Pular para o conteúdo principal

Presidente e vice-presidente do TRE tomam posse

 Foto da cerimônia de posse dos novos dirigentes do TRE-CE (Ascom). Descrição da foto no texto.

Os desembargadores Inacio de Alencar Cortez Neto e Raimundo Nonato Silva Santos tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 4/6, nos cargos de presidente e vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, respectivamente, para o biênio 2021-2023. Pela primeira vez na história e por imposição da pandemia de covid-19, O evento contou com a presença remota de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de familiares e de amigas e amigos dos empossados.

Mesa de honra

Compuseram o dispositivo virtual o governador do Estado, Camilo Santana; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Evandro Leitão; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira; o prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira; o chefe do Estado Maior, coronel Marcos Gomes Paulinho; o reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque;  procurador-chefe do Ministério Público Federal no Ceará, Rômulo Moreira Conrado; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro; o procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, José Valdomiro Távora; o reitor da Universidade Estadual, Hildebrando dos Santos; o diretor do Foro da Justiça Federal, juiz Alcides Saldanha Lima; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Erinaldo Dantas. Também prestigiaram o evento presidentes de TREs; magistradas e magistrados; procuradoras e procuradores; promotoras e promotores de justiça; advogadas e advogados, bem como servidoras e servidores da Justiça Eleitoral.

Solenidade

Inicialmente, a sessão foi presidida pelo desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, que destacou as conquistas e os desafios da gestão em seu pronunciamento de despedida, como o selo Ouro do CNJ em 2020 e a implantação do PJe nas Zonas Eleitorais. O desembargador afirmou: "Superamos dificuldades e tempos sombrios, com amor ao trabalho e notável abnegação do corpo de magistrados, servidores e colaboradores deste regional, unidos em prol da coisa pública, em representação ao ramo do Poder Judiciário, que melhor traduz a defesa da democracia e liberdade tão duramente conquistados".

As boas-vindas aos empossados couberam ao juiz e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-CE, Roberto Viana Diniz de Freitas, decano da Corte: "Hoje assumem a mais alta direção da Justiça Eleitoral do Ceará, dois filhos da luminosa região do Cariri cearense, que honram, com suas trajetórias de vida, a tradição e vocação daquela região que foi o berço de personagens históricos fundamentais para formação da História Política do Brasil". O magistrado também frisou: “A sessão solene de hoje não deixa de ser um lenitivo em meio a esse cenário desolador, porque reforça a convicção de que, mesmo enfrentando as maiores dificuldades, as instituições republicanas resistem e prosperam e dão a resposta que o povo brasileiro precisa e merece. Simboliza a perenidade e continuidade dos bons serviços prestados pela Justiça Eleitoral".

Após juramento de posse, o desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto assumiu a condução da cerimônia. Em seguida, empossou o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, como vice-presidente e corregedor.

No início do seu pronunciamento, o presidente do TRE-CE manifestou-se sobre as perdas provocadas pela covid-19: "Minha solidariedade às famílias, às amigas e aos amigos das vítimas da pandemia de covid-19, que assola o nosso país e o mundo. Rogo a Deus proteção, luz e força, para que, ciente da virtude e dignidade que carrega tal função, eu possa desempenhar com louvor e serenidade o encargo que aqui recebo perante a sociedade".

Dentre as prioridades da sua gestão, estão: realizar uma política institucional de atenção ao 1o grau; reestruturar as zonas eleitorais do Estado; aprimorar o Núcleo de Apoio Processual às zonas eleitorais, projeto-piloto iniciado recentemente pela Presidência e Corregedoria deste Tribunal; finalizar a obra da Nova Sede do Tribunal Regional Eleitoral; realizar o provimento dos cargos necessários ao bom andamento dos serviços administrativos e judiciais; ampliar a gestão por competências para os cartórios eleitorais do Estado; estruturar o trabalho remoto de modo definitivo no Tribunal Regional Eleitoral; realizar convênios e pactos de cooperação para capacitação de magistrados e servidores; manter e expandir o Plano de Sustentabilidade da Justiça Eleitoral do Ceará, o Programa de Acessibilidade e o Programa de Incentivo à Participação Institucional Feminina; implantar o atendimento descentralizado ao eleitor na Justiça Eleitoral do Ceará quando da retomada do atendimento presencial, projeto já iniciado com a adoção de providências preparatórias à implantação; e, considerando o escopo primordial deste ramo do Poder Judiciário, comandar o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará durante as eleições gerais de 2022, envidando esforços no combate à desinformação.

Por fim, frisou: "Estou ciente da imensa responsabilidade em presidir este Tribunal Eleitoral em um delicado ambiente de intensa polarização política, em que se revela essencial o fortalecimento do atual processo eleitoral, sobretudo de nosso modelo informatizado, bem como do corpo de magistrados e servidores e, principalmente, do grupo de pessoas que atuam como agentes honoríficos, na condição de auxiliares ou membros das mesas receptoras de votos, permitindo que a democracia seja exercida em sua magnitude a cada dois anos".

Biênio

Os desembargadores Inacio de Alencar Cortez Neto e o Raimundo Nonato Silva Santos foram eleitos por aclamação pelos juízes da Corte do TRE-CE para o biênio 2021-2023, na sessão do dia 22 de janeiro de 2021, um dia depois da indicação dos nomes pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Perfis

O Presidente do TRE-CE, desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE). Desempenha as funções de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará desde 18 de fevereiro de 2011. É membro da 3ª Câmara de Direito Público, e permaneceu na Vice-Presidência e Corregedoria do TRE-CE, no biênio 2019-2021.

O vice-presidente e corregedor, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, concluiu o curso de Direito, Universidade Federal do Ceará, onde também cursou especialização em Processo Civil. É mestre em Direitos Difusos e Coletivos e pós-graduado em Ouvidoria Pública, lato sensu. É membro do Tribunal de Justiça do Ceará, desde 26 de julho de 2013 e presidente da 4ª Câmara de Direito Privado. Atuou ainda como ouvidor do TRE-CE.

 

#PraTodosVerem

Foto, em plano médio e ângulo frontal, dos desembargadores Inacio de Alencar Cortez Neto e Raimundo Nonato Silva Santos, registrada após a cerimônia de posse dos novos dirigentes do TRE-CE. Na imagem, os desembargadores estão na Sala de Sessões, em pé em frente à bancada da Presidência. Usam toga e máscara. Na parede de fundo, atrás dos empossados, crucifixo branco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!