Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil deflagra operação contra o tráfico de drogas e desarticula grupos criminosos

 

Tentacles, palavra em latim que significa “rápida locomoção”, foi o nome dado à operação deflagrada, nesta quinta-feira (24), pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). As ações policiais ocorreram simultaneamente em bairros da Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) em Fortaleza e em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O nome faz referência aos tentáculos do polvo, animal marinho que para se locomover mais rapidamente e chegar ao seu alvo utiliza extensões do corpo.

A Operação Tentacles faz parte das ações da Operação Narco Brasil do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Ao todo, 17 suspeitos tiveram os mandados de prisão cumpridos. Um dos presos também foi apreendido em flagrante por tráfico de drogas. As investigações conduzidas pela Delegacia de Narcóticos (Denarc) iniciaram há oito meses e levaram os investigadores à identificação de integrantes de grupos criminosos envolvidos em atividades ilícitas. Identificados como responsáveis pela logística do tráfico nessas regiões, a investigação policial identificou e mapeou alvos que compõem grupos criminosos e possuem a mesma área de atuação: o tráfico de drogas.

Na manhã de hoje, foram cumpridos 17 mandados judiciais de 31 expedidos – de prisão e de busca e apreensão. Dos presos, 14 pessoas estavam em liberdade e três já se encontravam presas no sistema penitenciário do Estado. Conforme levantamentos das investigações, os alvos da operação estão envolvidos com o narcotráfico e crimes como homicídios e comércio ilegal de arma de fogo.

Além das capturas, foram apreendidos dois veículos, dezenas de aparelhos celulares que subsidiarão as investigações, além do flagrante de uma mulher com apreensão de 119 gramas de Cocaína.

Participaram da ofensiva 150 policiais civis lotados no Departamento Técnico Operacional (DTO), Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM​), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e apoio do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) de Juazeiro do Norte, em 40 viaturas. Além dos investigadores do serviço de inteligência da Denarc, cães farejadores do Núcleo de Operações com Cães (NOC) deram suas contribuições para cumprir as ordens judiciais e detectar situações em flagrante.

Narco Brasil

A Operação Tentacles é uma das ações da Polícia Civil do Ceará este mês que faz parte da Operação Narco Brasil. As ofensivas policiais contam com a atuação de integrantes das Forças de Segurança e órgãos parceiros de várias regiões do Estado. A Narco Brasil tem apoio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e das Polícias Civis e Militares das unidades da federação. Além de ser uma parceria com a Secretaria Nacional de Política sobre Drogas do MJSP, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Investigações 

As investigações estavam seguindo há oito meses, a partir de alguns alvos, para identificar outros integrantes de organizações criminosas no Ceará, que atuavam no tráfico de drogas. Ainda no curso investigativo, os policiais civis se depararam com suspeitos de atuar também em crimes de homicídio e comércio ilegal de armas de fogo.

Denúncias 

A população pode contribuir denunciando para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

A Delegacia de Narcóticos (Denarc) conta com canais de comunicação direta de denúncias por meio dos quais a população pode compartilhar informações que tenha conhecimento acerca do tráfico de drogas no Ceará.

As denúncias podem ser feitas para o número da Denarc: (85) 3472-1560, que é WhatsApp, por onde podem ser enviadas mensagens de texto, áudio, além de imagens e vídeos. A Denarc também está no Instagram pelo perfil @denarc_pcce.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.