Pular para o conteúdo principal

Imunização: População do bairro Paupina em Fortaleza é atendida e vacinada pela Campanha Cadastro Solidário

 


Dona Márcia Damasceno, balconista e gestante, teve uma grande surpresa ao saber que, além de ser cadastrada no Sistema de Vacinação da Covid-19 em Fortaleza, foi imediatamente encaminhada para tomar a vacina de dose única. Ela ficou aliviada por ter conseguido se cadastrar e se vacinar em menos de meia hora de espera. “Estou me sentindo mais protegida, já que estou gestante, e pensando na saúde da minha família, com meu filho próximo de chegar. Estou feliz e com saúde”, observou. 

Rosália dos Santos, dona de casa e paciente do Centro de Apoio Psicossocial (CAPs). Ela é moradora do bairro Paupina e foi a primeira a chegar e a se vacinar pela Campanha Cadastro Solidário. Rosália não conseguiu fazer o cadastro por não possuir fácil acesso à internet e aproveitou a facilidade pela iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará. “Eu estou achando ótimo, porque estamos nos imunizando, nos prevenindo e cuidando bem da nossa saúde”, afirmou. 

A Campanha Cadastro Solidário foi idealizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, em parceria com a Federação das Indústria do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI), a Secretaria de Proteção Social Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará (PSP) e a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza. O atendimento está ocorrendo hoje (06/07) e amanhã (07/07), no Residencial Escritores (Machado de Assis) – Rua G, 255 – Paupina. 

Com o intuito de beneficiar as pessoas digitalmente excluídas e vulneráveis, o que é algo comum nas periferias de cidades como a capital cearense, que o MPCE, com o apoio dos órgãos e instituições parceiras, mobilizou atendentes e os veículos adaptados do Decon Itinerante, da Ouvidoria-Geral do Ministério Público e o Caminhão do Cidadão da PSP para percorrer vários bairros até o próximo dia 16 de julho. A meta é cadastrar os cearenses sem acesso à internet ou que têm dificuldades para preencher o cadastro da Prefeitura para a vacinação da Covid-19. 

Emocionada, a costureira Maria de Fátima Araújo, de 58 anos, não havia se cadastrado por medo de injeção e da possível reação da vacina. Incentivada pela filha, ela tomou coragem e se mostrou contente ao ser, enfim, vacinada. “Era complicado para mim, pelo medo que tenho, mas, graças a Deus, já estou livre, deu certo e não senti nada”, comemorou. 

O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde,  
Eneas Romero, estava presente durante a campanha, acompanhado da secretária executiva da PSP, Lia Gomes, e da secretária adjunta da SMS, Aline Gouveia. Eneas Romero destacou os esforços da campanha para a superação da crise sanitária. “É muito importante estarmos perto da população neste momento de grave crise sanitária e todas as instituições precisam proteger o direito as pessoas mais vulneráveis. Essa é uma função do Ministério Público e estamos indo às comunidades da periferia para cadastrar as pessoas e garantir a vacinação, porque esse é o nosso objetivo o quanto antes para superarmos este desafio”, enfatizou. 

A secretária executiva da PSP, Lia Gomes, considerou as dificuldades das pessoas em ter acesso à documentação necessária para o cadastro no sistema de vacinação. “Um dos entraves para a vacinação é o não acesso aos documentos, daí surgiu a ideia da parceria com o Ministério Público para fazermos a emissão de documentos no nosso caminhão do cidadão”, informou. Por sua vez, a secretária adjunta da SMS, Aline Gouveia, ressaltou a preocupação da Prefeitura de Fortaleza em proporcionar a cobertura da vacinação. “Estamos num momento de pandemia extremamente desafiador e ter o apoio do Ministério Público fazendo com que o cadastro seja capilarizado e as pessoas possam tomar a vacina é sempre muito bom”, agradeceu. 

Veja a programação da Campanha Cadastro Solidário ao longo desta semana:  

07/07 (Quarta-feira): Residencial Escritores (Machado de Assis) – Rua G, 255 – Paupina  

08/07 (Quinta-feira): Residencial Independência 2 – Rua 23 de Junho, 3100 – Granja Lisboa  

09/07 (Sexta-feira): Residencial Independência 2 – Rua 23 de Junho, 3100 – Granja Lisboa  

Para acompanhar as informações e programação dos pontos de atendimento, acesse o site do MPCE www.mpce.mp.br e as redes sociais. Instagram: Ministério Público do Ceará (@mpce_oficial) / Facebook: https://www.facebook.com/mpce.oficial   

Galeria de Fotos:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!