradouros públicos, sempre atenta aos dados epidemiológicos das Secretarias de Saúde e da Vigilância Sanitária.

As operações contam com a participação da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

Denúncias

A Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), do site https://denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.