Pular para o conteúdo principal

Mercado eleva projeção para inflação, juros e dólar em 2026 No primeiro Focus após eleições, estimativa do PIB recua para 1,76%

  Mercado eleva projeção para inflação, juros e dólar em 2026 No primeiro Focus após eleições, estimativa do PIB recua para 1,76% Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil Publicado em 03/11/2026 - 10:43 Brasília © Marcello Casal JrAgência Brasil Versão em áudio O mercado financeiro elevou as projeções para a taxa básica de juros (Selic), a inflação e o dólar neste ano e reduziu, pela terceira semana consecutiva, a estimativa de crescimento da economia. Os dados constam do Boletim Focus, relatório semanal divulgado pelo Banco Central com projeções do mercado financeiro para inflação, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. Neste primeiro boletim após o resultado das eleições presidenciais, a projeção para a taxa básica de juros (Selic) ao final de 2026 passou de 13,25% na semana passada para 13,5% – mesmo patamar estimado há quatro semanas. Atualmente, a Selic está em 13,75%, o que indica que o mercado ainda espera por um corte de 0,25 ponto percentual até o fim do ano. Par...

Unimed Fortaleza amplia capacitação de colaboradores durante a pandemia da Covid-19 com experiências imersivas

 

Por meio da plataforma Sábios, que une educação imersiva e inteligência artificial, cooperativa investiu em treinamentos para preparar os profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia e outros setores 

Com a pandemia, muitas empresas precisaram se adaptar ao novo momento de distanciamento social e isso afetou também os programas de aprendizagem e as integrações dos colaboradores. A necessidade de mudanças e novos treinamentos para combater a contaminação pela Covid-19 mostrou que a tecnologia é a maior aliada nesse desafio, tornando possível manter as capacitações mesmo a distância e de forma personalizada. Na Unimed Fortaleza, alguns treinamentos realizados de forma presencial, passaram 100% para o digital em 2020. Com isso, a cooperativa conseguiu ampliar e oferecer qualificação adequada para todas as equipes que atuam no atendimento aos pacientes e setores administrativos, aumentando os acessos aos cursos em mais de 150% desde o início da pandemia.

A plataforma utilizada pela Unimed Fortaleza é da Sábios, uma startup catarinense de educação que desenvolve experiências imersivas com o uso de inteligência artificial. A solução permite que diversos projetos sejam disponibilizados aos colaboradores, que acessam no melhor horário, pelo computador ou celular. "Com este formato, cada um faz as aulas conforme seu tempo, no seu ritmo, em qualquer horário e local, conseguimos respeitar essa individualidade", afirma Alice Pires, analista de RH da cooperativa.

Atualmente, a Unimed Fortaleza realiza cursos de aperfeiçoamento nas áreas de enfermagem, segurança do trabalho, compliance e cultura, além de treinamentos obrigatórios como a brigada de incêndio e integração de novos colaboradores. Com a pandemia, eventos, como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), também integraram a plataforma. Hoje, já são mais de 11,9 mil acessos às experiências imersivas.

"Quando chegou a pandemia, os treinamentos realizados pela Sábios se tornaram uma necessidade e ganharam força. Entre janeiro e maio de 2021, foram 3 mil horas de desenvolvimento realizadas, ou seja, também conseguimos aumentar o alcance, com mais pessoas impactadas e um menor esforço, e pudemos observar um maior engajamento, aprendizado e ganho na produtividade", afirma Alice.

Tecnologia ajuda na retenção do aprendizado

A plataforma Sábios possui uma metodologia baseada em neurociência, fazendo com que o ensino imersivo envolva e motive a pessoa a superar desafios. "Diferente dos treinamentos tradicionais que trabalham apenas com o repasse de conteúdo, o aprendizado imersivo faz com que o aluno vivencie a experiência na prática em um ambiente virtual que simula a vida real e estimula o aprendizado, facilitando a retenção do conteúdo", explica Demetrius Lima, CEO e cofundador da edtech.

"O fato de ser um treinamento gamificado torna o processo mais leve e a plataforma também é muito intuitiva. O colaborador consegue prestar mais atenção, ele comanda o tempo dele, a gente vê essa evolução no aprendizado", acrescenta Alice.

Apesar de os cursos serem feitos a distância, a cooperativa consegue avaliar a evolução de cada colaborador por meio dos índices mapeados na ferramenta, que utiliza inteligência artificial. A solução permite avaliar os resultados, identificar e recomendar o que cada pessoa precisa fazer para melhorar sua performance.

"Com o treinamento presencial até conseguimos fazer uma prova, aplicar um teste para ver o quanto a pessoa aprendeu, mas isso era complicado porque o colaborador já passava horas no treinamento, era muito cansativo. Agora, isso é muito natural, eu consigo ver o quanto as pessoas estão aprendendo e comparar o quanto ela absorveu daquele tema", explica Alice.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Revalida hoje

  Termina hoje (14) o prazo para a apresentação de recursos visando nova análise do diploma que foi apresentado para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2022/2). O resultado – da primeira etapa da segunda edição de 2022 – foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 8 de julho, data em que teve início o período para a apresentação de recursos, que deve ser feito por meio do  Sistema Revalida . “No caso de reprovação da documentação apresentada, o participante poderá inserir novo arquivo para análise. O único documento aceito, conforme previsto em edital, é o diploma médico original expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legali...