Pular para o conteúdo principal

No Ceará, sete organizações receberam mais de R$ 1,8 mi para ações sociais que atendem crianças e adolescentes

 

Recursos são repassados aos Fundos da Infância e da Adolescência dos municípios por meio de edital realizado pelo Itaú Social

Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente podem inscrever propostas até o dia 30 de julho para a edição 2021

No Ceará, sete ações sociais receberam mais de R$ 1,8 milhão para financiar iniciativas voltadas à proteção, formação e defesa dos direitos de mais de 17 mil crianças e adolescentes. Os projetos estão localizados nos municípios de Acaraú, Beberibe, Itarema, Jardim, Monsenhor Tabosa, Porteiras e Várzea Alegre. Foram selecionados em 2020 pelo Edital FIA (Edital Fundos da Infância e da Adolescência), realizado pelo Itaú Social, para serem apoiados com recursos da destinação do imposto de renda devido pelo Conglomerado Itaú Unibanco.

“O Edital FIA traz a oportunidade de atuação coletiva com diferentes setores para assegurar o acesso a recursos que podem cooperar para a mitigação dos impactos gerados pela pandemia, objetivando o desenvolvimento de crianças, adolescentes e suas famílias com equidade”, destaca Milena Duarte, coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Itaú Social.

As inscrições para a edição 2021 do Edital FIA já estão abertas e podem ser realizadas pelos CMDCAs (Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente) de todo o país, gestores dos Fundos da Infância e da Adolescência, até o dia 30 de julho, no site itausocial.org.br/editais. Devido ao agravamento da pandemia de Covid-19, o foco principal será apoiar ações que contribuam para assegurar direitos diante do quadro de aumento das desigualdades. Serão selecionados projetos que atuem no combate à fome e no atendimento às necessidades básicas, como a entrega de cestas de alimentos, refeições, kits de higiene, gás de cozinha e outros itens essenciais.

O edital busca também iniciativas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e sexual, ao trabalho infantil e outras violações que se intensificaram no decorrer da pandemia. São elegíveis ainda propostas que colaborem para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, assim como a preservação da saúde emocional de crianças e adolescentes. Além disso, ações que garantam a retomada segura da educação presencial poderão ser submetidas.

A expectativa para o Edital FIA neste ano é ampliar o número de inscrições e alcançar as cidades que ainda não participaram em edições anteriores. “O processo de inscrição é formativo e contribui para o amadurecimento da gestão dos Conselhos. Nossa equipe está empenhada em levar o edital ao maior número de municípios, priorizando regiões com alta vulnerabilidade, numa perspectiva de democratização de acesso aos recursos”, explica Milena. O anúncio dos projetos selecionados está previsto para janeiro de 2022. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!