Pular para o conteúdo principal

Cuidados com a saúde bucal em tempos de pandemia

 Especialistas acreditam que a higienização bucal pode reduzir, temporariamente, a quantidade de vírus e, possivelmente, diminuir o risco de contaminação


É muito comum ouvirmos que a saúde começa pela boca. Em meio à pandemia de Covid-19, quando o órgão torna-se porta de entrada da infecção, os cuidados com a saúde bucal devem ser reforçados para prevenir possíveis quadros de urgências odontológicas, principalmente neste período de alta circulação do vírus.


Já se sabe que a transmissão do Coronavírus acontece de forma similar a outras doenças respiratórias, ou seja, por gotículas respiratórias expelidas durante a fala, tosse e espirro; pelo contato direto com as pessoas infectadas ou pelo contato indireto, por meio das mãos, objetos ou superfícies contaminadas. A boca é, portanto, uma via de contágio de grande relevância, tanto como emissora de gotículas, como receptora de vírus provenientes do contato. 


De acordo com a Diretora Clínica da Odontoart, Dra. Sandra Silveira, a higienização bucal é essencial para reduzir a quantidade de vírus e possivelmente diminuir sua contaminação. "A saúde bucal está diretamente relacionada com a saúde do nosso corpo e é fundamental no combate à Covid-19, já que pode reduzir, temporariamente, a quantidade de vírus e, consequentemente, o risco de contágio", reforça. 


A especialista orienta que medidas simples podem evitar doenças como cárie e gengivite. “A utilização do fio dental aliada a escovação com creme dental fluoretado pelo menos três vezes por dia, após as refeições, são algumas recomendações gerais. Ter na rotina o hábito de higiene bucal é fundamental para prevenir possíveis quadros de urgências odontológicas. Se a pessoa negligencia esses cuidados, essas doenças podem evoluir para problemas mais graves", alerta.


Dra. Sandra pontua que ir ao consultório odontológico neste momento pode gerar muito receio ao paciente, mas pode ser necessário ou obrigatório em alguns casos. “Isso vale para situações que exigem uma avaliação ou a realização de um tratamento para controlar quadros de dor ou infecção, por exemplo, mas os dentistas estão devidamente preparados e seguindo as recomendações do Conselho Federal de Odontologia”, finaliza.


Confira algumas orientações:

  • Para reduzir o risco de contaminação, higienize as mãos antes de fazer a higiene bucal;

  • Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, após as refeições, e antes de dormir (a escovação deve durar no mínimo dois minutos);

  • Utilize o fio dental pelo menos uma vez ao dia, antes da escovação com creme dental;

  • Faça o enxague da escova de dentes em água corrente, até que as cerdas estejam completamente limpas;

  • Guarde a escova seca e separada das escovas de outras pessoas;

  • Troque a escova a cada três ou quatro meses, ou antes, caso as cerdas estejam desgastadas;

  • Em casos de contaminação por Covid-19, faça a troca da escova logo após a recuperação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!