Pular para o conteúdo principal

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro Taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre anterior, diz IBGE

  A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, ficou em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano. A taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre imediatamente anterior (encerrado em novembro de 2023). Por outro lado, ficou abaixo dos 8,6% do trimestre findo em fevereiro do ano passado.  Pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população desocupada ficou em 8,5 milhões, alta de 4,1% na comparação trimestral (ou seja, com novembro de 2023) e queda de 7,5% na comparação anual (ou seja, com fevereiro do ano passado). A população ocupada (100,25 milhões) manteve-se estatisticamente estável no trimestre, mas cresceu 2,2% no ano. Edição: Maria Claudia

Com novo decreto, comércio de rua e shoppings têm horário de funcionamento ampliado

 

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou no início da tarde desta sexta-feira (9), por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais, a atualização do decreto estadual com medidas de combate à Covid-19. Entre as novidades, a ampliação do horário do comércio de rua e de shopping. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

Camilo informou que o cenário geral segue melhorando, mas que as palavras-chave neste momento são prudência, prevenção e precaução. Até que a vacinação chegue a todos, o cuidado tem de seguir nesta pandemia. As principais mudanças nesse novo decreto, de acordo com o comitê, são:

– Comércio de rua está autorizado a partir das 9h
– Comércio de shopping passa a funcionar a partir das 10h

O toque de recolher continua a partir das 23 horas, para todos os dias. O novo decreto estadual terá validade de 12 a 25 de julho.

Testes em viajantes

“Até vacinarmos todos temos de ter muito cuidado nesta pandemia. Estamos preocupados com algumas áreas de entrada de pessoas no Estado, e a porta principal é o aeroporto internacional. Por isso, em parceria com Anvisa, Fraport, MPF e MPE, estamos mantendo esse controle sanitário em que estamos fazendo testagens por amostragem de todos os voos que chegam na Capital Cearense. Isso é muito importante para ter indicadores para nortear como está a pandemia no Ceará. Com ações desse nível vamos conseguir proteger os irmãos e irmãs cearenses”, apontou Camilo, que lembrou que a Casa de Cuidados do Ceará para reabilitação humanizada pós-Covid segue recebendo pacientes.

Dr. Cabeto também falou sobre a importância do controle de viajantes: “Em acordo com a Anvisa, estamos fazendo a barreira sanitária. Em breve estaremos apresentando à população uma área de testagem dentro do aeroporto com o intuito de fazer o rastreamento para não se ampliar a contaminação e se evitar pequenos surtos”.

Números da pandemia

Dr. Cabeto apontou os principais números da pandemia no Ceará, avaliando comparativos entre a primeira e a segunda onda, assim como o acompanhamento das semanas epidemiológicas no Estado. Ressaltou os números estáveis em tendência de queda, ainda alertando a necessidde de manter os cuidados, usando máscara, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento social.

“Os números mostram que a taxa de positividade no Ceará está na casa de 21%, enquanto a taxa dos exames para detectar o Covid-19 em Fortaleza está em 10%. Além disso, temos uma queda na taxa de transmissão, que está abaixo de 1, com Fortaleza caindo de 0,89 para 0,87 e nas outras macrorregiões, quedas similares ou taxa se mantendo igual. Nos dados assistenciais das UPAs, foi reduzido o número de pacientes com síndrome gripal e a maioria dos atendimentos tem formas leves, o que significa ou efeito da vacinação ou infecção por outros vírus que não o coronavírus”, listou o titular da pasta da Saúde no Estado.

Sucesso do Elmo

“O Ceará está entre as maiores experiências do mundo com o uso do Elmo, o capacete respirador criador no nosso Estado, isso é inovação acontecendo em tempos de pandemia. Estamos registrando o caso do Hospital Leonardo Da Vinci, publicando, documentando de forma científica, com mais de 3 mil casos, com resultados muito positivos”, ressaltou Dr.Cabeto.

Vacinômetro e Vacinas

“Continuamos fazendo todo o esforço para levar a vacina para todos os cearenses, e da forma mais rápida possível. Entre quinta e sexta-feira recebemos dois novos lotes de imunizantes, com 69.030 doses da Pfizer/BioNTech e outras 32.600 doses da CoronaVac/Butantan, totalizando 101.630 doses de vacinas contra a Covid-19 que serão destinadas à imunização da população geral por idade”, frisou Camilo Santana, que registrou também que vacina russa Sputinik V deverá chegar ao Ceará ainda no mês de julho.

O Ceará aplicou 4.764.183 doses de vacinas contra a Covid-19, segundo dados do Vacinômetro, registrados até às 17 horas de 8 de julho. Com isso, 1.170.049 cearenses já completaram a imunização com duas doses, e 98.398 com a dose única da Janssen. A primeira dose teve 3.495.736 aplicações.

Ações de apoio às famílias cearenses

O governador também listou ações desenvolvidas para mitigar a crise causada pela pandemia, principalmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social, com investimento que ultrapassa o R$ 1 bilhão, e relembrando que muitos cearenses foram beneficiados essas ações, como o pagamento da água e luz, a distribuição do vale-gás e o pagamento de auxílio emergencial para trabalhadores dos setores de eventos, cultura e alimentação fora do lar. “Mais de 3 milhões de cearenses foram beneficiados durante a pandemia, e continuamos com parte dessas medidas ainda em execução. Poucos estados têm investido da forma como temos investido na população mais vulnerável”, complementou Camilo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.