Pular para o conteúdo principal

Professora da UECE lança segunda edição de livro sobre violência contra a mulher

 Captura de Tela 2021-06-21 às 19.27.45.png

Violência nas relações sociais de gênero e cidadania feminina. Esse é o título da obra lançada pela professora Socorro Osterne, que está disponível gratuitamente para download a todos aqueles que desejam se aprofundar nesse tema, que tem dimensão mundial.

Essa é a segunda edição do livro, que foi lançado inicialmente em 2008, resultado da tese de doutorado da professora, no programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco. A publicação é da cearense Edmeta Editora e tem apoio de instituições parceiras, como a Funcap, o Cnpq, a Capes, a Uece e o Programa de Pós-graduação de Políticas Públicas da Uece.

Em sua primeira edição, o livro contou com o prefácio da professora Lourdes de Maria Leitão Nunes Rocha, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e titular da Secretaria da Mulher do Estado do Maranhão. Para a professora, a autora examina com brilhantismo “as principais questões presentes no debate teórico referentes à temática, proporcionando uma leitura, ao mesmo tempo, envolvente e enriquecedora.”

A autora reconhece que, nos casos de violência doméstica contra a mulher, “o privado é indiscutivelmente público” por considerar “uma das condições fundamentais para a consolidação da cidadania feminina." A Delegacia da Defesa da Mulher de Fortaleza – CE foi o campo de análise da autora.

Já esta segunda edição conta com o prefácio da professora Paula Fabrícia Brandão Aguiar Mesquita, professora adjunta do curso de Serviço Social e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social da Uece. A professora inicia o texto fazendo referência a duas questões que se registram em pleno século XXI, quando se pensava que situações semelhantes já estivessem arquivadas nos anais da história: a pandemia da Covid-19, que, no Brasil, já levou à morte quase 500 mil pessoas, e a não consolidação da igualdade entre gêneros e da liberdade plena para as mulheres. A professora destaca, ainda, que Socorro Osterne “apurou e interpretou um fenômeno, muitas vezes, banalizado e trouxe uma ancoragem crítica e elucidativa, tensionando o modo através do qual é tradicionalmente abordado nas teorias de gênero e epistemologias feministas”.

Acesse aqui publicação completa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!