Pular para o conteúdo principal

Unimed Fortaleza amplia capacitação de colaboradores durante a pandemia da Covid-19 com experiências imersivas

 

Por meio da plataforma Sábios, que une educação imersiva e inteligência artificial, cooperativa investiu em treinamentos para preparar os profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia e outros setores 

Com a pandemia, muitas empresas precisaram se adaptar ao novo momento de distanciamento social e isso afetou também os programas de aprendizagem e as integrações dos colaboradores. A necessidade de mudanças e novos treinamentos para combater a contaminação pela Covid-19 mostrou que a tecnologia é a maior aliada nesse desafio, tornando possível manter as capacitações mesmo a distância e de forma personalizada. Na Unimed Fortaleza, alguns treinamentos realizados de forma presencial, passaram 100% para o digital em 2020. Com isso, a cooperativa conseguiu ampliar e oferecer qualificação adequada para todas as equipes que atuam no atendimento aos pacientes e setores administrativos, aumentando os acessos aos cursos em mais de 150% desde o início da pandemia.

A plataforma utilizada pela Unimed Fortaleza é da Sábios, uma startup catarinense de educação que desenvolve experiências imersivas com o uso de inteligência artificial. A solução permite que diversos projetos sejam disponibilizados aos colaboradores, que acessam no melhor horário, pelo computador ou celular. "Com este formato, cada um faz as aulas conforme seu tempo, no seu ritmo, em qualquer horário e local, conseguimos respeitar essa individualidade", afirma Alice Pires, analista de RH da cooperativa.

Atualmente, a Unimed Fortaleza realiza cursos de aperfeiçoamento nas áreas de enfermagem, segurança do trabalho, compliance e cultura, além de treinamentos obrigatórios como a brigada de incêndio e integração de novos colaboradores. Com a pandemia, eventos, como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), também integraram a plataforma. Hoje, já são mais de 11,9 mil acessos às experiências imersivas.

"Quando chegou a pandemia, os treinamentos realizados pela Sábios se tornaram uma necessidade e ganharam força. Entre janeiro e maio de 2021, foram 3 mil horas de desenvolvimento realizadas, ou seja, também conseguimos aumentar o alcance, com mais pessoas impactadas e um menor esforço, e pudemos observar um maior engajamento, aprendizado e ganho na produtividade", afirma Alice.

Tecnologia ajuda na retenção do aprendizado

A plataforma Sábios possui uma metodologia baseada em neurociência, fazendo com que o ensino imersivo envolva e motive a pessoa a superar desafios. "Diferente dos treinamentos tradicionais que trabalham apenas com o repasse de conteúdo, o aprendizado imersivo faz com que o aluno vivencie a experiência na prática em um ambiente virtual que simula a vida real e estimula o aprendizado, facilitando a retenção do conteúdo", explica Demetrius Lima, CEO e cofundador da edtech.

"O fato de ser um treinamento gamificado torna o processo mais leve e a plataforma também é muito intuitiva. O colaborador consegue prestar mais atenção, ele comanda o tempo dele, a gente vê essa evolução no aprendizado", acrescenta Alice.

Apesar de os cursos serem feitos a distância, a cooperativa consegue avaliar a evolução de cada colaborador por meio dos índices mapeados na ferramenta, que utiliza inteligência artificial. A solução permite avaliar os resultados, identificar e recomendar o que cada pessoa precisa fazer para melhorar sua performance.

"Com o treinamento presencial até conseguimos fazer uma prova, aplicar um teste para ver o quanto a pessoa aprendeu, mas isso era complicado porque o colaborador já passava horas no treinamento, era muito cansativo. Agora, isso é muito natural, eu consigo ver o quanto as pessoas estão aprendendo e comparar o quanto ela absorveu daquele tema", explica Alice.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!