Pular para o conteúdo principal

Cursos gratuitos: Centec oferta para 540 vagas na próxima segunda (16)

 Na próxima segunda-feira (16), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) abrirá inscrições para 540 vagas em sete cursos de Formação Inicial e Continuada gratuitos com aulas pela internet. Os interessados devem ter idade a partir de 16 anos, morar em qualquer município cearense e estar em alguma situação de vulnerabilidade, como desempregados, com renda familiar de até um salário mínimo, dentre outros critérios.

As inscrições estarão abertas apenas no dia 16 de agosto em www.centec.org.br.

É importante que os candidatos verifiquem disponibilidade no horário das aulas e informem corretamente o e-mail e telefone no cadastro. “A comunicação dos professores com os alunos aprovados acontece através dos contatos informados e, infelizmente, temos muitos problemas com informações erradas, o que leva uma pessoa interessada a perder a oportunidade e ainda ficamos com vagas ociosas. Por isso, é preciso ter muita atenção ao preencher o cadastro”, explica Hermínio Lima, diretor de Extensão Tecnológica do Centec.

Tocador de vídeo
00:00
02:33

As formações – ofertadas por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) – são as seguintes:

· Noções do operador de caixa

· Eletricidade básica residencial

· Excelência no atendimento ao cliente

· Ferramentas digitais

· Fundamentos em empreendedorismo

· Noções de nutrição e educação alimentar

· Técnicas do assistente administrativo

Como funcionam as aulas

Os cursos possuem carga horária de 40 horas, com aulas síncronas (transmissão ao vivo pela internet através do Google Sala de Aula) de 23 de agosto a 3 de setembro, de segunda a sexta-feira. O aluno precisa ter computador, notebook ou celular com acesso à internet. Cursos da área de informática não podem ser feitos pelo celular, apenas pelo computador ou notebook.

Critérios de seleção e pré-requisitos

Podem participar pessoas que:

· Moram no Ceará;

· Estejam em alguma situação de vulnerabilidade socioeconômica (como desempregados, com renda mensal de até um salário-mínimo ou beneficiários do Cartão Mais Infância);

· Tenham idade a partir de 16 anos;

· Além disso, cada formação tem critérios específicos, como escolaridade e perfil profissional.

É importante destacar que os candidatos devem possuir a escolaridade mínima solicitada para cada curso. Só é permitida uma inscrição por pessoa. Caso sejam detectadas inconsistências (inscrições fora dos pré-requisitos desejados), o candidato será desclassificado.

As formações desta semana são ofertadas pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) das cidades de Brejo Santo, Fortaleza, Horizonte, Granja, Itaiçaba, Massapê, Santa Quitéria, São Benedito e Viçosa do Ceará, porém podem participar moradores de qualquer cidade cearense, tendo em vista que as aulas são on-line, com a mediação de um professor.

Resultado

A relação com os nomes dos alunos aprovados será divulgada no dia 20 de agosto (sexta-feira), no site do Centec.

Confira os detalhes de cada uma das capacitações

Curso: Noções do operador de caixa

Turma 01: 14h às 18h (Tarde)

Vagas: 60 vagas por turma

Carga horária: 40 h/a

Escolaridade: Ensino Fundamental completo

Unidade do Centec: CVT Brejo Santo

 

Curso: Eletricidade básica residencial

Turma 01: 18h às 22h (Noite)

Turma 02: 18h às 22h (Noite)

Vagas: 60 pessoas

Carga horária: 40h/a

Escolaridade: Ensino Fundamental I e II incompletos e Ensino Médio incompleto

Unidade do Centec: CVT Granja e Viçosa do Ceará

 

Curso: Excelência no atendimento ao cliente

Turma 02: 18h às 22h (Noite)

Vagas: 60 vagas por turma

Carga horária: 40 h/a

Escolaridade: Ensino Fundamental completo

Unidade do Centec: CVT Horizonte

 

Curso: Ferramentas digitais

Turma 01: 18h às 22h (Noite)

Vagas: 60 vagas por turma

Carga horária: 40 h/a

Escolaridade: Ensino Fundamental II completo e Ensino Médio incompleto e completo

Pré-requisito: Noções de informática

Unidade do Centec: CVT Santa Quitéria

 

Curso: Fundamentos do empreendedorismo

Turma 01: 14h às 18h (Tarde)

Turma 02: 18h às 22h (Noite)

Vagas: 60 vagas por turma

Carga horária: 40 h/a

Escolaridade: Ensino Médio incompleto

Unidade do Centec: CVT Fortaleza e Itaiçaba

 

Curso: Técnicas do assistente administrativo

Horário: 8h às 12h (Manhã)

Vagas: 60 pessoas cada turma

Carga horária: 40h/a

Escolaridade: Pessoas cursando o 3o ano do Ensino Médio ou com Ensino Médio completo

Unidade do Centec: CVT Massapê

 

Curso: Noções de nutrição e educação alimentar

Horário: 18h às 22h (Noite)

Vagas: 60 vagas por turma

Carga horária: 60 h/a

Escolaridade: Ensino Fundamental completo

Pré-requisito: Para pessoas com interesse em alimentação saudável e que pretendem ingressar no setor de alimentos

Unidade do Centec: CVT São Benedito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!