Pular para o conteúdo principal

Semana da Arte 2021 aborda ‘Arte como instrumento de apreciação da vida’

 



Com programação online e gratuita, Nova Acrópole promove atividades que ressaltam o valor da Beleza como um meio para o desenvolvimento das emoções e para a compreensão da vida

 

Platão definia arte como a capacidade humana de fazer coisas de maneira inteligente através do aprendizado, sendo um reflexo da capacidade criadora do ser humano. Manifestada em várias linguagens, dialoga com cada indivíduo de maneira única, o que pode ser um meio para o desenvolvimento das emoções e para a compreensão da vida.

Esta é a tônica da Semana da Arte, evento anual promovido pela Organização Internacional Nova Acrópole Brasil que acontece de 24 a 26 de junho, às 20h (BSB) com atividades gratuitas transmitidas pelo canal da instituição no Youtube, atualmente com mais de 720 mil inscritos.  Este é segundo ano consecutivo que a programação acontece de forma online.

“A vida como arte” é a palestra que abre a programação cultural na quinta-feira, 24.06, às 20h (BSB). O diretor-presidente de Nova Acrópole Brasil- divisão Norte, Luís Carlos Marques Fonseca aborda aspectos filosóficos de como podemos reconhecer a existência da arte e apreciá-la enquanto modo de vida.

Na sexta-feira, 25.06, no mesmo horário, o professor Leandro Aguiar aborda a vivência e as lições que podem ser apreendidas da obra do compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach na palestra “Aprendendo com J. S Bach e sua música”. Considerado um dos mais importantes artistas da história da música, grande intérprete do cravo e do órgão, Bach e sua obra foram responsáveis por marcar o período histórico conhecido como Barroco.

A professora Lucia Helena Galvão encerra a Semana da Arte com a palestra “Reflexões para perceber a Beleza”, também às 20h (BSB). A busca pelo sentido da beleza é também a busca pelo sentido da vida, conforme ressalta a filósofa e professora de Nova Acrópole.

Como exemplo, ela lembra a citação de Curuppumullage Jinarajadasa, filósofo e escritor cingalês e um dos mais importantes autores teosóficos do mundo, autor de mais de 50 livros e 1,6 mil artigos em periódicos no mundo: “Todas as verdadeiras formas de arte fazem a consciência humana compreender na vida aqueles valores que a Alma já conhece no plano da intuição”. “Vemos que só se reconhece a beleza na vida por que ela está dentro de nós; é como um espelho, um reflexo da Alma e aí reside o grande potencial da arte na vida”, afirma.

 

Programação Semana da Arte 2021

 

Quinta-feira, 24.06 – 20h (BSB)

“A vida como arte” – Luís Carlos Marques Fonseca

 

Sexta-feira, 25.06 – 20h (BSB)

“Aprendendo com J. S. Bach e sua música” – Leandro Botelho Aguiar

 

Sábado, 26.06 – 20h (BSB)

“Reflexões para perceber a Beleza” – Lúcia Helena Galvão

 

SERVIÇO

O QUÊ: Semana da Arte 2021

QUANDO: 24 a 26 de junho

HORÁRIO: 20h (Brasília)

ONDE: youtube.com/NovaAcropole

QUANTO: Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!