Pular para o conteúdo principal

Como lidar com o luto?

 

Clube Tanato reflete sobre o tema e indica filmes que contribuem com este processo

 

A perda de um familiar ou de uma pessoa querida é algo que influencia diretamente nos nossos sentimentos. Não importa se é a primeira vez ou se já aconteceu anteriormente, são dores e questionamentos diferentes.

 

O luto é um processo natural da vida pelo qual todos passam e conhecê-lo é necessário para saber atravessar esse período de forma saudável. Aprender a lidar com o que sentimos é a única forma de seguir em frente.

 

Algo que pode ajudar é buscar perspectivas nas experiências de outras pessoas e uma excelente forma de fazer isso é assistindo a filmes que abordam a temática da perda e luto. Por isso, o Memorial Funeral Home, por meio do projeto Clube Tanato, separou um top-5 de longas que podem ajudar nesse momento.

 

“Os filmes falam tanto através de nós como por nós. Trazem ilustrações, imagens e diálogos que facilmente conseguem nos descrever e personagens nos quais nos identificamos. Os filmes nos emprestam a voz, o rosto e a cena de várias situações da vida  e com eles podemos dar à consciência acesso mais fácil aos nossos próprios sentimentos”, explica Cristina de Oliveira, embaixadora do Clube Tanato.

 

1. Sete Minutos Depois da Meia-Noite (2016)

Conor é um garoto de 13 anos de idade, com muitos problemas na vida. Seu pai é muito ausente, a mãe sofre um câncer em fase terminal, a avó é uma megera, e ele é maltratado na escola pelos colegas. No entanto, todas as noites Conor tem o mesmo sonho, com uma gigantesca árvore que decide contar histórias para ele, em troca de escutar as histórias do garoto. Embora as conversas com a árvore tenham consequências negativas na vida real, elas ajudam Conor a escapar das dificuldades através do mundo da fantasia.

 

 2. Um Olhar do Paraíso (2009)

Susie Salmon está voltando para casa quando é assassinada por George Harvey, um vizinho que mora sozinho. Os pais de Susie, Jack e Abigail, inicialmente se recusam a acreditar na morte da filha. Em meio às investigações, a polícia conversa com George mas não o coloca entre os suspeitos, mas a família passa a desconfiar dele. Susie, que agora está em um local entre o paraíso e o inferno, observa a situação e lida com o sentimento de vingança e a vontade de ajudar sua família a superar sua morte.

 

3. Beleza Oculta (2016)

Howard Inlet (Will Smith) é um publicitário nova-iorquino que levava uma vida perfeita, até o dia em que sua filha morre. Após essa tragédia pessoal, Howard entra em depressão e passa a escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor, algo que começa a preocupar seus amigos e colegas de trabalho.

 

4. PS: Eu Te Amo (2007)

Holly Kennedy (Hilary Swank) é casada com Gerry (Gerard Butler), um engraçado irlandês por quem é completamente apaixonada. Quando Gerry morre, a vida de Holly também acaba. Em profunda depressão, ela descobre com surpresa que o marido deixou diversas cartas que buscam guiá-la no caminho da recuperação.

 

5. Up! Altas Aventuras (2009)

O vendedor de balões Carl Fredricksen é um vendedor de balões. Por circunstâncias alheias à sua vontade, o senhor de 78 anos está prestes a perder a casa onde morou com sua falecida esposa Ellie. Mas ele tem um plano: fugir dos Estados Unidos para a Venezuela com sua casa! Mas como? Ora, enchendo-a de balões!  Nessa jornada, embarca junto o jovem Russel, de 8 anos.

 

Sobre o Clube Tanato

O Clube Tanato é um projeto de iniciativa do Memorial Funeral Home e tem o intuito de falar abertamente sobre a vida, a morte e o morrer de uma forma leve e livre de tabus, ajudando as pessoas a ressignificarem o olhar sobre a consciência da finitude.

Memorial Funeral Home

O Memorial Funeral Home oferece atendimento funerário humanizado e especializado em um dos momentos mais difíceis: a perda de entes queridos. Diante das dificuldades que os familiares enfrentam, se propõe a atender com empatia, dignidade e honestidade, com objetivo de aliviar as dores de parentes e amigos.

Ao longo dos anos, o Memorial tem como missão diminuir todo e qualquer transtorno decorrente da perda, desenvolvendo um serviço de qualidade, com profissionais habilitados e comprometidos, proporcionando acolhida a todos os clientes que buscam o serviço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.