Pular para o conteúdo principal

Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista Copa do Nordeste tem definição dos classificados para as quartas

  Santos derrotou o Bragantino por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (27) em Itaquera, para garantir a classificação para a final do Campeonato Paulista. Desta forma o Peixe retorna a uma decisão de estadual após um hiato de oito anos. Agora o time da Vila Belmiro aguarda a outra semifinal para conhecer o seu adversário na final do Paulista. Palmeiras e Novorizontino jogam pela outra vaga na decisão a partir das 21h35 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (28) no Allianz Parque. A vitória do Santos foi construída com gols de Giuliano, Guilherme e Joaquim, enquanto Eduardo Sasha marcou o gol de honra do Massa Bruta. Quartas da Copa do Nordeste A noite desta quarta-feira também foi de definição das oito equipes classificadas para as quartas de final da Copa do Nordeste. Pelo Grupo A avançaram o Sport (após vitória de 3 a 0 sobre o Juazeirense), o CRB (que bateu o Altos por 2 a 0), o Botafogo-PB (que goleou o Bahia por 4 a 0) e o Ceará (que superou o Itabaiana por 2 a 1). Já no G

Curta do Ceará participa do Olhar Periférico

 

Olhar Periférico Festival de Cinema traz um Raio X das periferias brasileiras

Foram selecionados 33 filmes de curtas-metragens de diversos Estados brasileiros que serão exibidos gratuitamente

"Mãe solo": documentário conta a história de mulheres, mães, pretas, moradoras de comunidades em Salvador, Bahia. Foto divulgação.

De 2 a 15 de agosto acontece o Olhar Periférico Festival de Cinema que irá exibir de forma online 33 curtas-metragens de diversos Estados brasileiros. 

O Festival retrata universos de jovens ou não, mulheres e LGBTQI+ que moram nas periferias brasileiras.  Os curtas foram selecionados entre mais de 500 inscritos. O Festival também contará com mesas com a participação dos realizadores sobre o processo criativo dos filmes. As mostras serão transmitidas gratuitamente na plataforma #culturaemcasa https://culturaemcasa.com.br/.

Em diversos gêneros (documentário, ficção, animação) os 33 curtas-metragens do Olhar Periférico Festival de Cinema estão divididos em quatro mostras competitivas nas categorias: Mostra Olhar FemininoMostra Olhar Diversidade, Mostra Olhar Jovem e Mostra Todos os Olhares, com curtas-metragens dirigidos respectivamente por mulheres, LGBTQIA+, jovens de até 29 anos e adultos. Todos retratando as diferentes realidades da vida nas periferias do Brasil.

Grito de esperança

De acordo com o diretor Eduardo Santana, o Olhar Periférico surge como um novo festival de cinema para ampliar o acesso aos jovens e aos cineastas das periferias de todo o Brasil, além de valorizar as iniciativas comunitárias periféricas que representem a diversidade dos territórios.

 “O diferencial é justamente exibir nesta estreia 33 produções de curtas-metragens das 503 inscrições de todas as regiões e que muitas vezes não tem espaços para exibição, um grito de esperança e também de liberdade aos realizadores. Contamos ainda com uma mostra especial com exibição de 8 longas-metragens premiados produzidos nos últimos anos que retratam as periferias e um sarau que foi realizado 100% online com artistas de vários locais”.

 

DESTINOS AMBÍGUOS (Experimental, 2’, Cor, 2020, Livre, Cearál)  Direção e Roteiro: Wescley Braga

Mais de 500 inscritos

Para escolher os 33 curtas-metragens que participam do Olhar Periférico Festival de Cinema, foi preciso uma equipe de feras. Os curadores Ana Paula Nogueira (Olhar Feminino), Kamilla Medeiros (Olhar Jovem), Jhonatan Bào (Olhar Diversidade) e Queops Negronski (Todos os Olhares) tiveram a difícil missão de selecionar os 33 curtas-metragens entre os 503 filmes inscritos no Festival.

“Os olhares periféricos não se limitaram a mostrar vielas, morros e histórias de superação, foram além desses "clichês”. Antes de tudo, mostram a capacidade dos realizadores em ir além do registo documental das comunidades onde vivem, dando espaço também para bem contadas ficções”, salienta  o curador Queops Negronski.

Realidade brasileira

O Festival vai mostrar a periferia de todas as regiões do território nacional pelo olhar de cineastas que moram ou atuam nesse contexto social e conhecem de perto essa realidade, democratizando a sétima arte e revelando talentos.

Muitos assuntos tratados nos filmes são comuns das periferias de todo o Brasil como racismo, preconceito, intolerância religiosa, aliciamento de jovens, a luta de mães para criar sozinhas seus filhos, a luta LGBTQIA+ que moram na periferia, entre outros.  Além de cenários, cultura e religiosidades típicas de diferentes estados brasileiros como, por exemplo, a Festa D’Ajuda, Patrimônio Imaterial da Bahia.

Estão representadas obras audiovisuais dos estados da Bahia, Goiás, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, Pará, Sergipe e Santa Catarina.

Premiação

O resultado da premiação será postado nas redes sociais do Festival, no sábado, dia 14/08.

O melhor filme do Festival será escolhido por um júri técnico composto por cinco profissionais do audiovisual. Entre eles Cristina Amaral (uma das mais importantes montadoras do cinema brasileiro), Monica Trigo (diretora de festivais e presidente da FANTLATAM - Aliança Latino Americana de Festivais de Cine Fantástico), o cineasta Matheus Rufino, o ator Francisco Gaspar (ganhador do Kikito em 2007) e a gestora cultural Paula Ferreira.

O filme vencedor ganhará o Troféu Olhar Periférico.

 

Mostra Cult

Leandro Firmino fala sobre o personagem Zé pequeno no longa Cidade de Deus – 10 anos Depois. Foto divulgação.

O Olhar Periférico Festival de Cinema também contará com a Mostra Cult, com oito longas-metragens convidados. A mostra faz um recorte das principais produções brasileiras das periferias nos últimos anos.

Entres elas Cidade de Deus – 10 anos Depois (Cavi Borges e Luciano Vidiga), o documentário resgata os dez anos passados desde o lançamento de Cidade de Deus (2002), longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund que recebeu quatro indicações ao Oscar. Também mostra as transformações vividas pelos atores do longa na última década. Mas é preciso ficar atento, os premiados longas-metragens dessa mostra  só ficarão disponíveis por 24h  ou 48h na  plataforma #culturaemcasa – (Confira abaixo a programação para não perder nenhum).

A curadoria dessa Mostra Cult ficou com Filippo Pitanga, crítico de cinema, curador e júri de inúmeros festivais internacionais.

Olhar Periférico Festival de Cinema é uma realização da Fly Cow Produções por meio da Lei Aldir Blanc e com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal e apoio da Amigos da Arte – Organização Social de Cultura.

 Serviço:

Olhar Periférico Festival de Cinema 

Data:  2 a 15 de agosto - 19h e 20h

Plataforma #culturaemcasa - https://culturaemcasa.com.br/

Premiação: dia 14/08, nas redes sociais do Festival

Gratuito

Site: https://www.olharperifericofestival.com/ 

Instagram: @olharperifericofestival

Facebook: https://www.facebook.com/olharperifericofestivaldecinema

 

Programação:

02/08 às 19h – Mostra Todos os Olhares

02/08 às 20h -  Mostra Cult - Amor Plástico e Barulho (24 horas)

03/08 às 19h – Mostra Olhar Feminino

03/08 às 20h - Mostra Cult - Parque Oeste (48h)

04/08 às 19h – Mostra Olhar Jovem

05/08 às 19h – Mostra Olhar Diversidade

05/08 às 20h - Mostra Cult - Café com Canela (48h)

07/08 às 20h - Mostra Cult - Cidade de Deus, 10 anos Depois (48h)

09/08 às 20h - Mostra Cult - Os Pobres Diabos (48h)

11/08 às 20h - Mostra Cult -Filme de Aborto (48h)

13/08 às 20h - Mostra Cult - Branco Sai, Preto Fica (48h)

14/08 às 20h - Mostra Cult - Ela Volta na Quinta (24h)

 

 Filmes:

MOSTRA TODOS OS OLHARES

CAPÉCIA (Ficção, horror, 10’, Cor, 2020, Livre, Bahia, Brasil) Direção e Roteiro: Állan Maia

EM BUSCA (Ficção, suspense, 7’, Cor, 2021, Livre, Goiás, Brasil) Direção e Roteiro: Netto Mello

ATUAL AUTO-RETRATO (Animação, 22'’, Cor, 2020, Livre, São Paulo, Brasil) Direção e Roteiro: Moisés Pantolfi

À LA CARTE (Ficção, suspense, 5', Cor, 2018, 14 anos, São Paulo, Brasil) Direção e Roteiro: Adriano Gomez

O CEMITÉRIO DE ELLA (Animação, 2’, Cor, 2020, 16 anos, São Paulo, Brasil) Direção e Roteiro: Guilherme Teresani

FIQUE BÊBADO, LIGUE PARA SUA EX (Animação, 7’, Cor, 2021, 14 anos, Paraná, Brasil) Direção e Roteiro: Gislaine Staub, Giulia Werley (LiaLey), Gustavo Mazuroski, Nicole Caroline, Vinícius Staub

ÀS MOSCAS (Animação, 2’, Cor, 2021, Livre, Bahia, Brasil) Direção e Roteiro: Wayner Tristão

O MENINO DO DENTE DE OURO (Ficção, 15’, Cor, 2019, Livre, Rio Grande do Norte, Brasil) Direção: Rodrigo Sena e roteiro de Flavia Chianca e Renata Marques

CARTAS DA LOUCURA (Documentário, 13', Cor, 2018, 10 anos, São Paulo, Brasil) Direção e Roteiro: Cleiner Micceno

DESTINOS AMBÍGUOS (Experimental, 2’, Cor, 2020, Livre, Ceará, Brasil) Direção e Roteiro: Wescley Braga

O ANO DA MARMOTA (Documentário, 3’, PB, 2020, 14 anos, Rio de Janeiro, Brasil) Direção e Roteiro: Fernanda Almeida

MOSTRA OLHAR FEMININO

UM TRANSE DE DEZ MILÉSIMOS DE SEGUNDO (Experimental, 8’, Cor, 2021, 14 anos, Bahia, Brasil)  Direção e Performance:: Jamile Cazumbá

QUANDO TE AVISTO (Documentário, 25', Cor, 2020, Livre, Rio Grande do Sul, Brasil) Direção e Roteiro: Neli Mombelli, Denise Copetti

TÁTICAS DE GUERRILHA DO MEU CORPO PRETO (Documentário, 4', Cor, 2021, Livre, Rio de Janeiro, Brasil) Direção e Roteiro: Lais Reverte

MÃE SOLO (Documentário, 15’, Cor, 2021, 10 anos, Bahia, Brasil) Direção: Camila de Moraes Roteiro: Nane Sacramento e Danilo Stael

ÀPROVA (Documentário, 15’, Cor, 2020, Livre, São Paulo, Brasil) Direção e Roteiro: Natasha Rodrigues

IPA/IPÁ (Documentário, 6’, cor, 2020, Livre, São Paulo, Brasil) Direção: Thais Scabio

RIO DAS ALMAS E NEGRAS MEMÓRIAS (Documentário, 20', Cor, 2019, Livre, Goiás, Brasil)

Direção: Taize Inácia e Thaynara Rezende Roteiro: Taize Inácia

MOSTRA OLHAR JOVEM

UM CAVALO OLHOU PRO CÉU COM ESPERANÇAS DE FUGA (Ficção, 19’, Colorido, 2021, Livre, Pernambuco, Brasil) Direção e Roteiro: Alcimar Verissimo

MIL VINNY'S - SUÍTE CACHOEIRANA (Musical, 15’, Colorido, 2019, Livre, Bahia, Brasil) Direção: Luan Santos

INVERTER 20.21 (Experimental, 3', Colorido, 2021, 10 anos, Rio Grande do Norte, Brasil) Direção e Roteiro: Alejandro Escobar

CEGO_CIDADE (Documentário, 10’, PB, 2020, 10 anos, Bahia, Brasil) Direção e Roteiro: Kauan Oliveira

EGUN (Ficção, 23', Cor, 2020, 10 anos, Rio de Janeiro, Brasil) Direção e Roteiro: Yuri Costa

MARCELO (Documentário, 4', Cor, 2021, Livre, Rio de Janeiro, Brasil) Direção e Roteiro: Davi Victor e Saulo Nicolai

O PARDIEIRO (Não-Ficção, 6’, Cor, 2020, Livre, São Paulo, Brasil) Direção e Roteiro: Nicolas Toniollo

VANDER (Documentário, 2’, Cor, 2019, Livre, Paraiba, Brasil) Direção e Roteiro: Barbara Carmo

O CONFORTO DAS RUINAS (Ficção, 18’, Cor, 2020, 10 anos, São Paulo, Brasil) Direção e Roteiro: Gabriela Lourenzato

MOSTRA OLHAR DIVERSIDADE

MURADA (Ficção, 20', Cor, 2021, Livre, Brasil) Direção: Ralph Campos

AVA KUÑA, ATY KUÑA; MULHER INDÍGENA, MULHER POLÍTICA (Documentário, 25’, Cor, 2021, 10 anos, São Paulo, Brasil)  Direção: Julia Zulian, Fabiane Medina e Guilherme Sai Roteiro: Julia Zulian e Fabiane Medina

VRÁAA (Documentário, 20’, Cor, 2019, Livre, Belém, Pará, Brasil)  Direção: Caio de Jesus e roteiro: Caio de Jesus e Xuryu Gonçalves

ITAN  (Documentário, 5', Cor, 2020, Livre, Sergipe, Brasil)  Direção e Roteiro: Gustavo Rayner

RITO DE PASSINHO (Experimental, 6’, Cor, 2021, Livre, Rio de Janeiro, Brasil)  Direção e Roteiro: Vitor Senra

DEBAIXO DO GUARDA-CHUVA PARA SER RESISTÊNCIA (Documentário, 18’, Cor, 2021, 10 anos, Santa Catarina, Brasil) Direção e Roteiro: Vini Poffo

MOSTRA OLHAR CULT

Cidade de Deus, 10 anos Depois de Cavi Borges e Luciano Vidigal (RJ)

Parque Oeste de Fabiana Assis (GO)

Branco Sai, Preto Fica de Adirley Queirós (DF)

Ela Volta na Quinta de André Novais (MG)

Café com Canela de Ary Rosa e Glenda Nicácio (BA)

Amor Plástico e Barulho de Renata Belo Pinheiro (PE)

Os Pobres Diabos de Rosemberg Cariry (CE)

Filme de Aborto de Lincoln Péricles (SP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.