Pular para o conteúdo principal

Especial Férias: Serviço especializado e unidades de apoio ao turista

 

21 DE JULHO DE 2021 - 12:23 # # # #

Fortaleza é conhecida como uma das Capitais mais acolhedoras do Nordeste, e também, um dos destinos mais procurados pelos turistas de todo o mundo. Neste mês de férias, a política de isolamento social rígido continua, mas com algumas flexibilizações. Com isso, os espaços públicos e turísticos da cidade acolhem a população e visitantes neste mês de férias. Para isso, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), oferece a todos aqueles que visitam a cidade os seus serviços por meio de profissionais habilitados em idiomas diferentes – inglês, espanhol e francês, além de uma estrutura acessível a todos.

“A Deprotur é a unidade da Polícia Civil responsável pela proteção ao turista e investiga os crimes em que o turista for a vítima. Caso ele seja vítima de algum crime, deve procurar a delegacia para que possamos agir o mais rápido possível. Em Fortaleza, ele deve procurar a Deprotur, e em outras regiões do Estado, ele pode procurar a delegacia da região. Como o turista tem data para retornar para sua cidade, o ideal é que não seja realizado o Boletim Eletrônico (B.O.E), mas sim que ele se dirija à Deprotur ou à delegacia mais próxima”, explica Camila Carvalho, delegada titular da Deprotur.

Funcionando desde dezembro de 2014, na Rua Costa Barros, 1971, no bairro Aldeota, a Deprotur vem atuando no combate aos crimes que têm como alvo os turistas em geral, além de promover operações de combate a furtos em hotéis e pousadas.

“O serviço prestado é de Polícia Judiciária, que é a investigação dos crimes. A nossa atribuição é especializada por conta da condição da vítima, que é aquela pessoa que está fora do seu estado, do seu país. Temos uma equipe poliglota, que fala fluentemente inglês, espanhol e francês, para atender e acolher da melhor forma durante as ocorrências”, ressalta a delegada.

Neste mês de recesso escolar e procura dos turistas pelas praias do Estado é importante fazer um alerta aos que estão em viagem sobre alguns cuidados.

“Nossa prioridade é o atendimento ao turista, além de procurar apurar todos os incidentes que ocorrem com eles, instaurando inquérito e procurando fazer essa recuperação dos pertences subtraídos ou roubados”, frisa a titular.

Dicas de prevenção

1. Sempre esteja atento aos seus pertences pessoais, nunca deixando bolsas, carteiras, celulares, tabletes sobre mesas, cadeiras, ou outros locais fora do seu campo de visão.

2. Tenha cuidado ao transportar dinheiro. Leve consigo uma quantidade mínima, só aquilo que for usar, e prefira cartões de crédito ou de débito.

3. Se for pegar um carro de aplicativo ou qualquer outro transporte, tenha uma ideia da rota. Quando fizer uma viagem desse tipo, compartilhe-a com um conhecido, por meio do recurso disponível na ferramenta. Outro cuidado é guardar a placa do veículo e o nome do motorista.

4. É importante também que o estrangeiro troque moedas em casas de câmbio oficiais, nunca na rua.

5. Faça pacote turístico ou reserva de casas ou apartamentos a partir de empresas cadastradas e aptas para exercer a função. Pesquise antes de fechar qualquer negócio.

6. Não caminhe próximo a locais de pouca movimentação e não reaja em caso de assalto.

7. Em viagens em família, é importante que os pais ou responsáveis pela criança não deixem os pequenos afastados.

8. Ao sair, não deixe o copo, com qualquer tipo de bebida, exposto. Sempre leve-o consigo.

A Delegacia Especializada informa que caso ocorra algum incidente, a vítima pode registrar seu Boletim de Ocorrência (B.O) também no 2º Distrito Policial, unidade plantonista que funciona no mesmo prédio da Deprotur, ou em qualquer unidade da Polícia Civil mais próxima.

Serviço

Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur)
Horário: 8h às 18h
Plantão: Unidade do 2º Distrito Policial, que fica no mesmo endereço da Deprotur
Endereço: Rua Costa Barros, 1971 – Aldeota
Contato: (85) 3101-2488.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!