Pular para o conteúdo principal

Narradores Cariri e Costureiras de Histórias encerram a programação do mês de junho do Projeto PALAVRAS

 

 

 

  projeto PALAVRAS  em sua última semana de  programação do mês de junho, apresenta nesta  sexta-feira, 25, às 17h, o público confere muitos causos e contação de histórias com o grupo Narradores Cariri, no canal do YouTube da Casa da Prosa e da  BECE (Biblioteca Estadual do Ceará). Criado em 2019, o grupo se propõe a pesquisar os contos de tradição da região do Cariri. O coletivo é composto de sete narradores: Aline Sousa, Carlê Rodrigues, Conceição de Maria, Elisabete Pacheco, Jeronimo Gonçalves, Rebeca Baia e Regiane Rodrigues. Cada integrante tem trajetórias diferentes e ao mesmo tempo constrói e terce as tramas de várias histórias que permeiam o Cariri cearense, assim como as tramas que tecem os tecidos, que são reconstruídos em cortinas de chita, fuxico e retalhos; mulheres contam as raízes da oralidade desse território mítico e encantado. O grupo surgiu a partir das participações na Mostra Nacional de Contadores de Histórias nas Terras Cariri e na Escola de Narradores – turma Cariri.

 

Encerrando a programação, neste sábado,  dia 26, às 16h, o grupo Costureiras de Histórias, apresenta o espetáculo “História é o bicho!”também no canal do YouTube da Casa da Prosa e da  BECE (Biblioteca Estadual do Ceará).

 

O grupo, que tem a palavra encantada como a principal matéria-prima de seu ofício e presença no mundo, é formado por Camila Barbosa, Elzilene Nóbrega, Mônica Rodrigues e Tâmara Bezerra. Há 10 anos partilha sonhos e pesquisas com a literatura oral e atua como contadores de histórias e formação de narradores, de educadores e mediadores de leitura.

 

 

O Projeto:

 

O projeto PALAVRAS é uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros, ambos realizadores do Baú de Leitura e narradores da Casa da Conto. Uma ação conjunta com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, o projeto PALAVRAS conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

 

O projeto PALAVRAS promove a democratização do livro e da literatura cearense com ênfase na formação de leitores, por meio de uma ampla programação que contempla recitais poéticos, contações de histórias, encontros com autores e ilustradores e lançamentos de livros. O projeto mobiliza alunos e professores da rede pública de ensino, mas destina-se ao público em geral.

 

Serviço:

Projeto PALAVRAS

Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 16h, 17h e 19h - GRATUITO

Programação infantil: quartas-feiras - Gratuito.

Mais informações sobre a programação nos Instagram @palavras.projeto  e @bece_bibliotecaestadualdoceara

Coordenação Geral: Almir Mota

Curadoria: Júlia Barros

Produção executiva: Lara Leoncio

Identidade visual: FOCARTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!