Pular para o conteúdo principal

Fortaleza supera a marca de um milhão de primeiras doses aplicadas contra a Covid-19

 As lágrimas de emoção não foram contidas no momento do recebimento da primeira dose da estudante de pedagogia Iara Veras, de 39 anos. Ela foi uma das contempladas com o imunobiológico da Pfizer na manhã deste sábado (26/06), na Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele. Empolgada pelo momento, Iara levou placas de incentivo à vacinação e até presente para a enfermeira que a atendeu na ocasião.

“Torço e incentivo para que as pessoas se vacinem, ainda mais diante da onda de negação da ciência e da vida que estamos vivendo. Esperei muito que chegasse minha vez, porque muitas pessoas faleceram sem tomar essa vacina. Esta dose que tomo é por mais de 500 mil brasileiros irmãos meus que deveriam estar aqui, crianças que ficaram órfãs, adultos que ficaram desestabilizados e famílias com membros a menos”, disse.

Moradora da comunidade Caça e Pesca, a estudante conta que vem auxiliando outros habitantes da periferia a se cadastrarem no site Saúde Digital. “Nem todo mundo tem acesso às plataformas digitais, ou possuem dificuldade de locomoção e não conseguem ir ao Cras. Eu, meu sobrinho e minha irmã chamamos para cadastrar no celular, apesar de não ser uma corrente grande, é algo que pode mobilizar os vizinhos mais próximos”, contou.

Mais de um milhão de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza. O número, que representa 16 vezes a capacidade máxima da Arena Castelão, foi divulgado na manhã deste sábado nas redes sociais do prefeito José Sarto.

A fase dos grupos da população geral por idade deu muita celeridade ao processo, conforme o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Prefeitura, Erlemus Soares. "Já vacinamos mais população geral do que pessoas dos outros grupos, e agora a checagem é muito rápida. É apenas o agendamento, a data de nascimento e o CPF cadastrado. Hoje, estamos atendendo pessoas de até 36 anos, e isso tem sido muito bacana e por isso atingimos essa marca de um milhão de vacinados no município", explicou.

enfermeira mostra a seringa para um homem antes de vaciná-lo
Para a enfermeira Marília Magalhães, quanto mais gente vacinada, melhor para toda a população

Além disso, a capacidade de agendamento instalada em Fortaleza permite uma grande quantidade de pessoas vacinadas por dia. “Diariamente, temos condições de realizar 31 mil agendamentos, e hoje estamos batendo um recorde, com mais de 70 mil pessoas agendadas em 106 unidades abertas, incluindo drives, postos de saúde, shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy, North Shopping Jóquei, Centro de Eventos, enfim, a nossa expectativa é que nesta segunda não tenhamos mais estoque de primeira dose”, disse o coordenador.

Para a enfermeira Marília Magalhães, que está vacinando atualmente no posto Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Itaperi, quanto mais gente vacinada, melhor para toda a população. “O vírus terá sua circulação diminuída, pois não terá mais pessoas contraindo. Então nós, como trabalhadores da saúde, estamos muito felizes, pois sofremos muito com a pandemia. Além de muitos falecidos pela doença, muitos pegaram a síndrome de Burnout, pelo estresse e pelo medo, então estamos gratos que a vacina já está disponível para todo mundo”, relatou.

O profissional autônomo Cristiano Bezerra da Silva foi atendido pela enfermeira Marília no Itaperi. Ele conta que perdeu o pai recentemente, há cerca de três meses, e para ele, é uma vitória estar recebendo a primeira dose. “Um ano atrás a gente nem imaginava que hoje poderia estar vivendo esse momento. A gente só via morte. A vacina chegou e de repente as faixas etárias estão sendo chamadas, só temos que agradecer pela ciência e pelo SUS que rapidamente conseguiu essa proteção para nós. A primeira parte já está concluída”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!