Pular para o conteúdo principal

Fecomércio Ceará - Pesquisa aponta redução do pessimismo com o cenário econômico nacional


O avanço da vacinação, no mundo e no Brasil, e a retomada das atividades econômicas contribuíram para a melhora nas expectativas.

 

 

Os economistas estão menos pessimistas em relação ao quadro econômico nacional. É o que revela a quadragésima terceira edição da pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), referente aos meses de maio e junho. De acordo com o levantamento, o número de variáveis analisadas com pessimismo foi menor que o da pesquisa anterior, seis. A pesquisa é realizada em parceria entre a Fecomércio-CE e o Conselho Regional de Economia (Corecon-Ce).


Os índices de percepção geral (77,3 pontos) e futuro (97,5 pontos) apresentaram redução no pessimismo, enquanto o índice de percepção presente (62,7 pontos) registrou aumento no pessimismo. O avanço da vacinação, no mundo e no Brasil, e a retomada das atividades econômicas contribuíram para a melhora nas expectativas.


Além disso, três variáveis foram analisadas com otimismo: cenário internacional (144,4 pontos); evolução do PIB (120,7 pontos) e oferta de crédito (105,2 pontos).


O número de variáveis percebidas com pessimismo foi inferior ao da pesquisa anterior, totalizando seis: nível de emprego (90,5 pontos); taxa de câmbio (85,3 pontos); gastos públicos (49,1 pontos); taxa de inflação (41,4 pontos); salários reais (37,9 pontos) e taxa de juros (21,1 pontos), que atingiu a menor pontuação.


A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. Conforme a metodologia, cada uma das variáveis analisadas gera três índices: de percepção presente, futura e de expectativa geral.


Considerando a soma das variáveis, o índice de percepção geral passou de 73,5 pontos para 77,3 pontos, uma redução de 5,2% no pessimismo em relação à pesquisa anterior. Sobre o comportamento futuro das variáveis, a pesquisa revela uma melhora nas expectativas, registrando uma queda no pessimismo de 26,1%, com o índice alcançando 97,5 pontos. Vale destacar ainda que a percepção sobre o desempenho presente apresentou elevação no pessimismo, de 9,9%, alcançando 62,7 pontos.


As expectativas movem os agentes econômicos impactando, positivamente ou negativamente, o comportamento das diversas variáveis econômicas como consumo, investimento, poupança, taxa de juros, dentre outras. Ao mesmo tempo, a performance, positiva ou negativa das variáveis, índices e indicadores econômicos interfere na percepção dos diversos agentes econômicos. Assim, as expectativas são a um só tempo causa e consequência do comportamento econômico.


A pesquisa, de periodicidade bimestral, colheu no período maio-junho as expectativas de 122 especialistas em economia. A amostra reúne profissionais dos mais diversos setores da economia cearense: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.