Pular para o conteúdo principal

Começa hoje a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado

Sem público nas redondezas do Palácio dos Festivais e sem celebridades ao lado da estatueta de premiação, o Kikito, começa hoje (13) a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado, na Serra Gaúcha. Pela segunda vez consecutiva, por causa da pandemia de covid-19, o evento não será presencial.

Até o dia 21 de agosto, a programação do festival - com filmes, entrevistas, debates e o Gramado Film Market, dedicado ao mercado audiovisual -   será transmitida pela internet e pelo Canal Brasil.

O festival deste ano não vai homenagear atores, diretores ou cineastas com os tradicionais troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Desta vez, serão premiados os profissionais que atuam à frente ou atrás das telas, em momento considerado delicado para o segmento.

Inscrições

Em todas as mostras competitivas - longas nacionais, estrangeiros e gaúchos, além de curtas brasileiros e do Rio Grande do Sul - a organização selecionou 50 produções entre os 893 inscritos. Para a estreia de hoje, o filme que abre a mostra competitiva é o longa “A Suspeita”,dirigido por Pedro Peregrino. 

No sábado (14) será apresentado o O Homem Onça, de Vinícius Reis. Na trama, Pedro, vivido por Chico Diaz, vê a estatal em que trabalha ser privatizada e é obrigado a antecipar sua aposentadoria. A perda da estabilidade e da segurança emocional e econômica do personagem torna-se um reflexo da situação do Brasil. segundo o autor.

No domingo (15), O Novelo será exibido pela mostra brasileira de longas. O filme, dirigido por Cláudia Pinheiro e com roteiro de Nanna de Castro, conta a história de cinco irmãos que aprenderam com a mãe a fazer tricô para sobreviver. Já adultos, eles recebem a notícia de que um homem em coma em uma UTI pode ser o pai que os abandonou. Na sala de espera do hospital, eles mergulham em conflitos e memórias.

Entre os longas estrangeiros, apenas quatro foram selecionados, número é o menor do que em edições passadas. No encerramento do festival,  será exibido Fourth Grade. A produção é um remake do filme Quarta B, lançado em 2005, é dirigido por Marcelo Galvão, que também foi responsável pela primeira versão. O longa será exibido no dia 20 de agosto, às 21h30min, no Canal Brasil.

Como assistir

A transmissão é feita pelo Canal Brasil e pelo streaming dos Canais Globo e Globoplay.

Pelo Canal Brasil, os espectadores poderão acompanhar diariamente os longas-metragens brasileiros, estrangeiros e gaúchos, além dos curtas-metragens brasileiros e do filme de encerramento. Sempre a partir das 21h30min.

As mostras de curtas gaúchos e brasileiros poderão ser assistidas no streaming (Canais Globo e Globoplay) entre 14 e 19 de agosto. De 16 a 19, também ficam disponíveis os longas gaúchos.

Debates

De 14 a 20 de agosto, a partir das 11h, no site e nas redes do festival.

Premiação

A mostra competitiva de curtas gaúchos será realizada até o dia 21 de agosto, às 16h, sendo exibida pela TVE-RS e canais digitais do Festival de Gramado. Às 21h30min, começa a premiação das mostras de curtas brasileiros e longas brasileiros, estrangeiros e gaúchos, exibida pelos canais Brasil, TVE-RS e canais digitais do Festival de Gramado.

Confira a programação do fim de semana:

Sexta-feira (13)

Quanto Pesa (MA), de Breno Nina (curta brasileiro)

O Que Há Em Ti (SP), de Carlos Adriano (curta brasileiro)

A Suspeita (RJ), de Pedro Peregrino (longa brasileiro)

Cavalo de Santo, de Mirian Fichtner e Carlos Caramez  (longa gaúcho)

Sábado (14)

Entre Nós e o Mundo (SP), de Fabio Rodrigo (curta brasileiro)

Animais na Pista (PB), de Otto Cabral (curta brasileiro)

Homem Onça (RJ), de Vinícius Reis (longa brasileiro)

A Colmeia, de Gilson Vargas (longa gaúcho)

Domingo (15)

Desvirtude (RS), de Gautier Lee (curta brasileiro)

Stone Heart (AM), de Humberto Rodrigues (curta brasileiro)

O Novelo (SP), de Claudia Pinheiro (longa brasileiro)

Extermínio, de Mirela Kruel (longa gaúcho)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!