Pular para o conteúdo principal

Imunização: População do bairro Paupina em Fortaleza é atendida e vacinada pela Campanha Cadastro Solidário

 


Dona Márcia Damasceno, balconista e gestante, teve uma grande surpresa ao saber que, além de ser cadastrada no Sistema de Vacinação da Covid-19 em Fortaleza, foi imediatamente encaminhada para tomar a vacina de dose única. Ela ficou aliviada por ter conseguido se cadastrar e se vacinar em menos de meia hora de espera. “Estou me sentindo mais protegida, já que estou gestante, e pensando na saúde da minha família, com meu filho próximo de chegar. Estou feliz e com saúde”, observou. 

Rosália dos Santos, dona de casa e paciente do Centro de Apoio Psicossocial (CAPs). Ela é moradora do bairro Paupina e foi a primeira a chegar e a se vacinar pela Campanha Cadastro Solidário. Rosália não conseguiu fazer o cadastro por não possuir fácil acesso à internet e aproveitou a facilidade pela iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará. “Eu estou achando ótimo, porque estamos nos imunizando, nos prevenindo e cuidando bem da nossa saúde”, afirmou. 

A Campanha Cadastro Solidário foi idealizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, em parceria com a Federação das Indústria do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI), a Secretaria de Proteção Social Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará (PSP) e a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza. O atendimento está ocorrendo hoje (06/07) e amanhã (07/07), no Residencial Escritores (Machado de Assis) – Rua G, 255 – Paupina. 

Com o intuito de beneficiar as pessoas digitalmente excluídas e vulneráveis, o que é algo comum nas periferias de cidades como a capital cearense, que o MPCE, com o apoio dos órgãos e instituições parceiras, mobilizou atendentes e os veículos adaptados do Decon Itinerante, da Ouvidoria-Geral do Ministério Público e o Caminhão do Cidadão da PSP para percorrer vários bairros até o próximo dia 16 de julho. A meta é cadastrar os cearenses sem acesso à internet ou que têm dificuldades para preencher o cadastro da Prefeitura para a vacinação da Covid-19. 

Emocionada, a costureira Maria de Fátima Araújo, de 58 anos, não havia se cadastrado por medo de injeção e da possível reação da vacina. Incentivada pela filha, ela tomou coragem e se mostrou contente ao ser, enfim, vacinada. “Era complicado para mim, pelo medo que tenho, mas, graças a Deus, já estou livre, deu certo e não senti nada”, comemorou. 

O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde,  
Eneas Romero, estava presente durante a campanha, acompanhado da secretária executiva da PSP, Lia Gomes, e da secretária adjunta da SMS, Aline Gouveia. Eneas Romero destacou os esforços da campanha para a superação da crise sanitária. “É muito importante estarmos perto da população neste momento de grave crise sanitária e todas as instituições precisam proteger o direito as pessoas mais vulneráveis. Essa é uma função do Ministério Público e estamos indo às comunidades da periferia para cadastrar as pessoas e garantir a vacinação, porque esse é o nosso objetivo o quanto antes para superarmos este desafio”, enfatizou. 

A secretária executiva da PSP, Lia Gomes, considerou as dificuldades das pessoas em ter acesso à documentação necessária para o cadastro no sistema de vacinação. “Um dos entraves para a vacinação é o não acesso aos documentos, daí surgiu a ideia da parceria com o Ministério Público para fazermos a emissão de documentos no nosso caminhão do cidadão”, informou. Por sua vez, a secretária adjunta da SMS, Aline Gouveia, ressaltou a preocupação da Prefeitura de Fortaleza em proporcionar a cobertura da vacinação. “Estamos num momento de pandemia extremamente desafiador e ter o apoio do Ministério Público fazendo com que o cadastro seja capilarizado e as pessoas possam tomar a vacina é sempre muito bom”, agradeceu. 

Veja a programação da Campanha Cadastro Solidário ao longo desta semana:  

07/07 (Quarta-feira): Residencial Escritores (Machado de Assis) – Rua G, 255 – Paupina  

08/07 (Quinta-feira): Residencial Independência 2 – Rua 23 de Junho, 3100 – Granja Lisboa  

09/07 (Sexta-feira): Residencial Independência 2 – Rua 23 de Junho, 3100 – Granja Lisboa  

Para acompanhar as informações e programação dos pontos de atendimento, acesse o site do MPCE www.mpce.mp.br e as redes sociais. Instagram: Ministério Público do Ceará (@mpce_oficial) / Facebook: https://www.facebook.com/mpce.oficial   

Galeria de Fotos:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.