Pular para o conteúdo principal

Decreto é renovado sem alterações; Ceará terá pacto pelo controle da pandemia

 

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou na noite desta sexta-feira (18), por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais, a renovação do decreto estadual com medidas de combate à Covid-19. E também divulgou que, entre as deliberações do comitê estadual, está a criação de um pacto junto ao setor produtivo, a ser coordenado pela Assembleia Legislativa, visando evitar retrocessos no controle da pandemia no Ceará. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

Camilo resumiu que o cenário geral não teve piora, mas continua a preocupação com a região do Cariri. “Embora o número de casos e óbitos siga em queda na maioria do Estado, pelo princípio da prudência o comitê decidiu manter o atual decreto sem alterações. Vários estados têm apresentado alta no número de casos, o que é preocupante e requer cautela por parte de todos”, disse.

O governador cearense informou que o comitê definiu também que a Assembleia Legislativa coordenará um pacto envolvendo os diversos setores da economia para discutir um engajamento ainda maior a fim de evitar nova alta de casos de Covid-19. “O objetivo é que todos estejamos cada vez mais unidos, de forma com que esse processo de retomada da nossa economia, tão importante para o crescimento do Ceará e para a preservação dos empregos dos cearenses, continue tendo êxito. Fiscalizações são importantes, mas não pode ter um decreto só no papel, precisamos que cada cidadão colabore”, ressaltou.

Panorama da pandemia

Justificando a renovação do decreto, Dr. Cabeto faz um panorama dos números da pandemia no Ceará, avaliando comparativos entre a primeira e a segunda onda, assim como o acompanhamento das semanas epidemiológicas no Estado.

“Conseguimos perceber uma queda percentual nas taxas de exames positivos em Fortaleza, que hoje é de 17%, mas já chegou a quase 60%. Mas quando analisamos o Cariri, temos tendência de redução, mas com números ainda muito elevados, da ordem de 56% de positividades dos exames. Olhando para todas as regiões do Estado e analisando a razão de transmissão, que sinaliza a estabilidade, todas têm o índice menor que 1, com 0,89 no Cariri. Tivermos uma segunda onda muito mais forte que a primeira, mas felizmente com uma letalidade menor, o que mostra melhoria no sistema de saúde, melhor preparação dos profissionais de saúde. Além disso, já começamos a ver o retorno positivo das vacinas na população”, apontou o titular da pasta de Saúde. O secretário apontou que 34% da população adulta do Ceará já está vacinada com a primeira dose, enquanto cerca de 15% já completou o esquema vacinal com a segunda dose.

Vacinação em massa

“Hoje a população feminina está se vacinando muito mais que a masculina. É importante as pessoas se vacinarem. É preciso que se cadastrem e agendem a sua vacinação”, disse Camilo Santana, que lembrou que está fazendo todo o esforço para levar a vacina para todos os cearenses, e da forma mais rápida possível. Segundo o Vacinômetro da Sesa, o Estado contabiliza 3.586.190 doses de vacinas aplicadas em todo o Ceará, até às 17 horas do dia 17 de junho.

“A vacinação em massa é a única maneira de superarmos de vez essa pandemia. Tomei minha vacina no último sábado, eu tenho 53 anos. Mas, já temos municípios vacinando gente com 45 anos ou menos. Inclusive, hoje recebemos dois lotes de imunizantes, num total de 161.280 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 63 mil doses da CoronaVac e 98.280 da Pfizer”, frisou Camilo.

Mais leitos de UTI e enfermaria

“Desde o início da pandemia, o Estado já adquiriu três hospitais. O Hospital Leonardo da Vinci, que é o nosso grande hospital, referência no Estado, com 170 leitos de UTI. Hospital que era privado, nós transformamos em público. Não só ele, mas todos os investimentos feitos neste período serão patrimônio do povo cearense para atender as demandas de saúde”, garantiu o governador.

A rede estadual de saúde do Ceará conta com 5.205 leitos para atender pacientes com Covid-19, entre UTI e enfermarias, representando um aumento de 76,3% em relação ao pico da primeira onda da pandemia em 2020.

Ações de apoio às famílias cearenses

O governador também listou ações desenvolvidas para mitigar a crise causada pela pandemia, principalmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social, com investimento que ultrapassa o R$ 1 bilhão. “Segundo nosso levantamento, já atendemos mais de 3 milhões de pessoas em ações sociais, sejam em pagamento das contas de água e luz, em transferência de renda, auxílio financeiro, auxílio cesta básica. Enfim, o Ceará é um dos estados que mais tem apoiado as famílias vulneráveis no Brasil”, enumerou Camilo.

Proteja quem você ama

Terminando a transmissão, o governador agradeceu aos esforços contínuos dos profissionais de saúde, tanto da linha de frente quanto das equipes de vacinação. E fez um apelo aos cearenses. “Vimos muitas cenas de aglomerações no último fim de semana, que causaram grande preocupação e são um dos motivos para que o decreto permaneça sem alterações. Por isso, reforço que não podemos relaxar nos cuidados, e continuar respeitando as regras sanitárias. Estamos tão perto de sair dessa pandemia, então vamos proteger quem nós amamos, nossa família, amigos, evitar aglomerações e sempre usar a máscara”, finalizou Camilo Santana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.