Pular para o conteúdo principal

Edital detalha critérios para oferta de vagas no Fies do 2º semestre

 

A redistribuição de vagas em cursos para os quais não houver candidatos em lista de espera também é definida no edital.

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital nº 33, que detalha os critérios de seleção das vagas a serem ofertadas no processo seletivo para o segundo semestre de 2021 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O novo edital altera o Edital nº 32, publicado em 20 de maio de 2021, que dispõe sobre o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo de emissão do documento de participação das mantenedoras de instituições de ensino superior ao processo seletivo do Fies do segundo semestre de 2021.

As propostas com o número de vagas a serem ofertadas pelas mantenedoras participantes desta edição do Fies serão submetidas à aprovação da Secretaria de Educação Superior do MEC, que adotará os critérios de seleção constantes do art. 8º da Portaria MEC nº 38, de 2021, bem como nos termos do Anexo I do edital publicado nesta terça-feira, que apresenta uma listagem detalhada dos critérios a serem adotados.

Outra alteração trazida pelo novo edital é quanto aos critérios para a redistribuição de vagas em cursos para os quais não houver candidatos em lista de espera. Os critérios estão detalhados no Anexo II do edital e nos termos do art. 25 da Portaria MEC nº 38, de 2021.

Candidatos
 

Para a classificação dos candidatos que disputarão as vagas ofertadas serão exigidas as notas de uma das edições do Enem, a partir da edição de 2010, até a mais recente, que será o Enem de 2020.

A exigência continua sendo a de que o candidato tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

 
Cronograma do Fies


-27 a 30 de julho - Período de inscrição;

-3 de agosto – Resultado dos pré-selecionados em chamada única;

-4 a 6 de agosto – Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única.


Lista de Espera

-4 a 31 de agosto – Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.