Pular para o conteúdo principal

UECE recebe Fiocruz para discutir cooperação no desenvolvimento da vacina contra a covid-19

 O reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Hidelbrando Soares, junto com o vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, e com Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, recebeu comitiva da Fiocruz Ceará e da Fiocruz Rio de Janeiro para tratativas de cooperação entre as instituições no tocante ao desenvolvimento da vacina contra a covid-19, 2H-120-Defense.

0M8A2563.JPG

Estiveram presentes os integrantes da comitiva da Fiocruz Rio de Janeiro, Wilson Savino, Adriana Bonomo, Beatriz Aires e Sotiris Missailidis, e participaram remotamente Beatriz Fialho, Diana Praia e Eliane Santos; Carla Celodonio, da Fiocruz Ceará; Flaviana Ferreira, coordenadora de ciência e tecnologia da Secitece; professora Lucia Duarte, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da UECE; professora Izabel Florindo Guedes, coordenadora do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM); pesquisador Ney de Carvalho; professor Maurício Fraga, também integrantes do LBBM e professor Samuel Façanha, cientista-chefe da área de Inovação.

A reunião contou com a apresentação dos resultados obtidos na fase pré-clínica da pesquisa, apontando as solicitações realizadas pela Anvisa para a aprovação dos estudos clínicos, finalizando com o indicativo de termo de cooperação a ser construído entre UECE e Fiocruz. Os integrantes da Fiocruz Rio de Janeiro fizeram diversas considerações acerca dos resultados alcançados, pontuando outras formas de investigação, a fim de refinar a pesquisa e os resultados.

0M8A2568.JPG

Para o secretário Inácio Arruda, a visita da Fiocruz é importantíssima para dar continuidade ao desenvolvimento de uma vacina cearense e foi fruto da visita realizada pelo governador ao laboratório da UECE, sendo o Governo do Estado um grande apoiador e investidor no desenvolvimento desse imunizante.

Wilson Savino, coordenador de integração regional e nacional da Fiocruz, apontou que “esse momento representa mais um passo na integração entre estruturas de governo através da UECE e da Fiocruz e setores de pesquisa de desenvolvimento que existem no Rio de Janeiro. Temos o pensamento de cooperação, de agir junto e de forma convergente no sentido de fazermos mais por nós mesmos e pelo país, crescendo juntos”, aponta.

Para o reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, “hoje estamos, de fato, concretizando uma cooperação técnica e científica que viabilizará o projeto da vacina produzida pela UECE. O plano de trabalho que será materializado nos próximos dias teve seu início nessa reunião e na compreensão de que um projeto desse porte, de porte nacional e até mesmo mundial, precisa de cooperação dos pesquisadores brilhantes que temos na UECE e na Fiocruz. A produção de ciência que estamos vendo aqui tem o único objetivo de atender às expectativas da nossa população. É a universidade respondendo à sociedade, para a melhoria de sua qualidade de vida.”

0M8A2546.JPG

Após a reunião técnica, a professora Izabel Florindo apresentou o Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM) e agradeceu a disposição e a colaboração da Fiocruz, destacando o empenho da equipe do Laboratório, além de agradecer o apoio do Governo do Estado no desenvolvimento da pesquisa da vacina cearense.

0M8A2602.JPG

A cooperação entre UECE e Fiocruz visa fazer os ajustes solicitados pela Anvisa na fase de testes em animais, revendo, refazendo e ampliando resultados obtidos nesses testes, para que os pesquisadores possam realizar a submissão de documentos, solicitando, assim, a autorização para dar início aos testes em humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.