Pular para o conteúdo principal

No Ceará, sete organizações receberam mais de R$ 1,8 mi para ações sociais que atendem crianças e adolescentes

 

Recursos são repassados aos Fundos da Infância e da Adolescência dos municípios por meio de edital realizado pelo Itaú Social

Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente podem inscrever propostas até o dia 30 de julho para a edição 2021

No Ceará, sete ações sociais receberam mais de R$ 1,8 milhão para financiar iniciativas voltadas à proteção, formação e defesa dos direitos de mais de 17 mil crianças e adolescentes. Os projetos estão localizados nos municípios de Acaraú, Beberibe, Itarema, Jardim, Monsenhor Tabosa, Porteiras e Várzea Alegre. Foram selecionados em 2020 pelo Edital FIA (Edital Fundos da Infância e da Adolescência), realizado pelo Itaú Social, para serem apoiados com recursos da destinação do imposto de renda devido pelo Conglomerado Itaú Unibanco.

“O Edital FIA traz a oportunidade de atuação coletiva com diferentes setores para assegurar o acesso a recursos que podem cooperar para a mitigação dos impactos gerados pela pandemia, objetivando o desenvolvimento de crianças, adolescentes e suas famílias com equidade”, destaca Milena Duarte, coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Itaú Social.

As inscrições para a edição 2021 do Edital FIA já estão abertas e podem ser realizadas pelos CMDCAs (Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente) de todo o país, gestores dos Fundos da Infância e da Adolescência, até o dia 30 de julho, no site itausocial.org.br/editais. Devido ao agravamento da pandemia de Covid-19, o foco principal será apoiar ações que contribuam para assegurar direitos diante do quadro de aumento das desigualdades. Serão selecionados projetos que atuem no combate à fome e no atendimento às necessidades básicas, como a entrega de cestas de alimentos, refeições, kits de higiene, gás de cozinha e outros itens essenciais.

O edital busca também iniciativas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e sexual, ao trabalho infantil e outras violações que se intensificaram no decorrer da pandemia. São elegíveis ainda propostas que colaborem para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, assim como a preservação da saúde emocional de crianças e adolescentes. Além disso, ações que garantam a retomada segura da educação presencial poderão ser submetidas.

A expectativa para o Edital FIA neste ano é ampliar o número de inscrições e alcançar as cidades que ainda não participaram em edições anteriores. “O processo de inscrição é formativo e contribui para o amadurecimento da gestão dos Conselhos. Nossa equipe está empenhada em levar o edital ao maior número de municípios, priorizando regiões com alta vulnerabilidade, numa perspectiva de democratização de acesso aos recursos”, explica Milena. O anúncio dos projetos selecionados está previsto para janeiro de 2022. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!