Pular para o conteúdo principal

CORAL DE IDOSOS VIVE A EXPERIÊNCIA DE ENSAIOS ONLINE

 

 

A pandemia da Covid-19 não apenas nos obrigou ao isolamento social, mas principalmente, fez com que a nossa rotina fosse mudada, fazendo com que nos adaptássemos às novas formas de trabalho, lazer e até aprendizado. Enfim, fez com que nos reinventássemos. Entre estes exemplos, o Instituto Chico Mota, que desenvolve trabalhos socioculturais para idosos em Fortaleza, também buscou novos caminhos para continuar suas atividades.

Entre estas atividades, está o Coral Cativar, formado por 20 participantes das oficinas de canto do Instituto Chico Mota. O grupo que até o início de 2020 vivenciou apresentações presenciais ao vivo em encontros de corais, em eventos do próprio Instituto Chico Mota, e demais eventos culturais em Fortaleza e em outros estados, agora vive uma nova experiência. Os ensaios e encontros acontecem virtualmente desde março deste ano.

“No começo foi bem difícil, pois nem todos os idosos tinha o conhecimento e habilidade para usar a plataforma, mas com várias tentativas e insistência tem dado certo. É tudo novo, a metodologia acaba se adaptando à nova realidade.  Compartilho na tela os áudios e letras.  E no grupo do WhatsApp mando mais material e a troca de áudios nos permite concluir os trabalhos de cada música aprendida. A aula remota trouxe algo novo, quando dou um exemplo de técnica vocal, ou algum exercício específico eu posso usar vídeos da Internet como exemplo e todos podem assistir ao mesmo tempo”, explica Rodrigo da Costa, músico e regente do Coral Cativar. O resultado desta experiência principalmente pode ser conferido no canal do YouTube do Instituto Chico Mota. https://www.youtube.com/watch?v=x4IbMcU0Cwk

Coral Cativar faz parte do projeto "Minha História, Minha Vida - Vencendo o Preconceito com Cultura e Arte".

O retorno das atividades do Instituto Chico Mota também representa um grande alento e estímulo aos idosos, pois este foi um dos grupos que mais sofreu com o isolamento social da Covid-19, devido aos distanciamentos de parentes, amigos e a paralisação de atividades das quais participam. Muitos foram os quadros de doença e também de casos de depressão.

O Projeto "Minha História, Minha Vida - Vencendo o Preconceito com Cultura e Arte" É aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Auto Peças Padre Cícero e Perseu PVC.  

 

Sobre o Instituto Chico Mota

O Instituto Chico Mota, em atividade desde 2013, trabalha com inclusão cultural para a terceira idade, oferecendo diversas atividades gratuitas para o constante desenvolvimento pessoal do público idoso. São oficinas de Danças Circulares, Meditação, Canto Coral, Gaita, Teatro, Contação de História, Sanfona, Informática, Grupo Folclórico, Meditação, Teclado, entre outros.

 

Serviço

Instituto Chico Mota

Inscrições e informações: (85) 99928-4152 ou (85) 99791-3113
oficinas@institutochicomota.org.br

 

Redes Sociais: 

https://www.instagram.com/institutochicomota/

https://www.facebook.com/mariarita.mota.56

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!