Pular para o conteúdo principal

Mídia cearense - O Povo+- Guerra sem Fim: na 2ª temporada, série detalha os bastidores dos conflitos entre facções

 

O documentário original O POVO+ tem continuação, que estreia nesta segunda, 5. Live com os produtores e demais participantes discute o assunto hoje. O primeiro episódio da primeira temporada estará disponível para os não assinantes do O POVO


Os bastidores do conflito entre facções criminosas, de que forma se organizam, seus impactos para a população cearense e como o poder público tenta combatê-las. É o que conta a segunda temporada da série Guerra sem Fim, original do POVO+, que estreia nesta segunda-feira, 5. O documentário aborda a segurança pública no Ceará, documentando, com especialistas e vítimas, a questão das facções criminosas.

A nova temporada tratará dos refugiados das facções; como nasceu a GDE, facção criminosa cearense; e das juventudes sobreviventes. Como uma amostra para o público em geral, O POVO libera o primeiro episódio da primeira temporada também para não assinantes.

O jornalista Demitri Túlio, produtor e diretor da série, comenta que a série aborda um momento tenso no Estado. “O ‘Guerra sem Fim’ é uma série que documenta, com especialistas e vítimas, o momento delicado da segurança pública no Ceará. O Estado todo é atingido pelo problema das facções, mas a periferia de Fortaleza e da Região Metropolitana experimenta mais ainda as violações desses grupos armados”, afirma.

Nesta segunda-feira, 5, também haverá uma discussão virtual de lançamento da série. Com o tema “Facções no comando?”, a live será transmitida a partir das 18 horas pelos perfis do O POVO no Facebook e no YouTube, e no POVO+. Participam os jornalistas Cinthia Medeiros e Demitri Túlio, além do poeta e rapper Jardz e do sociólogo Thiago de Holanda, da Rede Acolhe.

Nesta segunda temporada, há participação de nomes importantes dessa discussão, como os sociólogos Thiago de Holanda (Rede Acolhe da Defensoria Pública), Camila Holanda (Uece), Luiz Fábio Paiva (UFC/LEV), o deputado Renato Roseno (Comitê de Prevenção aos Homicídios na Adolescência da Assembleia Legislativa) e o secretário municipal da Juventude, Davi Gomes.

Também fazem parte o tenente-coronel Hideraldo Bellini, comandante da Polícia Militar, os jornalistas Lucas Barbosa e Thiago Paiva, além dos artistas Jardz Remido, Felipe Rima e Jô Costa.

Assista ao primeiro episódio da segunda temporada em: https://mais.opovo.com.br/webdocs/grandesreportagens/guerra-sem-fim-temporada-2/2021/07/04/episodio-1--refugiados-urbanos.html

Assista ao teaser em: https://www.youtube.com/watch?v=JHXAMuTtapk

 

SERVIÇO
Estreia da 2ª temporada de “Guerra sem Fim”

“Facções no comando?” – live de lançamento nesta segunda, 5, a partir das 18h
Transmissão: pelos perfis do O POVO no Facebook e no YouTube, e no O POVO+
Participação: Cinthia Medeiros e Demitri Túlio (jornalistas), Jardz (poeta e rapper) e Thiago de Holanda (Rede Acolhe)

 

Guerra sem Fim

1ª temporada
Episódio 1: A onda de violência
Com fortes imagens das ações do terror criminoso de janeiro de 2019, o episódio detalha os bastidores que levaram à eclosão criminosa, as estratégias das facções (PCC, CV e GDE) e a reação do Estado para conter a onda de violência. O objetivo dos criminosos era declarado: colocar o Estado do Ceará em calamidade pública.
https://mais.opovo.com.br/webdocs/grandesreportagens/guerrasemfim/2020/05/09/episodio-1--a-onda-de-violencia.html

Episódio 2: Tribunais do Crime
O funcionamento interno das facções criminosas no Ceará: como punem seus próprios integrantes?
https://mais.opovo.com.br/webdocs/grandesreportagens/guerrasemfim/2020/05/09/episodio-2--tribunais-do-crime.html

Episódio 3: Caminhos do Crime
A entrada em organizações como as facções é um dos caminhos trilhados pelo crime. O que influencia esse cenário? Como é possível fugir do crime?
https://mais.opovo.com.br/webdocs/grandesreportagens/guerrasemfim/2020/05/10/episodio-3--caminhos-do-crime.html

2ª temporada
Episódio 1: Refugiados Urbanos
Aborda o problema de famílias expulsas de suas casas por facções criminosas.
https://mais.opovo.com.br/webdocs/grandesreportagens/guerra-sem-fim-temporada-2/2021/07/04/episodio-1--refugiados-urbanos.html

Episódio 2: GDE: como nasce uma facção
Discute a origem de um grupo armado nascido na periferia de Fortaleza.

Episódio 3: Juventudes Sobreviventes
Revela casos de jovens que conseguem sobreviver nesses territórios dominados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.