Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Saúde Ocular: a importância de redobrar os cuidados com os olhos

 

Especialistas dão dicas e falam sobre as doenças que podem ser evitadas com precauções.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 39 milhões de pessoas, em todo o mundo, sofrem de cegueira e que 246 milhões possuem algum distúrbio ocular. Devido a fatores de doenças e outros históricos, no dia 10 de julho é celebrado o dia Mundial da Saúde Ocular, lembrando que sempre é necessário manter todos os cuidados em dia, mais ainda quando se está em tempos de uma pandemia mundial.

Devido ao contato das mãos, que nem sempre estão higienizadas, com os olhos, ocorre um aumento de contágio de Covid-19, além de outras doenças que podem ser evitadas com cuidado na saúde ocular.

O oftalmologista David Almeida, da clínica dos Olhos Massilon Vasconcelos, fala sobre a importância de se manter os cuidados, e de procurar um oftalmologista caso algum sintoma se manifeste:

“É fundamental sempre ter cuidados redobrados com a nossa visão. Evitando sempre coçar os olhos, para não se suceder um caso de ceratocone ou deslocamento de retina. Além de demais problemas como: usar óculos escuros até mesmo em dias nublados, controlar níveis de açúcar, tomar cuidados com a maquiagem, não usar óculos de grau de outra pessoa, ter cuidado com lentes de contato, e sempre procurar um oftalmologista para um check-up por ano.”

Com os cuidados certos, pode ainda identificar problemas mais comuns como a miopia, e mais sérios, que podem se agravar durante uma idade mais avançada, como a catarata e o glaucoma.

O glaucoma se dá devido a um dano óptico geralmente causado por um aumento da pressão dentro do olho, porém, pacientes com níveis normais de pressão intraocular também podem desenvolver glaucoma. O nervo óptico carrega a informação visual até o cérebro e é formado por milhares de células nervosas. Quando se eleva a pressão no olho, essas células comprimem-se, o que pode danificá-las e até matá-las. Provocando perda gradual da visão e levando até mesmo a cegueira permanente.

Enquanto a Catarata geralmente se desenvolve lentamente ao longo de anos. Visto que a luz que entra no olho passa sempre pelo cristalino, a catarata pode bloquear e distorcer a luz, o que causa a má visão.

O oftalmologista Massilon Vasconcelos, da clínica Massilon Vasconcelos, afirma que: “Ambas as doenças podem ser diagnosticadas cedo com o exame correto. Assim as precauções, cuidados e check-ups podem evitar complicações no futuro e manter a visão em alto nível.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.