Pular para o conteúdo principal

Dia do Hospital: rede hospitalar de Fortaleza é destaque entre capitais do Nordeste

 


Município conta com 10 hospitais, maior número de equipamentos entre as capitais nordestinas


Nesta sexta-feira (02/07), Dia do Hospital, Fortaleza celebra sua referência entre as capitais do Nordeste com maior número de hospitais municipais, contando com dez equipamentos atendendo a população em diferentes especialidades. As unidades de atendimento multidisciplinar em saúde tratam casos de média e alta complexidade, com atendimento humanizado e gratuito, atendendo aos princípios de universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os hospitais municipais são vinculados à Coordenadoria das Redes Pré-Hospitalar e Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), responsável pela gestão e integração entre as unidades.

Nove dos dez hospitais da rede municipal são porta aberta, ou seja, atendem qualquer pessoa que necessite de atendimento de urgência e emergência, seja por transporte próprio ou através de ambulância. O Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher) é o único hospital municipal de retaguarda, recebendo pacientes encaminhados de outras unidades de saúde.

Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann

É um hospital referência no atendimento às mulheres, com 16 especialidades, entre elas: obstetrícia, ginecologia, endocrinologia, mastologia, neurologia, cardiologia, dermatologia e ortopedia. Faz cirurgias vasculares, oncológicas, plásticas e de cabeça e pescoço. A unidade tem banco de leite, salas de pré-parto e parto normal, alojamento conjunto, berçário, Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, e leitos para clínica médica e ortopedia.

Desde abril de 2020, o hospital também passou a receber pacientes com suspeita de Covid-19. Em um ano, foram acolhidos 1,6 mil pacientes para o tratamento da doença. Foram registradas quase 1,4 mil altas, número positivo e conquistado por meio do esforço da equipe profissional e gestora.

Em maio, a unidade recebeu o Selo de Acreditação Nível 1, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) às unidades de saúde. O selo reconhece instituições que atendem aos padrões e requisitos de segurança e qualidade na assistência prestada ao paciente, em todas as áreas e atividades, incluindo os aspectos estruturais e assistenciais. O Hospital da Mulher é o primeiro hospital do Município a ser certificado. Atualmente, apenas 6% dos hospitais do Brasil são acreditados.

Hospital Nossa Senhora da Conceição

A Prefeitura de Fortaleza conta, ainda, com o Hospital Nossa Senhora da Conceição, que também funciona com maternidade. A unidade, localizada no bairro Conjunto Ceará, realiza atendimento em clínica médica, com atenção à saúde reprodutiva da mulher, e pediatria. Funciona para urgências e emergências 24 horas e possui ambulatório para crianças com asma. Conta com salas de pré-parto e parto normal, alojamento conjunto, berçário, leitos de observação e Unidade de Tratamento de Urgência.

Gonzaguinhas

Os três hospitais distritais Gonzaga Mota, localizados nos bairros Barra do Ceará, José Walter e Messejana, também possuem maternidades. São hospitais porta aberta que possuem emergência 24 horas nas áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia. Também realizam cirurgias de média complexidade.

O Gonzaguinha de Messejana, além da maternidade, também conta com a Casa da Gestante, espaço de acolhimento de mulheres que precisam de acompanhamento no pré e pós-parto, e mães que possuem um recém-nascido na UTI neonatal do hospital. A unidade anexa foi entregue no ano passado.

Em 2020, foi entregue a terceira etapa do projeto de modernização, ampliação e reformas feitas no Gonzaguinha da Barra do Ceará. Neste momento, o Gonzaguinha José Walter passa por intervenções na sua estrutura física e oferta de leitos e deve ser entregue ainda em 2021.

Hospital da Criança

A Prefeitura de Fortaleza entregou, em 2020, o novo Hospital da Criança, hospital porta aberta para atendimento clínico infantil. Funciona 24 horas para urgências e emergências pediátricas. Tem enfermaria, leitos de observação e Unidade de Tratamento de Urgência.

A unidade integra a estrutura do complexo hospitalar presente no bairro Jóquei Clube, do qual também fazem parte o Hospital da Mulher e a Policlínica Lusmar Veras, que atendem toda a população de Fortaleza.

Instituto Doutor José Frota

O Instituto Doutor José Frota (IJF), hospital terciário municipal e primeiro pronto socorro da Prefeitura de Fortaleza, instituído em 1936 como Assistência Municipal, é referência no socorro às vítimas de traumas de alta complexidade, lesões vasculares graves traumatológicas e neurológicas, intoxicações agudas, queimaduras e ingestão ou aspiração de objetos estranhos. Todos os meses, a Emergência do hospital acolhe aproximadamente seis mil novos pacientes. Além disso, o hospital conta com mais de vinte especialidades médicas em plantão 24 horas.

Em 2019, foi entregue o IJF 2, unidade anexa com um total de 13.237m² de área construída, o que permitiu a criação de 203 novos leitos, que, somados aos 461 do prédio principal, totalizam 664 leitos, transformando o Instituto Doutor José Frota no maior complexo hospitalar do Ceará e um dos maiores do País em capacidade de acolhimento.

Frotinhas

Os três Frotinhas, localizados nos bairros Antônio Bezerra, Parangaba e Messejana, são hospitais porta aberta para atendimento a pacientes com fraturas de médio porte, que também recebem demandas de clínica médica. Funcionam para urgência e emergência 24 horas e realizam cirurgias de média complexidade.

O Frotinha de Antônio Bezerra recebeu um novo centro cirúrgico em 2020. A estrutura foi ampliada de duas para três salas de cirurgias e de três para oito leitos na Sala de Recuperação (SR). Foram realizadas, ainda, restaurações na área transfuncional, construção do novo necrotério, nova estrutura de farmácia e ampliação da Central de Esterilização. A Unidade já havia passado por outra intervenção, que ampliou de 58 para 70 leitos, e requalificou outros dois.

Este ano, o Frotinha de Messejana segue em reforma. A unidade hospitalar, que já conta com 63 leitos de enfermaria prontos, passa agora por reforma na emergência e nas salas de observação e de recuperação, além da modernização do centro cirúrgico.

O hospital estava com cerca de 30% de ocupação da sua capacidade, atendendo exclusivamente pacientes com Covid-19. Com a redução do número de casos e consequentes internações, foi possível ampliar as obras na unidade. Os pacientes internados foram transferidos para outros hospitais, garantindo a continuidade no tratamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!