Pular para o conteúdo principal

Agefis e Guarda Municipal realizaram 163 fiscalizações neste fim semana

 Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a Guarda Municipal continuaram intensificando as ações de fiscalização nesse fim de semana, de sexta-feira a domingo (25 a 27/06), com o objetivo de garantir o cumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19 e coibir aglomerações. No total, foram realizadas 163 fiscalizações e 28 autuações. Nas ações de combate às aglomerações, 22 atividades ou eventos encerrados foram e 12 estabelecimentos interditados.

Os dados foram apresentados nessa segunda-feira (28/06), durante live com o superintendente adjunto da Agefis, Neuvani Vasconcelos, e o secretário Municipal da Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda.

Foram registradas aglomerações nos bairros Henrique Jorge, João XXIII e Joaquim Távora. No combate à poluição sonora, foram apreendidos quatro paredões de som nos bairros Vila União, Barra do Ceará e Serrinha. Vale ressaltar que, de acordo com a Lei nº 9.756/11, é vedado o funcionamento de paredões de som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos na Capital. Em caso de descumprimento, o infrator tem o equipamento apreendido e recebe multa a partir de R$ 1.404,00.

Neuvani Vasconcelos comemorou o avanço do número de pessoas vacinadas em Fortaleza e reforçou a importância da participação da população nessa luta contra o vírus. “Continuamos com as ações de fiscalização ostensiva para aqueles que ainda não estão cumprindo o decreto, não cumprindo o horário de funcionamento, gerando aglomerações, realizando eventos clandestinos em locais fechados. Contamos com o apoio da população para que denuncie”.

Novo decreto libera feira livre e comércio ambulante na Capital

Com a publicação do decreto nº 15.046, o funcionamento de feiras livres e o comércio ambulante voltam a funcionar com 50% da capacidade, devendo ser observados a intercalação entre os boxes ou tendas de venda, de acordo com os protocolos sanitários e as regras estabelecidas pela administração municipal para o uso seguro desses espaços municipais.

Comerciantes e clientes que visitam o local devem respeitar protocolos sanitários com distanciamento social. Os comerciantes devem realizar o controle do número de pessoas que acessam o local, disponibilizar álcool em gel para higienização das mãos, aferição de temperatura na entrada e fiscalização do uso obrigatório de máscaras.

“Nós estávamos fazendo um esforço enorme, a população está colaborando, mas precisamos permanecer nessa luta, os números melhoraram, mas não podemos baixar a guarda ainda. A Prefeitura e Governo do Estado estão tomando todos os cuidados na flexibilização do decreto”, enfatizou o coronel Eduardo Holanda.

Ações educativas durante o fim de semana

A Agefis também intensificou as ações educativas durante o fim de semana. Foram realizadas ações de conscientização à população no Parque do Cocó. Os fiscais alertaram sobre a importância do uso de máscaras de proteção, o cumprimento do distanciamento social e a higienização das mãos com álcool em gel em 70%.

Fiscalização integrada

A ação fiscalizatória ocorre por meio de denúncias e de busca ativa nos estabelecimentos comerciais e logradouros públicos, sempre atenta aos dados epidemiológicos das Secretarias de Saúde e da Vigilância Sanitária.

As operações contam com a participação da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

Denúncias

A Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), do site https://denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!