Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Programas Corredores Digitais e Clusters de Inovação, do Governo do Estado, lançam edital com foco em startups

 Os programas Corredores Digitais e Clusters Econômicos de Inovação, ambos do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), lançaram edital conjunto para seleção de projetos de empreendimentos inovadores, com foco em startups. Até 48 propostas poderão ser apoiadas. As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (15). Nove professores da Universidade Federal do Ceará atuarão como pesquisadores regionais dos clusters.

A ideia é identificar e selecionar iniciativas com potencial para receber fomento à inovação tecnológica, através da concessão de bolsas aos integrantes das equipes dos projetos. Os empreendedores devem empregar tecnologias digitais para possibilitar o aumento da produtividade, da competitividade e dos níveis de renda e emprego em áreas estratégicas da economia do Estado do Ceará.

O programa Clusters Econômicos de Inovação mapeou, nas 14 regiões de Planejamento do Ceará, problemas relacionados a suas respectivas cadeias econômicas. Nove dessas regiões estão contempladas na atual etapa; as outras cinco serão contempladas no próximo ciclo do programa. Os problemas elencados foram divididos em 24 pontos prioritários, também chamados de "clusters". Agora, o objetivo é desenvolver projetos que busquem solucionar as principais dificuldades apresentadas em cada cluster e, ao mesmo tempo, que contribuam para o desenvolvimento de áreas como agronegócio, comércio, construção civil, educação, energias renováveis e saúde.

portal
O Programa consiste na proposta de desenvolvimento de cada uma das 14 regiões de planejamento do Estado através da introdução de inovações relacionadas aos setores econômicos de maior potencial em cada área (Imagem: Divulgação)

Os projetos devem contemplar o maior potencial de contribuição para o crescimento econômico de suas regiões em curto e médio prazos, utilizando uma ou mais das seguintes tendências tecnológicas: inteligência artificial e machine learning; internet das coisas (IOT) e dispositivos inteligentes; big data e análise aumentada; espaços inteligentes e locais inteligentes; blockchains e registro distribuído; computação em nuvem e computação de borda; realidade estendida; gêmeos digitais; processamento de linguagem natural; interfaces de voz e chatbots; visão computacional e reconhecimento facial; cibersegurança e ciber-resiliência; automação robótica de processos; personalização em massa e micromomentos; e outras tecnologias inovadoras.

Os participantes receberão capacitação ‒ que inclui desenvolvimento de competências em inovação e empreendedorismo por meio de oficinas, palestras e cursos ‒, mentoria, conexão com membros relevantes do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Ceará e do Brasil, bolsa de capacitação, além de outros benefícios.

"O programa Clusters busca promover, não só na capital mas também no interior do Estado, a tríplice hélice, que coloca empresas, universidades e governo trabalhando juntos em prol do desenvolvimento de soluções inovadoras. Isso significa que estamos conectando os problemas reais das empresas com aquelas pessoas que possuem capacidade para resolvê-los. Esse cenário encabeçado pelo poder público é estratégico e o ideal para a criação de novos negócios com potencial de scale-up (aumento de escala)", explica o Prof. Renato Furtado, coordenador do Ecossistema Parque Tecnológico de Crateús (SPARC) da UFC e pesquisador regional do Programa Clusters da Inovação, da SEDET.

LIVE ‒ No dia 15 de julho, data de abertura das inscrições, os pesquisadores dos clusters do Vale do Jaguaribe realizarão uma live, às 19h, para apresentar o edital do programa e tirar dúvidas dos interessados. O bate-papo será mediado por Bruno Matos e contará com a participação do Prof. Abraão Saraiva. Primeira de uma série, a live será transmitida nos canais no YouTube do Campus da UFC em Russas e do Campus de Tabuleiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

PESQUISADORES ‒ Os projetos serão acompanhados, coordenados e supervisionados por pesquisadores regionais dos respectivos clusters, selecionados pelo programa. Esses pesquisadores deverão promover a transferência de conhecimento entre as instituições de ciência e tecnologia (ICTs) de sua região e os setores produtivos; a construção empreendedora de soluções tecnológicas inovadoras; e a realização de projetos que possam contribuir com o desenvolvimento desses programas e gerar impacto em ciência, tecnologia e inovação nos clusters onde suas ações serão implementadas.

Ao todo, nove professores da UFC participam como pesquisadores regionais. São eles: do Campus de Russas, na região do Vale do Jaguaribe, Dmontier Aragão Júnior (mineração e metalomecânica), Sílvia Teles Viana (mineração e metalomecânica) e Tatiane Figueiredo (Agronegócio); do Campus de Quixadá, na região do Sertão Central, Emanuel Ferreira (tecnologia da informação e comunicação), Roberto Cabral (tecnologia da informação e comunicação) e Paulo Armando Aguilar (Agronegócio); do Campus de Crateús, na região do sertão de Crateús, Luís Felipe Cândido (construção civil) e Renato Furtado (comércio); e do Campus do Pici, na região 2 de Fortaleza 2, Danielo Gomes (agronegócio).

Professor do Campus de Crateús, Renato Furtado comemora as oportunidades que o programa traz para a região. "Para mim, como entusiasta e pesquisador da área de empreendedorismo e inovação, é um sonho que está sendo realizado no meu Estado do Ceará, onde não só seremos reconhecidos por cabeças inteligentes, como também por empreendedores, executores e inovadores. Os ventos da mudança já sopram e o sertão agora é digital, mais startups sairão do Ceará para o mundo. Em uma das regiões mais carentes do Estado, estamos promovendo o desenvolvimento regional e a transformação na vida de muitas pessoas."

As bolsas previstas no edital serão implementadas e gerenciadas no âmbito do programa Cientista Chefe, que é uma iniciativa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) ‒ órgão que teve papel estratégico de articulação na iniciativa, sobretudo quanto ao financimento do programa.

INSCRIÇÕES ‒ Os candidatos deverão inscrever seus projetos exclusivamente pela Internet, em formulário eletrônico disponível no site do Programa Corredores Digitais. Os clusters estão divididos em dois grupos, que seguem cronogramas diferentes. As inscrições do grupo 1 têm início nesta quinta-feira (15) e seguem até 15 de agosto. As inscrições do grupo 2 começam no dia 16 de agosto e vão até 15 de setembro. Os componentes de cada grupo, além de outras informações, estão no edital de seleção.

SOBRE O CORREDORES DIGITAIS ‒ É um programa de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia do Estado do Ceará, realizado pela SECITECE. A iniciativa atende projetos inovadores em diferentes fases, oferecendo acesso a benefícios, mentorias, vantagens de empresas parceiras, capacitação e networking.

SOBRE O CLUSTERS ECONÔMICOS DE INOVAÇÃO ‒ Consiste na proposta de desenvolvimento de cada uma das 14 regiões de planejamento do Estado através da introdução de inovações relacionadas aos setores econômicos de maior potencial em cada área, cuja formação de ensino superior e profissionalizante tenha maior oferta naquela região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.