Pular para o conteúdo principal

UFC- Startup nascida na Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais oferta diagnóstico molecular veterinário

 Enviar material de testes moleculares em animais para ser analisado na região Sudeste era uma realidade de quem reside no Ceará até pouco tempo. Desde janeiro, veterinários e criadores de animais de estimação e produção podem contar com o diagnóstico molecular veterinário realizado no próprio estado.

Esse é o principal serviço de uma startup criada por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais (PPGBiotec) da Universidade Federal do Ceará. Pioneira do serviço no estado, a startup atua desde o início deste ano após um processo de formação e capacitação da equipe, que se iniciou em 2019 com o apoio da coordenação do PPGBiotec.

Imagem: pesquisador analisa testes moleculares em laboratório
Startup nasceu dentro da Universidade e reforça a importância das pesquisas realizadas em muitos laboratórios da UFC (Foto: Divulgação/TaqMol Diagnósticos)

O coordenador do PPGBiotec da UFC, Prof. André Luís Coelho da Silva, acredita que o surgimento de uma startup dentro da Universidade reforça a importância das pesquisas, básicas e/ou aplicadas, realizadas em muitos laboratórios da UFC. "Essa iniciativa demonstra que os conceitos estudados, testados e validados em um ambiente acadêmico podem gerar enormes benefícios para a sociedade. Iniciativas como essa são provas de que podemos atender às demandas de mercado e aproximar o meio acadêmico do empresarial", complementa o coordenador.

Durante o processo de formação e capacitação da startup, a equipe participou do Programa Corredores Digitais, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE) e do Programa Centelha, iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) executada no Ceará pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

"A ideia da startup ficou mais firme quando coletamos essa demanda diretamente com alguns médicos veterinários que atuam aqui na cidade, e eles confirmaram que esse tipo de diagnóstico é um pouco complicado aqui, pois eles mandam as amostras para ser processadas em empresas fora do estado", explica um dos sócio-fundadores da TaqMol Diagnósticos e doutorando do PPGBiotec, Wallady Barroso.

O consultor científico da empresa e doutorando do PPGBiotec, Marcus Bezerra, avalia que "o amadurecimento dos veterinários em querer esse tipo de testes abre portas para que a mão de obra especializada, que sai das universidades, seja absorvida no mercado e também para que novas pesquisas aplicadas sejam desenvolvidas no ambiente acadêmico e possam se traduzir em soluções para o mercado em curto prazo".

A TaqMol Diagnósticos iniciou suas atividades disponibilizando teste para leishmaniose canina, mais conhecida como calazar, como explica o sócio-fundador Wallady Barroso. "Essa foi nossa primeira proposta de diagnóstico devido à elevada incidência da doença em nosso estado, tanto em pets quanto em humanos. Hoje, também fazemos o diagnóstico da tripanossomose bovina. Essa doença, em especial, é bastante preocupante pois ela pode ser extremamente agressiva nos rebanhos levando à morte dos animais".

Atualmente, além do Ceará, a startup disponibiliza os serviços de diagnóstico molecular veterinário também para o Rio Grande do Norte. A equipe conta com mais três sócias, as doutorandas do PPGBiotec Larissa Queiroz e Talita Abrante, e Louhanna Pinheiro, egressa do Programa de Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (​RENORBIO).

O consultor técnico Marcus Bezerra projeta que a empresa deve expandir sua atuação para mais cidades do interior do Ceará e para outros estados vizinhos, aumentando o portfólio ao oferecer diagnóstico molecular de mais doenças, além de participar de editais de fomento em pesquisa e desenvolvimento. Esses objetivos estão sendo alcançados com a parceria firmada com o Laboratório de Biotecnologia Molecular (LabBMol) da UFC, supervisionado pelo Prof. André Luís Coelho da Silva.

"A parceria com o laboratório, além dos testes moleculares em desenvolvimento, rendeu uma bolsa de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação (PIBITI) recém- aprovada pelo laboratório para estudante de graduação, que focará no desenvolvimento de um novo teste molecular para detecção de vacas produtoras de leite do tipo A2A2, um tipo de leite menos alergênico para determinados consumidores", comemora o consultor científico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.