Pular para o conteúdo principal

Prefeito Sarto fiscaliza ações de limpeza e terraplanagem no Álvaro Weyne e anuncia projeto de urbanização

  Orçadas em cerca de R$ 9,9 milhões, as obras têm prazo de execução de 12 meses   COMPARTILHAR   “A Prefeitura de Fortaleza tem um belíssimo projeto de urbanização para a área, com recurso já garantido e empresa licitada", informou Sarto (Foto: Tainá Cavalcante) O prefeito Sarto fiscalizou, nesta quinta-feira (18/04), as ações de limpeza e terraplanagem iniciadas hoje no bairro Álvaro Weyne. O local virou ponto de descarte irregular de lixo e representa um risco para a saúde, já que favorece a proliferação de mosquitos. A Prefeitura de Fortaleza elaborou um projeto de urbanização, que inclui a construção de um letreiro na entrada do bairro. As obras vão contemplar uma área de 30 mil m² localizada entre a rua José Acioli e a av. Dr. Theberge. De acordo com Sarto, a lama e o excesso de lixo representam um risco de proliferação de mosquitos. “Nós temos aqui um depósito irregular de lixo e a água está quase a um metro de profundidade, com lixo e lama, um risco iminente de epidemia de

Agosto Dourado: conheça os serviços municipais em Fortaleza de apoio às lactantes

 


Além das cinco maternidades, são ofertados serviços específicos para incentivar as mães para o aleitamento materno

O mês de agosto é dedicado ao incentivo do aleitamento materno, prática importante para o crescimento e desenvolvimento infantil, por isso a campanha Agosto Dourado. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e amamentação até os dois anos de idade ou mais.

Em alusão ao mês do aleitamento materno, as maternidades e as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) municipais estarão com uma programação interna, voltada à equipe de saúde e aos pacientes, para promover a data. O tema da programação em 2021 é “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”. Entre as ações estão palestras, apresentações culturais, cursos, gincanas e arrecadação de leite materno.

Em Fortaleza, na rede municipal, além das cinco maternidades, são ofertados serviços específicos para incentivar e capacitar as mães para o aleitamento materno.

18 Salas de apoio à mulher que amamenta

As salas se caracterizam como um local de apoio destinado ao compartilhamento de informações sobre os benefícios do aleitamento materno, além da orientação de técnicas que auxiliam uma boa amamentação. Também coletam leite humano que é encaminhado aos bancos de leite dos hospitais da rede pública e beneficiam outras crianças prematuras que não tem a condição de serem alimentadas com leite da mãe.

O Município já conta com 18 salas, sendo treze em postos de saúde e outras cinco em maternidades. Cada sala consegue captar entre quatro e cinco litros de leite humano por mês. O equipamento conta com o apoio de um enfermeiro e técnico de enfermagem, capacitados para proporcionar um melhor acolhimento às mulheres, esclarecendo dúvidas e repassando orientações sobre o assunto.

Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI)

As ações das UAPIs aumentam a qualidade da atenção integral que uma criança recebe, sobretudo ao longo dos seus primeiros mil dias de vida, para garantir direito ao pleno desenvolvimento. Isso inclui o monitoramento de diversos indicadores, entre eles o aleitamento materno. Atualmente, nove Postos de Saúde de Fortaleza são certificados como UAPIs.

As cinco maternidades municipais:
- Hospital e Maternidade Zilda Arns
- Hospital Nossa Senhora da Conceição
- Gonzaguinhas da Barra do Ceará
- Gonzaguinha de Messejana
- Gonzaguinha José Walter (em reforma).

Onde encontrar uma Sala de Apoio à Mulher que Amamenta:
- Posto de Saúde Virgílio Távora (Regional I)
- Posto de Saúde Aída Santos (Regional II)
- Posto de Saúde Rigoberto Romero (Regional II)
- Posto de Saúde Roberto Bruno (Regional IV)
- Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider (Regional IV)
- Posto de Saúde Jurandir Pincanço (Regional V)
- Posto de Saúde Ronaldo Albuquerque (Regional V)
- Posto de Saúde Luis Franklin (Regional VI)
- Posto de Saúde Licínio Nunes (Regional III)
- Posto de Saúde Meton de Alencar (Regional III)
- Posto de Saúde Gothardo Peixoto (Regional IV)
- Posto de Saúde Sandra Nogueira (Regional II)
- Posto de Saúde Francisco Monteiro (Regional VI)
- Hospital e Maternidade Zilda Arns
- Hospital Nossa Senhora da Conceição;
- Gonzaguinhas da Barra do Ceará, Messejana e José Walter.

A importância do leite materno

O leite materno é um forte aliado na luta contra a mortalidade infantil porque possui todos os nutrientes necessários para que a criança cresça com saúde e protegida contra problemas bastante comuns nos primeiros anos de vida, como diarreia, alergias, doenças respiratórias e infecções, por exemplo. Além disso, a amamentação é um importante fortalecedor de vínculos entre mãe e bebê.

A assistência prestada à mãe pela equipe de saúde desde o pré-natal e principalmente, durante o puerpério, além de incentivar e facilitar a amamentação, identifica e evita precocemente possíveis riscos do insucesso da lactação, como machucados nos mamilos, infecções e bloqueio dos ductos lactíferos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.