Pular para o conteúdo principal

CBMCE atendeu 1.298 ocorrências de incêndio em vegetação no mês de setembro

  Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 1.298 ocorrências de incêndio em vegetação, no mês de setembro de 2025. O balanço foi divulgado, nesta segunda-feira (13), e aponta que Fortaleza (239), Caucaia (103) e Sobral (97) concentram o maior número de casos atendidos no período. Dos 186 municípios cearenses, 98 registraram incêndios no último mês. Entre janeiro e setembro deste ano, foram atendidas 3.056 ocorrências de combate à incêndio em todo Ceará, divulgou o balanço do CBMCE. No período, as três cidades-polo que registraram o maior número de casos foram: Fortaleza (483), Sobral (248) e Juazeiro do Norte (231). Prevenção é a chave O CBMCE orienta a população sobre cuidados fundamentais para evitar incêndios: – Não realize queimadas, mesmo para limpeza de terreno. – Evite fazer fogueiras em áreas secas ou em margem de estradas. – Não queime lixo ou restos de poda. Use os serviços de coleta regular. – Propriedades rurais devem manter aceiros e barreiras cort...

Ceará tem 43 casos da variante Delta do coronavírus e confirma primeiro caso da Alfa, cepa oriunda do Reino Unido

 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu resultado de novas análises de exames de Covid-19 da Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, em cooperação com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Até esta quarta-feira (18), foi identificada a variante Delta do coronavírus em 43 amostras do Estado e, pela primeira vez desde o início da pandemia, foi detectada a Alfa, cepa oriunda do Reino Unido.

O paciente identificado com a variante Alfa é um turista de 64 anos, morador de Minas Gerais, que cumpriu isolamento desde que testou positivo no Centro de Testagem de Covid-19 para Viajantes, instalado pela Sesa no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. Ele está sendo monitorado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), apresenta sintomas leves e fará nova coleta de amostras para medição de carga viral, potencial de transmissão e estudo de anticorpos.

Delta no Ceará

Dos 43 casos já identificados da variante Delta no Ceará, 28 são importados, ou seja, de viajantes que testaram nas barreiras sanitárias dos aeroportos e rodoviárias cearenses. Três pacientes foram infectados por transmissão comunitária. Outros 12 estão sendo rastreados pelo Cievs, já que a Rede Genômica também recebe amostras dos municípios e unidades hospitalares, sendo necessária a investigação se há ou não histórico recente de viagens para classificar o tipo de transmissão.

Todos os pacientes identificados com a cepa originária da Índia, que mais preocupa neste momento da pandemia, estão sendo monitorados. São 24 mulheres e 19 homens, residentes de 20 municípios do Ceará, além de Nova Friburgo (RJ) e São Paulo. Todos tiveram sintomas leves, moderados ou foram assintomáticos. A maioria (33) tem idades entre 20 e 39 anos.

Os que foram testados e positivados nos aeroportos e rodoviárias foram orientados pela Sesa para cumprir autoisolamento de 14 dias. Mais da metade veio do estado do Rio de Janeiro, e os demais chegaram ao Ceará oriundos de São Paulo, Recife e Porto Alegre, além do México.

Cuidados

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, considera que o Estado vive um momento de precaução em que as pessoas devem manter e reforçar os cuidados sanitários e a higiene. “A transmissão da variante Delta no Ceará ainda não está avançada, mas já há circulação das cepas. Desta forma, é importante seguir evitando aglomeração, usando máscara, álcool 70% e lavando as mãos com frequência”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.