Pular para o conteúdo principal

Dois alunos e uma recém-egressa da UFC são premiados em competição mundial de TI da Apple

 Dois estudantes da Universidade Federal do Ceará e uma aluna recém-egressa brilharam no prêmio Swift Student Challenge, competição mundial que antecipa a Worldwide Developers Conference (WWDC), conferência anual de desenvolvedores da Apple. Renata Faria, formada em Sistemas e Mídias Digitais na UFC em maio deste ano, e os estudantes de Engenharia de Computação José João Silva Nunes e Samuel Sales Furtado estão entre os 350 premiados de todo o mundo.

Imagem: Renata Faria, José João Nunes e Samuel Sales estiveram 10 cearenses premiados na competição da Apple
Renata Faria, José João Nunes e Samuel Sales estiveram 10 cearenses premiados na competição da Apple

No total, o Swift Student Challenge premiou 90 brasileiros, dos quais 10 cearenses, destacando-se a UFC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tradicionalmente, o evento acontece todos os anos na Califórnia, mas, em 2021, devido à pandemia, ocorreu no formato virtual.

Os participantes tiveram de demonstrar criatividadeinovação e habilidades em programação, utilizando a linguagem Swift, da Apple. Eles foram desafiados a desenvolver um “playground” interativo de três minutos, ou seja, um ambiente interativo virtual, com tema de livre escolha. Os projetos foram avaliados com base na criatividade, complexidade técnica e conteúdo escrito do projeto e do perfil do competidor.

A competição ocorreu em maio e os vencedores tiveram, como uma das recompensas, a participação na WWDC, realizada em junho. A conferência anual da Apple apresenta novas tecnologias da empresa e é um fórum importante de programadores. Além disso, eles tiveram um ano de gratuidade da conta de desenvolvedor iOS na App Store e receberam vários itens oficiais da competição, como casacos, broches, dentre outros.

VISIBILIDADE E CONFIANÇA – A competição estudantil teve impacto importante na carreira dos jovens da UFC. "É uma coisa bem massa para quem trabalha com desenvolvimento. Me deu muita visibilidade", disse Renata Faria, que ganhou a competição pela quarta vez e, por causa de seu projeto no Swift Student Challenge, foi selecionada para uma vaga de trabalho na maior plataforma on-line de delivery do Brasil.

Imagem: O Swift Student Challenge é voltado para estudantes de todo o mundo e premia 350 jovens anualmente
O Swift Student Challenge é voltado para estudantes de todo o mundo e premia 350 jovens anualmente

Samuel Sales, por sua vez, disse que a premiação rendeu dose extra de ânimo pessoal e profissional. "Senti-me gratificado pelas horas que estudei a mais. Essa conquista deu um up na minha confiança, que não estava muito boa. A competição me mostrou o quanto eu evoluí emocionalmente e tecnicamente", comemorou o estudante.

Assim como Samuel, José João também relatou o sentimento de orgulho e de compensação pelas muitas horas de esforço "para entregar um projeto legal e, mais importante, que a gente goste". Ele também contou que, além da experiência da competição, a participação na WWDC abriu novos horizontes de conhecimento.

"São muitos conteúdos diferentes, você abre os olhos para novos assuntos. Eu estou trabalhando muito com desenvolvimento mobile, de aplicativos para celular. Eu via, por exemplo, um assunto sobre acessibilidade e ficava: 'Como nunca pensei isso?' Você começa a ficar mais engajado com um mar de coisas. Isso te engaja a querer estudar mais a sua área e a querer fazer coisas melhores", afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!