Pular para o conteúdo principal

UECE recebe Fiocruz para discutir cooperação no desenvolvimento da vacina contra a covid-19

 O reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Hidelbrando Soares, junto com o vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, e com Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, recebeu comitiva da Fiocruz Ceará e da Fiocruz Rio de Janeiro para tratativas de cooperação entre as instituições no tocante ao desenvolvimento da vacina contra a covid-19, 2H-120-Defense.

0M8A2563.JPG

Estiveram presentes os integrantes da comitiva da Fiocruz Rio de Janeiro, Wilson Savino, Adriana Bonomo, Beatriz Aires e Sotiris Missailidis, e participaram remotamente Beatriz Fialho, Diana Praia e Eliane Santos; Carla Celodonio, da Fiocruz Ceará; Flaviana Ferreira, coordenadora de ciência e tecnologia da Secitece; professora Lucia Duarte, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da UECE; professora Izabel Florindo Guedes, coordenadora do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM); pesquisador Ney de Carvalho; professor Maurício Fraga, também integrantes do LBBM e professor Samuel Façanha, cientista-chefe da área de Inovação.

A reunião contou com a apresentação dos resultados obtidos na fase pré-clínica da pesquisa, apontando as solicitações realizadas pela Anvisa para a aprovação dos estudos clínicos, finalizando com o indicativo de termo de cooperação a ser construído entre UECE e Fiocruz. Os integrantes da Fiocruz Rio de Janeiro fizeram diversas considerações acerca dos resultados alcançados, pontuando outras formas de investigação, a fim de refinar a pesquisa e os resultados.

0M8A2568.JPG

Para o secretário Inácio Arruda, a visita da Fiocruz é importantíssima para dar continuidade ao desenvolvimento de uma vacina cearense e foi fruto da visita realizada pelo governador ao laboratório da UECE, sendo o Governo do Estado um grande apoiador e investidor no desenvolvimento desse imunizante.

Wilson Savino, coordenador de integração regional e nacional da Fiocruz, apontou que “esse momento representa mais um passo na integração entre estruturas de governo através da UECE e da Fiocruz e setores de pesquisa de desenvolvimento que existem no Rio de Janeiro. Temos o pensamento de cooperação, de agir junto e de forma convergente no sentido de fazermos mais por nós mesmos e pelo país, crescendo juntos”, aponta.

Para o reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, “hoje estamos, de fato, concretizando uma cooperação técnica e científica que viabilizará o projeto da vacina produzida pela UECE. O plano de trabalho que será materializado nos próximos dias teve seu início nessa reunião e na compreensão de que um projeto desse porte, de porte nacional e até mesmo mundial, precisa de cooperação dos pesquisadores brilhantes que temos na UECE e na Fiocruz. A produção de ciência que estamos vendo aqui tem o único objetivo de atender às expectativas da nossa população. É a universidade respondendo à sociedade, para a melhoria de sua qualidade de vida.”

0M8A2546.JPG

Após a reunião técnica, a professora Izabel Florindo apresentou o Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM) e agradeceu a disposição e a colaboração da Fiocruz, destacando o empenho da equipe do Laboratório, além de agradecer o apoio do Governo do Estado no desenvolvimento da pesquisa da vacina cearense.

0M8A2602.JPG

A cooperação entre UECE e Fiocruz visa fazer os ajustes solicitados pela Anvisa na fase de testes em animais, revendo, refazendo e ampliando resultados obtidos nesses testes, para que os pesquisadores possam realizar a submissão de documentos, solicitando, assim, a autorização para dar início aos testes em humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!