Pular para o conteúdo principal

Cinco horas após crime, Forças de Segurança capturam três suspeitos envolvidos na morte de PM em Beberibe

 

Durante a ação, o homem apontado como o autor dos disparos que vitimaram o profissional de segurança
foi a óbito após trocar tiros com o Bepi da PMCE 

Cerca de cinco horas depois, uma ação que contou com o emprego de todo o aparato das Forças de Segurança do Estado resultou nas capturas de três suspeitos de participação direta e indireta na morte do soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Thiago Araújo do Nascimento (26). Durante a ofensiva, três armas de fogo, entre elas, a pistola subtraída do profissional de segurança, foram apreendidas. O autor dos disparos que atingiram o PM trocou tiros com uma equipe policial e foi lesionado. Ele chegou a ser socorrido, mas foi a óbito.

As informações sobre todo o trabalho policial foram divulgadas em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (14), com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; do secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio; do coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira; do delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Sérgio Pereira; do comandante do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), tenente-coronel Sinval Sampaio; e do diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Harley Filho.

O crime ocorreu dentro de um coletivo na cidade de Beberibe, na Área Integrada de Segurança (AIS 18) do Ceará, mas as capturas ocorreram na cidade de Aracati (AIS 18). O primeiro a ser localizado foi o suspeito identificado como Francisco Wesley da Silva, 22 anos, que já acumula passagens pela Polícia por tráfico de drogas e roubo. Ele estava em frente a um imóvel, no bairro Conjunto Prourb, em Aracati. Na abordagem, ele alegou que não havia participado da ação criminosa, mas que estava com um revólver calibre 38 utilizado no crime. O objeto foi encontrado enterrado nos fundos da casa do suspeito. Além da arma, foi encontrada uma bolsa contendo 372 gramas de maconha, 138 gramas de crack e 86 gramas de cocaína. Após a captura de Wesley, os profissionais de segurança foram até a casa de Luan da Silva Teobaldo, 23 anos, no bairro Conjunto Tabajara.

Luan, que já responde por tráfico de drogas, confessou que havia guardado a arma de fogo subtraída da vítima e apontou o local, no forro de um quarto. A pistola calibre .40 da Polícia Militar do Ceará (PMCE) continha seis cartuchos não deflagrados e estava enrolada em uma camisa. O celular da vítima também foi encontrado dentro de um fogão. O terceiro a ser localizado foi um adolescente de 15 anos, que participou diretamente do crime. Ele atuou junto de João Luiz da Silva Oliveira, 18 anos, que foi o suspeito de ser o autor dos disparos que vitimaram o PM. Durante um cerco policial realizado pelo Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) do CPChoque da PMCE ao imóvel de João Luiz, o suspeito tentou empreender fuga pulando os muros de casas próximas e chegou a fazer um adolescente refém. No entanto, a vítima conseguiu se desvencilhar e o suspeito efetuou disparos contra os policiais militares especializados.

João Luiz foi a óbito e, com ele, foi apreendido um revólver calibre 38, com duas munições intactas e quatro deflagradas. Ele foi socorrido, mas foi a óbito no hospital. Os três capturados foram encaminhados à Delegacia Metropolitana de Cascavel da PC-CE, onde um inquérito policial e um ato infracional foram lavrados. Wesley e Luan foram autuados em flagrante por favorecimento real, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Em desfavor do adolescente foi lavrado o ato infracional análogo ao crime de homicídio com o agravante em razão de ter como vítima um profissional de segurança, uma vez que as oitivas indicaram que o crime ocorreu em razão dos suspeitos terem reconhecido o soldado Thiago como policial militar.

Equipes empregadas

O trabalho policial visando a localização dos envolvidos foi realizado por equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) do 15º Batalhão, do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), por meio do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), e da Assessoria de Inteligência (Asint) da PMCE; da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e de policiais civis da 11ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga crimes contra à vida de profissionais de segurança pública, e da Delegacia Metropolitana de Cascavel. As buscas contaram ainda com o apoio de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!