Pular para o conteúdo principal

North Shopping Fortaleza e Abrigo Olavo Bilac firmam projeto de inclusão de idosos por meio de horta sustentável

 

 

Na última terça-feira (20), a cidade ganhou mais um projeto de apoio a idoso, por meio da parceria entre o North Shopping Fortaleza e o Abrigo Olavo Bilac. Uma cerimônia de inauguração do projeto, intitulado Raízes do Nortão, foi realizada na própria sede do abrigo e contou com a presença de Lia Carvalho (Gerente de Marketing), Ilana Moura (Gestora de Qualidade), e Renato Dantas (Gerente de Operações), todos representando o shopping, Quitéria Clarisse Magalhães, Diretora do Olavo Bilac, a equipe multidisciplinar do local, e Lucita Matos, Supervisora de núcleo da Coordenadoria de Proteção Social Especial da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Governo do Estado do Ceará.

 

O projeto tem como objetivo levar a horta, que é 100% produzida pelo shopping, ao abrigo, para que senhores e senhoras tenham a oportunidade de conhecer todo o processo de cultivo, manutenção e colheita de verduras e legumes, até os alimentos chegarem à mesa. Uma forma de inserir o consumo sustentável no cotidiano e ser um apoio terapêutico para cada um dos idosos assistidos, além de incluir o espaço em um pensamento coletivo voltado para a sustentabilidade. Hoje o abrigo tem 75 idosos atendidos, sendo 37 homens e 38 mulheres.

 

“Nossa intenção com esse projeto é dividir os frutos do trabalho sustentável e de responsabilidade social feito pelo shopping com a comunidade do nosso entorno, para que ela possa se desenvolver e se manter a partir das doações e das ações conscientes que tomamos a cada dia, com foco no meio ambiente e no bem-estar das pessoas”, afirma Renato Dantas, Gerente de Operações do North Shopping Fortaleza.

 

O shopping desenvolve o Raízes do Nortão desde janeiro de 2021 e já se faz presente no Instituto dos Cegos e em condomínios próximos ao empreendimento. Essa ação faz parte do Sustentabilidade Transforma, cujo intuito é contribuir para a manutenção do meio ambiente e seus recursos naturais, e a melhoria da qualidade de vida de todos por meio de iniciativas como compostagem; centrais de resíduos recicláveis; coleta de óleo, pilhas e baterias; gestão de resíduos orgânicos; recolhimento de bitucas de cigarro; separação seletiva de resíduos; distribuição interna de coleta de verduras e hortaliças; treinamento de colaboradores e lojistas; e campanhas de conscientização, feitas e mantidas pelos quatro shoppings da rede Ancar Ivanhoe no Ceará (North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping).

 

Sobre o Abrigo Olavo Bilac

Localizada no bairro São Gerardo, é a única Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) pública do Ceará, sendo gerida pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Governo do Estado do Ceará. Presta assistência integral, em regime de abrigo provisório e/ou permanente, a pessoas idosas em situação de abandono e/ou com vínculos familiares frágeis ou desconhecidos. O abrigo oferta, diariamente, atendimento de equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, fisioterapeuta, fonoaudióloga, enfermeiros, dentista, farmacêutica, terapeuta ocupacional e psicólogo aos seus idosos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!