Pular para o conteúdo principal

MPCE, MPF e MPT reivindicam aumento da quantidade de doses de vacinas enviadas para o Ceará

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) reiteram pedido para o Programa Nacional de Imunização (PNI) revisar a meta de vacinação para Covid-19 no Estado do Ceará, com envio maior de doses em relação ao total da população. O Ceará é o 23º lugar do país no recebimento de doses proporcionalmente à população e, com o avanço do processo de imunização por idade, ficou evidente que a quantidade de vacinas enviadas não reflete os dados de número de pessoas nos grupos prioritários e na população geral em todo o estado. O Ministério Público pede também o envio imediato do quantitativo de 1.440.932 doses de vacinas solicitadas em abril deste ano, com ajuste nos envios seguintes, até que seja ofertada a quantidade proporcional ao número de pessoas efetivamente residentes no Ceará. Foi dado prazo de 72 horas para resposta ao Ministério Público.

Conforme informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pelo consórcio de veículos de imprensa com os dados das Secretarias Estaduais de Saúde, até o dia 19 de julho de 2021, o Estado do Ceará recebeu 5.658.668 doses de vacina contra Covid-19 do PNI. Esse número representa 61,59% da população estadual, sendo o Ceará o estado do Nordeste com a menor distribuição proporcional de vacinas para a população. Apesar de o Ceará ocupar o 23º lugar do país no recebimento de doses proporcionalmente à população, é o 2º colocado no país quando se analisa o número de vacinas aplicadas em relação ao número de vacinas recebidas. No ofício, o MPCE, o MPF e o MPT destacam também que nenhum estado do Nordeste recebeu doses de vacinas acima de 70% do quantitativo da respectiva população, situação diferente das regiões Sul e Sudeste, em que Estados receberam mais de 80% de doses.

Vale ressaltar que já houve vários pedidos anteriores do Ministério Público informando sobre a quantidade insuficiente de vacinas para o Ceará em face de as metas para o Estado terem sido subestimadas. A situação não foi resolvida até o presente momento, embora outras unidades federativas tenham recebido doses extras de vacinas, como é o caso de Amazonas, Maranhão e, mais recentemente, do Distrito Federal (nesse caso, após recomendação do Ministério Público). Em 13 de abril, por exemplo, o MP havia pedido acréscimo de 1.440.932 doses de vacina, por já ter sido constatada grande defasagem e desproporção no número de doses enviados ao Estado pelo Plano Nacional de Imunização para os grupos prioritários contemplados na época, notadamente idosos e profissionais de saúde.

No ofício, o MPCE, o MPF e o MPT frisam, ainda, a necessidade de atualização do número de pessoas pertencentes a grupos prioritários, considerando que a ampliação do número de leitos na rede pública estadual acarretou o aumento do número de trabalhadores de saúde da linha de frente. Além disso, houve também implantação de hospitais de campanha, centros de coleta e testagem, centros de atendimento e vacinação, além da mudança do entendimento das categorias que englobam os profissionais da linha de frente, incluindo funcionários de funerárias e cemitérios, bem como profissionais que atuam nas barreiras sanitárias, fiscalização e desinfecção de ambientes, etc. Assim, a estimativa do Ministério da Saúde para envio de vacinas ao Ceará para profissionais de saúde ficou aquém do número efetivamente necessário para imunização do grupo, já tendo a Secretaria de Saúde do Estado solicitado a revisão da meta para o Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.