Pular para o conteúdo principal

Mídia cearense - O Povo+- Guerra sem Fim: na 2ª temporada, série detalha os bastidores dos conflitos entre facções

 

O documentário original O POVO+ tem continuação, que estreia nesta segunda, 5. Live com os produtores e demais participantes discute o assunto hoje. O primeiro episódio da primeira temporada estará disponível para os não assinantes do O POVO


Os bastidores do conflito entre facções criminosas, de que forma se organizam, seus impactos para a população cearense e como o poder público tenta combatê-las. É o que conta a segunda temporada da série Guerra sem Fim, original do POVO+, que estreia nesta segunda-feira, 5. O documentário aborda a segurança pública no Ceará, documentando, com especialistas e vítimas, a questão das facções criminosas.

A nova temporada tratará dos refugiados das facções; como nasceu a GDE, facção criminosa cearense; e das juventudes sobreviventes. Como uma amostra para o público em geral, O POVO libera o primeiro episódio da primeira temporada também para não assinantes.

O jornalista Demitri Túlio, produtor e diretor da série, comenta que a série aborda um momento tenso no Estado. “O ‘Guerra sem Fim’ é uma série que documenta, com especialistas e vítimas, o momento delicado da segurança pública no Ceará. O Estado todo é atingido pelo problema das facções, mas a periferia de Fortaleza e da Região Metropolitana experimenta mais ainda as violações desses grupos armados”, afirma.

Nesta segunda-feira, 5, também haverá uma discussão virtual de lançamento da série. Com o tema “Facções no comando?”, a live será transmitida a partir das 18 horas pelos perfis do O POVO no Facebook e no YouTube, e no POVO+. Participam os jornalistas Cinthia Medeiros e Demitri Túlio, além do poeta e rapper Jardz e do sociólogo Thiago de Holanda, da Rede Acolhe.

Nesta segunda temporada, há participação de nomes importantes dessa discussão, como os sociólogos Thiago de Holanda (Rede Acolhe da Defensoria Pública), Camila Holanda (Uece), Luiz Fábio Paiva (UFC/LEV), o deputado Renato Roseno (Comitê de Prevenção aos Homicídios na Adolescência da Assembleia Legislativa) e o secretário municipal da Juventude, Davi Gomes.

Também fazem parte o tenente-coronel Hideraldo Bellini, comandante da Polícia Militar, os jornalistas Lucas Barbosa e Thiago Paiva, além dos artistas Jardz Remido, Felipe Rima e Jô Costa.

Assista ao primeiro episódio da segunda temporada em: https://mais.opovo.com.br/webdocs/grandesreportagens/guerra-sem-fim-temporada-2/2021/07/04/episodio-1--refugiados-urbanos.html

Assista ao teaser em: https://www.youtube.com/watch?v=JHXAMuTtapk

 

SERVIÇO
Estreia da 2ª temporada de “Guerra sem Fim”

“Facções no comando?” – live de lançamento nesta segunda, 5, a partir das 18h
Transmissão: pelos perfis do O POVO no Facebook e no YouTube, e no O POVO+
Participação: Cinthia Medeiros e Demitri Túlio (jornalistas), Jardz (poeta e rapper) e Thiago de Holanda (Rede Acolhe)

 

Guerra sem Fim

1ª temporada
Episódio 1: A onda de violência
Com fortes imagens das ações do terror criminoso de janeiro de 2019, o episódio detalha os bastidores que levaram à eclosão criminosa, as estratégias das facções (PCC, CV e GDE) e a reação do Estado para conter a onda de violência. O objetivo dos criminosos era declarado: colocar o Estado do Ceará em calamidade pública.
https://mais.opovo.com.br/webdocs/grandesreportagens/guerrasemfim/2020/05/09/episodio-1--a-onda-de-violencia.html

Episódio 2: Tribunais do Crime
O funcionamento interno das facções criminosas no Ceará: como punem seus próprios integrantes?
https://mais.opovo.com.br/webdocs/grandesreportagens/guerrasemfim/2020/05/09/episodio-2--tribunais-do-crime.html

Episódio 3: Caminhos do Crime
A entrada em organizações como as facções é um dos caminhos trilhados pelo crime. O que influencia esse cenário? Como é possível fugir do crime?
https://mais.opovo.com.br/webdocs/grandesreportagens/guerrasemfim/2020/05/10/episodio-3--caminhos-do-crime.html

2ª temporada
Episódio 1: Refugiados Urbanos
Aborda o problema de famílias expulsas de suas casas por facções criminosas.
https://mais.opovo.com.br/webdocs/grandesreportagens/guerra-sem-fim-temporada-2/2021/07/04/episodio-1--refugiados-urbanos.html

Episódio 2: GDE: como nasce uma facção
Discute a origem de um grupo armado nascido na periferia de Fortaleza.

Episódio 3: Juventudes Sobreviventes
Revela casos de jovens que conseguem sobreviver nesses territórios dominados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!