Pular para o conteúdo principal

­­­Programas Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais lançam edital conjunto com foco em inovações tecnológicas para o Ceará

 

 

O Programa Corredores Digitais, uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), une-se ao Programa Clusters Econômicos de Inovação e lançam edital para apoiar projetos de empreendedorismo inovador. A parceria tem o objetivo de aumentar a competitividade das empresas e proporcionar maior desenvolvimento econômico das macrorregiões do Estado do Ceará. As inscrições estarão abertas a partir do dia 15 de julho e seguem até o dia 15 de setembro, divididas em dois grupos.

 

Os interessados deverão inscrever seus projetos exclusivamente pela Internet, utilizando o formulário eletrônico disponível no site:  http://www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais. Por um ano, até 49 projetos de startups serão apoiados. O resultado será divulgado no dia 30 de agosto, para os projetos selecionados do Grupo 1, e no dia 01 de novembro, para os projetos selecionados do Grupo 2, nos sites e redes sociais da Secitece, Sedet e Corredores.

 

Divisão dos Grupos

 

Grupo 1: Agronegócio – Litoral Leste e Vale do Jaguaribe; Saúde – Grande Fortaleza e Sertão de Sobral; Energias Renováveis – Sertão de Sobral e Grande Fortaleza; Turismo – Grande Fortaleza; Comércio – Sertão do Cariri; Construção Civil – Sertão de Crateús; Educação – Sertão de Sobral; Mineração e Metal Mecânica – Vale do Jaguaribe; TIC – Sertão Central.

 

Grupo 2: Agronegócio – Grande Fortaleza, Sertão Central e Serra da Ibiapaba; Comércio – Sertão de Crateús; Infraestrutura e Logística – Grande Fortaleza; Indústria da Madeira – Litoral Norte; Saúde – Sertão do Cariri e Grande Fortaleza; TIC – Grande Fortaleza; Turismo – Sertão do Cariri, Sertão de Sobral, Serra da Ibiapaba.

 

Projetos apoiados

 

Conforme o edital, serão apoiados projetos de empreendedorismo inovador que adotem as tendências tecnológicas com maior potencial de contribuição para o crescimento econômico nos curto e médio prazos. Para tanto, foram realizados workshops prévios que já selecionaram 49 problemas de setores regionais para serem solucionados. Os empreendedores com as melhores soluções inovadoras para os problemas identificados serão apoiados pelo Corredores Digitais e por bolsas de pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

 

De acordo com Secretário da Secitece, Inácio Arruda, podem participar do programa diferentes áreas tecnológicas. “Esse projeto em parceria com o Programa Clusters Econômicos de Inovação permitirá apoiar startups de várias regiões do Ceará, que trabalham com diferentes frentes tecnológicas, sejam elas: big data, computação em nuvem, chatbots, robótica, cibersegurança e muitas outras tecnologias essenciais para o avanço econômico do Estado do Ceará”, detalha.

 

“O Programa Clusters Econômicos de Inovação tenta oferecer para as startups das regiões oportunidade de desenvolver soluções inovadoras a partir de problemas reais de empresas da sua própria região. Essas empresas funcionarão como laboratório e mercado para que as startups possam criar musculatura e assim ofertar suas soluções para outras regiões do Brasil e do mundo. Usamos para isto toda a experiência e conhecimento dos Corredores Digitais para apoiar neste momento do projeto”, afirma o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Júlio Cavalcante Neto.

 

Para o cientista-chefe de inovação, professor Samuel Façanha, o novo edital marca uma nova fase em direção ao estímulo do desenvolvimento regional pela busca da competitividade nos setores da economia cearense. “Teremos como base a relação com startups que podem prover soluções inovadoras permitindo que as empresas resolvam questões que impactem positivamente em suas performances gerando mais trabalho e renda para a população. Ao mesmo tempo impacta de forma positiva na geração de renda e trabalho e na retenção de capital humano talentoso e cearense em seu nascedouro, ajudando a distribuir riqueza por todo o Estado."

 

O Programa Clusters Econômicos de Inovação é uma ação conjunta das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), da Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e suas vinculadas Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

 

Saiba mais em:

 

Conheça os setores priorizados para esse ciclo e mais informações sobre o programa: https://www.sedet.ce.gov.br/clusters-e-i/

 

Site: www.sct.ce.gov.br / www.sedet.ce.gov.br

 

Instagram: @corredoresdigitais / @sedet.ceara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!