Pular para o conteúdo principal

Cinema do Dragão traz a crítica Maria Caú para ministrar aula nesta quinta-feira (22)

 

Aula aberta fará introdução ao conceito de filme-ensaio, ao vivo, no YouTube do Dragão.

Além de ações de difusão, o Cinema do Dragão, equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza também ações que promovem o debate e o pensamento crítico. Na próxima quinta-feira (22), o Cinema dá início a uma série de aulas abertas gratuitas voltadas para ampliação de repertório em cultura fílmica, que serão realizadas uma vez por mês. Abrindo o ciclo, a professora, pesquisadora e crítica de cinema Maria Caú ministrará a “O espaço no Filme-Ensaio”, formação que será ministrada ao vivo no Youtube do Dragão, a partir das 19h30.

Com caráter introdutório, a aula será destinada a interessados em conhecer o conceito de filme-ensaio, como a categoria surge no ambiente cinematográfico e as suas principais possibilidades no espaço do cinema contemporâneo.

O ensaio, gênero de escritura batizado pelo filósofo Michel Montaigne no século XVI, é definido como uma categoria que transita entre a ciência e a arte, na qual o ponto de vista e a experiência viva do autor se sobrepõem ao apego a conceitos fixos e uma metodologia pré-definida. Trata-se de uma forma que se molda a seu objeto, que abole a rigidez dos métodos tradicionais em busca do pulsar da experiência e do questionamento, sempre em aberto.

Sobre a convidada

Maria Caú é professora, pesquisadora e crítica de cinema filiada à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Formada em Cinema pela UFF e Doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ, com pesquisa sobre as inter-relações entre o cinema e a literatura. É autora do livro Olhar o mar: Woody Allen e Philip Roth — a exigência da morte (Editora Verve, 2015). Atualmente, coordena, ao lado de Carolina Amaral e Marcel Vieira, o seminário temático Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual na Socine.

Serviço:

Cinema do Dragão apresenta “Aula de Filme-Ensaio”, com Maria Caú

Data: 22 de julho (quinta-feira)
Horário: 19h30

Exibição: YouTube do Dragão

Acesso livre e gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.