Pular para o conteúdo principal

Greve de motoristas de transporte alternativo segue em impasse após audiência no TRT/CE

 Na última terça-feira (29/6), aconteceu, por videoconferência, audiência de conciliação para negociar impasses trabalhistas da classe dos motoristas do setor de transporte público alternativo de Fortaleza. O encontro teve o propósito de alinhar as questões discutidas nas mediações feitas pelo Ministério Público do Trabalho do Ceará (MPT/CE) depois da decisão do TRT/CE, do dia 21/6, de garantir a circulação de pelo menos 70% da frota de veículos durante o período de greve deflagrado pela categoria.

Entenda o caso

No dia 21 de junho, os motoristas de transportes alternativos anunciaram greve após insucesso das negociações por reivindicações trabalhistas. Em contraponto, a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará - Cootraps entrou com ação no TRT/CE solicitando o impedimento da deflagração da greve, em razão do receio de prejudicar a prestação desse serviço que é considerado essencial.

Na ocasião, ficou acertado que o Ministério Público do Trabalho promoveria um diálogo com os representantes das categorias para mediar negociações entre a Cootraps e o Sintraafor (Sindicato dos Empregados e Empregadas Permissionários, Cooperativas em Transportes Alternativos e Complementares de Passageiros Municipais e Intermunicipais do Ceará )

Dissídio Coletivo

No contexto de resolução do dissídio coletivo, o Sintraafor lançou como proposta um reajuste no valor de 8% nas cláusulas econômicas, sendo 4% em maio e 4% para dezembro deste ano, com a manutenção das demais cláusulas vigentes.

A Cooperativa afirmou que ainda não havia proposta concreta, uma vez que existia a expectativa de liberação do subsídio pelo Município para aditamento ao contrato. A partir daí, seria analisado um reajuste.

O Sindicato dos Permissionários Autônomos de Veículos em Transporte Público Alternativo de Passageiros de Fortaleza e Região (Sindvans), por sua vez, alegou que foram ofertados 3% de aumento no ano passado, 1% a partir de dezembro de 2021 e 2% a partir de março de 2022.

Diante disso, o Sintraafor informou que aceitaria o fracionamento de um eventual reajuste desde que a integralização de todo valor aconteça em 2021 e que o valor seja corrigido de acordo com a reposição inflacionária.

Por fim, foi decidido que as partes voltarão a se reunir em audiência junto ao Centro de Conciliações (Cejusc) da Justiça do Trabalho do Ceará, no dia 7 de julho, às 15h, por videoconferência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.