Pular para o conteúdo principal

ZPE Ceará supera 5 milhões de toneladas movimentadas em 2021

 

Com operação ininterrupta 24 horas por dia, sete dias por semana, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, a ZPE Ceará, única Zona de Processamento de Exportação atualmente em atividade no Brasil, superou, no último mês de maio, a marca de 5 milhões de toneladas (t) de cargas movimentadas em 2021. Ao todo, 5.135.509 t passaram pelos gates da companhia no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, uma alta de 15,3% ante o mesmo período de 2020.

Somente em maio, 995.755 t foram movimentadas na ZPE cearense, um crescimento de 25,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Neste período, inclusive, a movimentação de placas de aço produzidas pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que é considerada a principal mercadoria processada nas dependências da ZPE Ceará, atingiu 235.134 t, o que representa um avanço de 18,2% ante o número registrado em maio de 2020.

Além das placas de aço, a ZPE Ceará também apresentou alta na movimentação de minério de ferro e de carvão mineral, importantes insumos que chegam à companhia via Porto do Pecém e são utilizados pelas empresas instaladas para a produção local. No caso do minério de ferro, 340.365 t foram movimentadas em maio, aumento de 45,8% na comparação com o mesmo mês de 2020; já o carvão foi responsável por 217.224 t, um avanço de 19,4% no mesmo período.

“Registramos crescimento na movimentação de cargas em todos os cinco meses deste ano, na comparação com os respectivos meses de 2020. Isso mostra que, após um ano atípico e com diversos obstáculos a superar, temos conseguido, com muito trabalho e esforço, recuperar nosso ritmo de produção. A pandemia não acabou e sabemos que os desafios logísticos continuam, mas nossa meta é seguir avançando”, diz a diretora de operação da ZPE Ceará, Andréa Freitas.

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2021, a ZPE Ceará já movimentou 1,14 milhão de toneladas de placas de aço, assim como 1,89 milhão de toneladas de minério de ferro e outras 969 mil t de carvão mineral, totalizando mais de 4 milhões de toneladas somente entre essas três principais cargas.

Exportações e importações

Entre os principais destinos das mercadorias produzidas pela ZPE Ceará em 2021, o maior destaque foram os Estados Unidos, com 586.609 t. No mesmo período, Canadá, com 69.749 t, e Bélgica, com 22.609 t, também receberam itens processados na empresa. No ano, as exportações atingiram 678.968 t.

No que diz respeito às importações registradas de janeiro a maio deste ano, os principais países de origem foram Estados Unidos, com 741.537 t, Rússia, com 307.968 t, e Coréia do Sul, responsável por 6.233 t. Ao todo, 1.060.164 t chegaram de outros países para serem processadas na área da ZPE Ceará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!