Secas-Relâmpago Ph.D. Nizomar Falcão Engenheiro Agrônomo - Ematerce Um dos grandes desafios para os agricultores familiares do semiárido, com as mudanças climáticas, é o aumento da intensidade de eventos conhecidos como “Secas-Relâmpago” ou veranicos. O impacto das secas-relâmpago (flash droughts) na agricultura familiar do semiárido é severo e representa uma ameaça de alta intensidade à produção de alimentos e à resiliência das comunidades rurais. Diferente das secas convencionais, que se instala lentamente, secas-relâmpago ocorre, repentinamente, pegando os produtores desprevenidos e colapsando as culturas em desenvolvimento. O mecanismo e o dano das Secas-Relâmpago se caracterizam pela combinação rápida de déficit de precipitação com aumento súbito e intenso das temperaturas e baixa umidade do ar. O dano mais crítico ocorre na agricultura de sequeiro (dependente da chuva), que é o pilar da subsistência da agricultura familiar em várias dimensões: (a) Destruição das Culturas na...
Ceará lutou até o último instante e derrotou o Athletico Paranaense, na Arena Castelão. Com gol de Wendson, aos 52 minutos do segundo tempo, o Vozão venceu por 1 a 0 e subiu para a sexta posição na tabela de classificação.
O jogo começou com as duas equipes se estudando bastante e sem dar espaço para criação de jogadas de ambos os lados. O Ceará, com Vina de volta a equipe titular, procurava encontrar soluções para furar o bloqueio defensivo imposto pelo Athletico Paranaense.
A primeira chance clara de gol para o Alvinegro veio aos 36 minutos. Rick recebeu um bom passe de Messias e arrancou do meio-campo, driblou três adversários e finalizou para a boa defesa do goleiro Bento. Na sequência, aos 38 minutos, após bola levantada na área, o atacante Cléber chutou firme, e novamente o arqueiro paranaense fez uma linda defesa, mantendo o empate no marcador.
Na volta do intervalo, o Vozão voltou com tudo pressionando o Atheltico. Logo aos 45 segundos, em jogada individual, Cléber acertou um bel chute de fora da área, mas a bola acabou explodindo na trave adversária. O Alvinegro chegou com perigo novamente aos 18 minutos, com Vina, que finalizou com perigo ao lado do gol de Bento.
Daí em diante o Vozão continuou buscando o gol e conseguiu já no final da partida. Após cobrança de escanteio, e desvio do zagueiro Messias, o atacante Wendson tocou de esquerda para o gol e deu a vitória ao Mais Querido.
O Ceará se reapresenta na tarde da próxima terça-feira, 20/07, iniciando a preparação para o jogo contra o Sport, válido pela 13ª rodada, que acontece no domingo, 25/07, às 20h30, na Ilha do Retiro, em Recife.
Abreu Neto - Departamento de Comunicação CSC
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.