Pular para o conteúdo principal

Em mostra on-line, 12 start-ups pré-aceleradas pela UFC são apresentadas a empresas de setores produtivos

 A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará, por meio do Condomínio de Inovação e Empreendedorismo e do Programa Empreende UFC, realizou, na manhã desta terça-feira (29), a I Mostra de Startups Pré-Aceleradas pela Instituição. Durante o evento on-line, 12 start-ups em fase inicial, apoiadas pela Universidade, foram apresentadas a empresas de setores produtivos e hubs de inovação, visando firmar parcerias e buscar oportunidades de investimento

Imagem: print de tela de apresentação da startup Altus
Os representantes das startups apresentaram seus projetos de negócios aos possíveis investidores (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A mostra, conduzida pelo Prof. Abraão Freires, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER e fundador e coordenador do Centro de Empreendedorismo (CEMP) da UFC, foi organizada em formato de pitch de negócios. Neste modelo, os representantes das startups apresentaram por cinco minutos seus projetos de negócios aos possíveis investidores, que puderam questionar, sugerir e discutir as ideias propostas.

As equipes do Programa Empreende UFC foram escolhidas para a mostra com base nos seguintes critérios: participação no demoday final do Programa StartupCE, do SEBRAE; e no demoday final interno do Programa Empreende UFC; posição de destaque no programa Empreendedor Digital Universitário (EDU), realizado, em parceria, pelo Ninna Hub de Inovação, CEMP/UFC e Grow+ Ventures; e do ingresso, com apoio do CEMP e do Inove Quixadá, em programas de pré-aceleração de startups.

Na ocasião, o Prof. Augusto Albuquerque, titular da PROINTER, relembrou a inauguração do Condomínio de Inovação e Empreendedorismo, em 27 de agosto de 2020, e as realizações que foram alcançadas daquele momento em diante. "O condomínio está caminhando em passos sólidos ao que se propunha quando foi inaugurado. [...] Esta prática que iniciamos hoje, faremos anualmente. É o ponto final das start-ups, depois que são estimuladas e preparadas, são apresentadas para que sejam inseridas na sociedade", declarou.

O pró-reitor destacou ainda que os bons resultados obtidos desde a inauguração do Condomínio são consequência da "forte participação e liderança do reitor, Prof. Cândido Albuquerque, que acreditou no programa e julgou ser necessário torná-lo uma prioridade". Segundo o gestor da PROINTER, "no último ano a Universidade investiu quase R$ 500 mil em bolsas para alunos de graduação" com projetos voltados ao empreendedorismo e à inovação, foco da atual gestão da UFC.

Imagem: print de tela do reitor Cândido Albuquerque durante o evento on-line
O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, comemorou o estreitamento da relação entre a UFC, as entidades de classe e o estado (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Em seus discursos, o diretor técnico do SEBRAE Ceará, Alci Porto; o diretor de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Sampaio Filho; e o gestor executivo do Sistema FECOMÉRCIO do Ceará, Henrique Gonzaga, foram unânimes ao enfatizar a relevância da integração entre a Universidade e os setores produtivos para fortalecer o ecossistema empreendedor do estado.

"Nós temos que sair do campo das ideias e trazer isso [ideias de negócios] para o papel, para as esteiras de produção e transformar em negócio", frisou Sampaio Filho, acrescentando a necessidade de obter recursos financeiros para a Universidade. "Temos que fortalecer cada vez mais nossos pesquisadores e laboratórios e para isso precisamos ter recursos, e quando o recurso vem da iniciativa privada a força é muito maior".

Por sua vez, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, comemorou o estreitamento da relação entre a UFC, as industrias e o estado: "A academia existe para pensar, formular ideias que tragam progresso e melhorem a vida das pessoas. De igual forma, a indústria também pensa nisso. As academias brasileiras durante muito tempo produziram diferentes tecnologias, mas desfocadas da sociedade. A parceria com o setor produtivo e o estado, além de fortalecer, foca a pesquisa da Universidade nas necessidades sociais. O que me deixa mais feliz é saber que estamos criando uma cultura de aproximação entre a Universidade e os demais setores do Ceará".

CONVIDADOS – Além dos gestores da UFC e representantes empresariais citados, participaram do evento Augusto Albuquerque, pró-reitor da PROINTER; Herbart Melo, do SEBRAE; Luiz Fernando Bittencourt e Luís Antônio Cunha, da FECOMÉRCIO; Júlio Cavalcante, da  Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), do Governo do Estado; Gabriela Purcaru, do NINNA Hub de Inovação; Dulce Tigre, do BSInnovation Hub; Bruna Sousa, do Instituto Atlântico; Yves Gurgel, do Alphi Lab; Lívia Nojosa, do Hub de Inovação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Antônio Genésio; da EMBRAPA e da Rede de Incubadoras do Ceará (RIC); Eduardo Freire, da empresa FWK; Prof. Machidovel Trigueiro, da Faculdade de Direito (FADIR) da UFC; Simone Nunes, coordenadora do INOVE UFC Quixadá; e Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da PROINTER. 

START-UPS – Foram apresentadas as seguintes start-ups por seus respectivos representantes: dos Campus de Fortaleza, Altus, por Matheus Maia; Protômega, por Carlos Souto; Rideup Negociações, por Igor Saraiva; e Telson, por Catarina Guedes; do Campus de Sobral, Fala Aê, por Clézio Brígido; e Serv, por Guilherme Pereira; do Campus de Quixadá, Bilíngua, por Karla Alves; Meu Troco, por Marcos Paulo; e Sitiá Aquicultura 4.0, por Matheus Fernandes; do Campus de Russas, Integrity Engenharia, por Israel Sousa; Relatos da Pista, por Leonardo Freitas; e SisBarragens, por Jefferson Macedo.  É possível conferir o portfólio das empresas apresentadas e a gravação do evento de forma on-line.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.