Pular para o conteúdo principal

Agosto Dourado: conheça os serviços municipais em Fortaleza de apoio às lactantes

 


Além das cinco maternidades, são ofertados serviços específicos para incentivar as mães para o aleitamento materno

O mês de agosto é dedicado ao incentivo do aleitamento materno, prática importante para o crescimento e desenvolvimento infantil, por isso a campanha Agosto Dourado. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e amamentação até os dois anos de idade ou mais.

Em alusão ao mês do aleitamento materno, as maternidades e as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) municipais estarão com uma programação interna, voltada à equipe de saúde e aos pacientes, para promover a data. O tema da programação em 2021 é “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”. Entre as ações estão palestras, apresentações culturais, cursos, gincanas e arrecadação de leite materno.

Em Fortaleza, na rede municipal, além das cinco maternidades, são ofertados serviços específicos para incentivar e capacitar as mães para o aleitamento materno.

18 Salas de apoio à mulher que amamenta

As salas se caracterizam como um local de apoio destinado ao compartilhamento de informações sobre os benefícios do aleitamento materno, além da orientação de técnicas que auxiliam uma boa amamentação. Também coletam leite humano que é encaminhado aos bancos de leite dos hospitais da rede pública e beneficiam outras crianças prematuras que não tem a condição de serem alimentadas com leite da mãe.

O Município já conta com 18 salas, sendo treze em postos de saúde e outras cinco em maternidades. Cada sala consegue captar entre quatro e cinco litros de leite humano por mês. O equipamento conta com o apoio de um enfermeiro e técnico de enfermagem, capacitados para proporcionar um melhor acolhimento às mulheres, esclarecendo dúvidas e repassando orientações sobre o assunto.

Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI)

As ações das UAPIs aumentam a qualidade da atenção integral que uma criança recebe, sobretudo ao longo dos seus primeiros mil dias de vida, para garantir direito ao pleno desenvolvimento. Isso inclui o monitoramento de diversos indicadores, entre eles o aleitamento materno. Atualmente, nove Postos de Saúde de Fortaleza são certificados como UAPIs.

As cinco maternidades municipais:
- Hospital e Maternidade Zilda Arns
- Hospital Nossa Senhora da Conceição
- Gonzaguinhas da Barra do Ceará
- Gonzaguinha de Messejana
- Gonzaguinha José Walter (em reforma).

Onde encontrar uma Sala de Apoio à Mulher que Amamenta:
- Posto de Saúde Virgílio Távora (Regional I)
- Posto de Saúde Aída Santos (Regional II)
- Posto de Saúde Rigoberto Romero (Regional II)
- Posto de Saúde Roberto Bruno (Regional IV)
- Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider (Regional IV)
- Posto de Saúde Jurandir Pincanço (Regional V)
- Posto de Saúde Ronaldo Albuquerque (Regional V)
- Posto de Saúde Luis Franklin (Regional VI)
- Posto de Saúde Licínio Nunes (Regional III)
- Posto de Saúde Meton de Alencar (Regional III)
- Posto de Saúde Gothardo Peixoto (Regional IV)
- Posto de Saúde Sandra Nogueira (Regional II)
- Posto de Saúde Francisco Monteiro (Regional VI)
- Hospital e Maternidade Zilda Arns
- Hospital Nossa Senhora da Conceição;
- Gonzaguinhas da Barra do Ceará, Messejana e José Walter.

A importância do leite materno

O leite materno é um forte aliado na luta contra a mortalidade infantil porque possui todos os nutrientes necessários para que a criança cresça com saúde e protegida contra problemas bastante comuns nos primeiros anos de vida, como diarreia, alergias, doenças respiratórias e infecções, por exemplo. Além disso, a amamentação é um importante fortalecedor de vínculos entre mãe e bebê.

A assistência prestada à mãe pela equipe de saúde desde o pré-natal e principalmente, durante o puerpério, além de incentivar e facilitar a amamentação, identifica e evita precocemente possíveis riscos do insucesso da lactação, como machucados nos mamilos, infecções e bloqueio dos ductos lactíferos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!