Pular para o conteúdo principal

Canal FDR celebra 14 anos com programação educativa

 

A emissora educativa da Fundação Demócrito Rocha foca também na promoção da cultura cearense. Para celebrar a data, haverá exibição de curtas cearenses além do sorteio de obras e de assinatura do O POVO+

O Canal FDR chega aos 14 anos na próxima sexta-feira, 9 de julho, com uma programação focada na educação para a transformação das pessoas e da sociedade. A emissora de televisão, que pertence à Fundação Demócrito Rocha, passou por várias transformações desde 2007, quando foi lançada.

É parceira do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, desde dezembro de 2017. A aliança entre educação e comunicação se torna mais forte.

Dentro da programação de aniversário do Canal FDR, o programa Mais Telas, voltado à exibição de filmes nacionais, exibirá quatro curtas metragens cearenses: “Abissal”, “Botes Bastardos”, “Céu Limpo” e “Distante”.

Também como celebração, o Canal FDR sorteará um conjunto colecionável com CD e DVD da obra “Padre Cícero: o filme” + um ano de assinatura gratuita na plataforma POVO+. Para concorrer, basta seguir o perfil da FDR no Instagram (@fundacaodemocritorocha), curtir a foto oficial e marcar três amigos nos comentários até o meio-dia da sexta-feira, 9.

História
O jornalismo era o mote da produção de conteúdo da emissora nos anos iniciais no ar, quando ainda era TV O POVO e transmitia o sinal da TV Cultura, de São Paulo.

Hoje, a promoção da educação e da cultura é predominante em toda a programação do Canal FDR. “Nosso objetivo é continuar neste ritmo: reforçar a parceria com o Canal Futura, com a Fundação Roberto Marinho; fortalecer essa proposta comum de educação e cultura; fortalecer a produção independente e toda essa cadeia do audiovisual no Ceará”, comenta Marcos Tardin, gerente-geral da Fundação Demócrito Rocha.

Cursos de extensão gratuitos e videoaulas, além de conteúdo voltado à preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), compõem grande parte da programação do Canal FDR. Cursos de HQ em sala de aula, proteção social, formação de mediadores de patrimônio, de mediadores de educação e enfrentamento à violência contra a mulher são alguns dos temas abordados nos 11 cursos de extensão do ano passado.

Para o gerente do Canal FDR, Chico Marinho, o diálogo com o Canal FDR tem sido satisfatório. “No Canal FDR, nós não abandonamos por completo o jornalismo — nós transformamos. Nossas produções têm um caráter de jornalismo educativo”, assegura. Chico ressalta que, em breve, uma mostra de cinema estará na programação.

Canal FDR
Transmissão por sinal digital aberto: canal 48.1
Transmissão por sinal fechado: Multiplay (23), Net (24) e Brisanet (138).


LOGO FDR - O CANAL DA EDUCACAO.png
Programação de aniversário do Canal FDR
- Mais Telas, às 16 horas
Exibição de 4 curtas metragens cearenses:
“Abissal” (Documentário. 17 minutos. 2016). Direção: Arthur Leite
“Botes Bastardos” (Documentário. 15 minutos. 2016). Direção: Pedro Cela
“Céu Limpo” (Documentário. 15 minutos. 2009). Direção: Marcley de Aquino e Duarte Dias
“Distante” (Ficção. 7 minutos. 2015). Direção: Arthur Gadelha

- Claquete, às 18 horas
O Programa Claquete é um espaço para a promoção e debate sobre o audiovisual brasileiro. Nesta edição, Arthur Gadelha entrevista a equipe de “Guerra sem Fim”, série de três episódios que investiga a ação, formação e operação das facções criminosas no Ceará. Direção: Demitri Túlio e Cinthia Medeiros.

- Sorteio: obras + 1 ano de OP+
Sorteio de um conjunto colecionável com CD e DVD da obra “Padre Cícero: o filme” + um ano de assinatura gratuita na plataforma O POVO+.
Para concorrer, basta seguir o perfil da FDR no Instagram (@fundacaodemocritorocha), curtir a foto oficial e marcar três amigos nos comentários até o meio-dia da sexta-feira, 9.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.