Pular para o conteúdo principal

Com novo decreto, comércio de rua e shoppings têm horário de funcionamento ampliado

 

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou no início da tarde desta sexta-feira (9), por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais, a atualização do decreto estadual com medidas de combate à Covid-19. Entre as novidades, a ampliação do horário do comércio de rua e de shopping. Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

Camilo informou que o cenário geral segue melhorando, mas que as palavras-chave neste momento são prudência, prevenção e precaução. Até que a vacinação chegue a todos, o cuidado tem de seguir nesta pandemia. As principais mudanças nesse novo decreto, de acordo com o comitê, são:

– Comércio de rua está autorizado a partir das 9h
– Comércio de shopping passa a funcionar a partir das 10h

O toque de recolher continua a partir das 23 horas, para todos os dias. O novo decreto estadual terá validade de 12 a 25 de julho.

Testes em viajantes

“Até vacinarmos todos temos de ter muito cuidado nesta pandemia. Estamos preocupados com algumas áreas de entrada de pessoas no Estado, e a porta principal é o aeroporto internacional. Por isso, em parceria com Anvisa, Fraport, MPF e MPE, estamos mantendo esse controle sanitário em que estamos fazendo testagens por amostragem de todos os voos que chegam na Capital Cearense. Isso é muito importante para ter indicadores para nortear como está a pandemia no Ceará. Com ações desse nível vamos conseguir proteger os irmãos e irmãs cearenses”, apontou Camilo, que lembrou que a Casa de Cuidados do Ceará para reabilitação humanizada pós-Covid segue recebendo pacientes.

Dr. Cabeto também falou sobre a importância do controle de viajantes: “Em acordo com a Anvisa, estamos fazendo a barreira sanitária. Em breve estaremos apresentando à população uma área de testagem dentro do aeroporto com o intuito de fazer o rastreamento para não se ampliar a contaminação e se evitar pequenos surtos”.

Números da pandemia

Dr. Cabeto apontou os principais números da pandemia no Ceará, avaliando comparativos entre a primeira e a segunda onda, assim como o acompanhamento das semanas epidemiológicas no Estado. Ressaltou os números estáveis em tendência de queda, ainda alertando a necessidde de manter os cuidados, usando máscara, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento social.

“Os números mostram que a taxa de positividade no Ceará está na casa de 21%, enquanto a taxa dos exames para detectar o Covid-19 em Fortaleza está em 10%. Além disso, temos uma queda na taxa de transmissão, que está abaixo de 1, com Fortaleza caindo de 0,89 para 0,87 e nas outras macrorregiões, quedas similares ou taxa se mantendo igual. Nos dados assistenciais das UPAs, foi reduzido o número de pacientes com síndrome gripal e a maioria dos atendimentos tem formas leves, o que significa ou efeito da vacinação ou infecção por outros vírus que não o coronavírus”, listou o titular da pasta da Saúde no Estado.

Sucesso do Elmo

“O Ceará está entre as maiores experiências do mundo com o uso do Elmo, o capacete respirador criador no nosso Estado, isso é inovação acontecendo em tempos de pandemia. Estamos registrando o caso do Hospital Leonardo Da Vinci, publicando, documentando de forma científica, com mais de 3 mil casos, com resultados muito positivos”, ressaltou Dr.Cabeto.

Vacinômetro e Vacinas

“Continuamos fazendo todo o esforço para levar a vacina para todos os cearenses, e da forma mais rápida possível. Entre quinta e sexta-feira recebemos dois novos lotes de imunizantes, com 69.030 doses da Pfizer/BioNTech e outras 32.600 doses da CoronaVac/Butantan, totalizando 101.630 doses de vacinas contra a Covid-19 que serão destinadas à imunização da população geral por idade”, frisou Camilo Santana, que registrou também que vacina russa Sputinik V deverá chegar ao Ceará ainda no mês de julho.

O Ceará aplicou 4.764.183 doses de vacinas contra a Covid-19, segundo dados do Vacinômetro, registrados até às 17 horas de 8 de julho. Com isso, 1.170.049 cearenses já completaram a imunização com duas doses, e 98.398 com a dose única da Janssen. A primeira dose teve 3.495.736 aplicações.

Ações de apoio às famílias cearenses

O governador também listou ações desenvolvidas para mitigar a crise causada pela pandemia, principalmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social, com investimento que ultrapassa o R$ 1 bilhão, e relembrando que muitos cearenses foram beneficiados essas ações, como o pagamento da água e luz, a distribuição do vale-gás e o pagamento de auxílio emergencial para trabalhadores dos setores de eventos, cultura e alimentação fora do lar. “Mais de 3 milhões de cearenses foram beneficiados durante a pandemia, e continuamos com parte dessas medidas ainda em execução. Poucos estados têm investido da forma como temos investido na população mais vulnerável”, complementou Camilo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!