Pular para o conteúdo principal

Quadra chuvosa termina com desvio negativo de 15,4% em relação à média

 

O Ceará apresentou desvio negativo de 15,4% nas chuvas do período entre fevereiro e maio deste ano, conforme balanço divulgado, por meio de live no YouTube, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta quarta-feira (2).

Conforme a climatologia do Estado, a média para o quadrimestre é de 600,7 milímetros, enquanto o observado foi de 508,3 mm. O cenário de precipitações reduzidas e irregulares já era esperado pela Funceme, conforme prognóstico divulgado em janeiro deste ano.

“No primeiro mês da quadra, tivemos uns dias excelentes de chuva, quando houve uma boa distribuição espacial da chuva. Na ocasião, o sul e o oeste do Estado ficaram acima da média”, comenta o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.

Com os dados de fevereiro, o Ceará acabou fechando o mês dentro da normalidade, com um desvio de 6,2%. Já em março e abril, houve redução. As informações do Calendário de Chuvas apontaram desvios negativos de 7,3% e 33,5%, respectivamente.

“Houve alguns dias com boas chuvas, mas diferente do cenário do mês anterior, com o Litoral de Fortaleza um pouco mais chuvoso. No fim, acabou ficando abaixo da normalidade. Já no mês de abril, em termos de categoria observadas, nós tivemos uma grande porção do Ceará com precipitações abaixo da normalidade e algumas pequenas áreas acima”, diz Martins.

Por fim, no último mês da quadra chuvosa, as precipitações ficaram 24,3% abaixo da média.

Dados de chuva por macrorregião mostram que o Litoral do Pecém apresentou maior desvio negativo
Dados de chuva por macrorregião mostram que o Litoral do Pecém apresentou maior desvio negativo

Situação hídrica

Com o término do principal período de chuvas do Ceará, o cenário hídrico segue preocupante. O Castanhão, por exemplo, tem apenas 13% da sua capacidade total.

O secretário dos recursos hídricos, Francisco Teixeira, classificou a live como um processo de transparência da política de recursos hídricos do Estado. “Nós temos alguns portais e aplicativos que se pode acompanhar diariamente como se encontra os aportes dos nossos açudes monitorados, como foi as chuvas em cada região além de outras informações que ajudam a entender o cenário hídrico do Ceará. A live de hoje serve como um balanço dessas informações”.

Teixeira continuou frisando o prognóstico assertivo da Funceme no início do ano. “Já estava previsto que as chuvas em 2021 seriam mais escassas e agora, após o fim da quadra chuvosa, se confirmou. Alguns reservatórios foram favorecidos com chuvas pontuais e inclusive houve recuperação de barragens”.

Com apenas 30% (em média) de sua capacidade, os 155 reservatórios monitorados pela Cogerh permanecem em situação de alerta. Contudo a situação varia de acordo com cada bacia hidrográfica. “Aquelas bacias situadas mais ao Norte (próximas do Litoral e a Ibiapaba) encontram-se em situação que podemos chamar de confortável. Já as bacias da porção central do Ceará preocupam. E é justamente nessa região que estão os grandes reservatórios: Castanhão, Orós e Banabuiú”, diz João Lúcio Farias, presidente da Cogerh.

“A bacia do Salgado também teve uma boa recuperação nessa quadra chuvosa”, completa João Lúcio. Ainda segundo o presidente da Cogerh, as águas do Projeto São Francisco estão sendo transferidas para o Sistema Metropolitano para reforçar a garantia hídrica na Grande Fortaleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!